Incêndio atinge templo budista no norte da China e queima estátua de Buda

Joana Tchian Por Joana Tchian
4 min de leitura

Na última segunda-feira (24), a mídia estatal chinesa informou que o Templo do Grande Buda de Shandan, localizado no noroeste da China, foi atingido por um incêndio que destruiu algumas de suas estruturas e queimou a grande estátua de Buda.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver a estátua de Buda sendo queimada nas primeiras horas de segunda-feira. Porém, quando o fogo foi apagado, a estátua estava parcialmente intacta, visualmente, mas outras estruturas do templo foram destruídas pelo incêndio.

Segundo informações da mídia local, a estátua foi construída no ano de 1998 e é uma réplica da estátua original, que foi construída em 425 D.C e danificada na Revolução Cultural.

O departamento de propaganda local divulgou uma declaração confirmando que não houve vítimas do acidente e que as relíquias do tempo ficaram intactas, mas não deu detalhes sobre a natureza destas relíquias culturais. A causa do incêndio ainda não foi descoberta, mas está sendo investigada.


Templo budista destruído pelo fogo na China. (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


O Budismo na China

Existem cerca de 56 grupos étnicos na China, cada um deles com sua própria religião e cultura, porém, dentre todas as religiões, o budismo é o que tem mais influência e é predominante no país.

O budismo chinês possui, pelo menos, cerca de 40 mil monges e monjas, e mais de cinco mil monastérios e templos.

No país, existe a Associação Budista da China, que foi estabelecida no ano de 1953 sendo uma organização nacional com 14 filiadas e o Fayin, seu próprio jornal.

Alguns famosos templos da China

Templo do Céu: localizado no Parque Tiantan Gongyuan, em Pequim, o templo do céu possui vários templos taoísta ao seu redor, assim como lindos bosques e jardins. Ele é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. É um local bem visitado e simboliza a relação entre Céu e Terra, uma filosofia que explica a relação do mundo de Deus com o mundo humano.

Templo Jokhang: a origem do nome Templo de Jokhang vem de “Casa de Buda”, que é um lugar muito sagrado para os budistas. De acordo com os budistas, a princesa Wen Cheng, esposa do Rei Songtsan Gampo, escolheu o local para o templo. A história conta que ela quis que este templo fosse construído para afastar as forças malignas que viam do Lago Wutang. Um ponto que chama muita atenção dos turistas é que a estátua de Buda é em tamanho real.

Templo Nanshan: este templo possui um nome que é de extrema importância para a cultura budista. Nanshan foi considerada como uma terra abençoada, porque durante sua passagem por esta cidade, o Mestre Jianzhen montou um templo. Ele é considerado um dos templos mais famosos da China.

Foto: Templo do Grande Buda de Shandan incendiado. Reprodução/Último segundo-IG

Deixe um comentário

Deixe um comentário