Nesta quinta-feira (20), os moradores de Veneto, na Itália, foram surpreendidos com uma tempestade de granizo que deixou 110 pessoas feridas. Os residentes da região mostraram diversos registros nas redes sociais dos pedaços irregulares de gelo, que foram comparados a bolas de tênis e até a maças. A forte chuva aconteceu depois de dias com ondas intensas de calor por todo o território.
Os feridos
Houve registros de ferimentos nas cidades de Veneza, Pádua, Vicenza, Treviso e Verona. No geral, ao fim da chuva, as autoridades locais italianas responderam mais de 500 pedidos de socorro dos residentes.
Conforme o presidente da região de Veneto, Luca Zaia, o número de feridos que obtiveram traumas decorrentes da tempestade, sejam eles causados pelo próprio granizo, por cacos de vidro ou por quedas, subiu para 110. Ele também agradeceu publicamente a todos os socorristas e técnicos que atenderam de maneira imediata à todas as solicitações e que permanecem trabalhando de forma incansável durante todas essas horas no trabalho de restauros e censo de danos.
As equipes que prestaram socorro estiveram trabalhando durante toda a madrugada e manhã de quinta-feira no processo de corte de árvores e de plantas que caíram sobre as ruas, ainda, estão auxiliando na retirada de claraboias, pedaços de vidro e outros objetos que possam ser considerados perigosos para a população.
Pedra de granizo encontrada na Itália. (Foto: Reprodução/Twitter/Perfil Brasil).
Além dos residentes feridos, também existem registros de danos materiais. Alguns moradores registraram diversos carros com a lataria prejudicada e com vidros quebrados decorrentes do impacto da pedra de gelo.
Medidas tomadas pelos representantes
A tempestade atingiu, principalmente, áreas dos munícios de Cornuda, Crocetta del Montello, Montebelluna e Pederobba. Essas cidades são conhecidas pelo grande cultivo das uvas prosecco, utilizadas no processo de fabricação dos espumantes.
O presidente Luca Zaia afirmou que: “a onda de mau tempo, depois de ter afetado as nossas serras, atingiu também a planície ontem à noite, provocando também o ferimento de algumas pessoas”. Ele ainda acrescentou que irá assinar hoje a prorrogação do estado emergencial logo que as avaliações acerca dos danos, que estão acontecendo desde a madrugada, sejam concluídas.
Foto destaque: Chuva de granizo. Foto: Reprodução/O Município/Junior Garcia.