Nigéria vira primeira colocada do grupo B após vitória sobre a anfitriã Austrália

Guilherme Toscano Por Guilherme Toscano
7 min de leitura

Nesta manhã de quinta-feira (27), a Austrália e a Nigéria se encontraram em Suncorp Stadium, na cidade de Brisbane, pela fase de grupos da Copa do Mundo, a fim de conquistar a classificação para a próxima fase. Com a vitória da Nigéria para cima da anfitriã, as Super-Águias embolaram o grupo e só saberemos quem se classifica na última rodada. A Irlanda já está eliminada.


Jogadoras nigerianas comemorando o gol contra a Austrália pela fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. (Reprodução/@futdasminass/Twitter)


As autoras dos gols da Austrália foram a Emily Van Egmond e a Alanna Kennedy e, da Nigéria foram a Uchenna Kanu, Osinachi Ohale e Asisat Oshoala. As Matildas abriram o placar nos acréscimos do primeiro tempo e as nigerianas empataram no último minuto desses acréscimos. Logo, no segundo tempo, a equipe africana chegou a ficar com dois gols de vantagem, mas sofreu um gol no finalzinho da partida, diminuindo o resultado. 

A terra do Kangoroo nunca ficou em primeiro lugar em seu grupo na Copa do Mundo e, com essa derrota, corre um certo risco de ainda ser eliminada na fase de grupos. A próxima partida, contra o Canadá, será decisiva para a anfitriã. Caso não passe, será a primeira seleção que joga em casa e não passa da fase de grupos da Copa do Mundo na história. Já a Nigéria, enfrenta a eliminada Irlanda e, tem grandes chances de passar no grupo. 

Primeiro tempo

A primeira etapa se deu início com o time da casa pressionando bastante e tentando furar a defesa nigeriana. A Nigéria tinha muita dificuldade de passar da linha de meio de campo, enquanto a Austrália se preocupava em recuperar a bola rapidamente e marcar logo no começo. 

A primeira chance perigosa australiana aconteceu aos 18 minutos, com Caitlin Foord. Chutou colocado a direita da baliza adversária, porém a bola foi para fora. 

As melhores chances das Matildas se deram a partir de escanteios. A cada lançamento para dentro da grande área era um sufoco para as defensoras nigerianas, que se postavam com grande quantidade numérica perto do gol. Outra situação perigosa foi aos 30 minutos, quando houve o escanteio cobrado pela Austrália e, a bola desvia no primeiro pau e cai nos pés da jogadora australiana, Hayley Raso, no canto oposto. Contudo, não chegou em condições e não conseguiu empurrar a bola para dentro do gol. 

A Nigéria, que estava com muita dificuldade em fazer transições ofensivas, conseguiu uma das suas melhores chances em uma falta marcada longe da grande área. O lançamento foi feito, a defesa adversária tirou e sobrou na entrada da grande área, onde a Christy Ucheibe chegou chutando de primeira e, com o desvio involuntário da Ashleigh Plumptre, vendeu a goleira Arnold que já caía para o canto oposto, no entanto, a bola foi para fora. 

Já nos acréscimos, a Austrália abriu o placar. As australianas recuperaram a bola na sequência do mau lançamento da goleira nigeriana, Nnadozie e, em quatro toques, chegou na Emily Van Egmond, que chutou de primeira na intermediária da grande área. No último minuto da primeira etapa, as Super-Águias deram a resposta. Ajibade tentou chutar colocado da diagonal da grande área , a bola desviou na defensora adversária, fazendo assim, a bola cair do outro lado, para Kanu que, praticamente, só empurra para o fundo da rede.

Segundo tempo

Logo no começo da segunda etapa, aos 65 minutos, as Super-Águias viraram o placar. A jogada se deu origem em um escanteio cobrado que, após ser rebatido, a Michelle Alozie faz o passe de cabeça para Ajibade que cabeceia forte no canto oposto da goleira australiana. Contudo, a goleira consegue espalmar de leve, mas a jogadora Ohale estava no canto que foi espalmada a bola para cabecear e virar o jogo. 

Houve até mesmo um choque.  A jogadora Kennedy ao tentar tirar a bola chutou com força o peito da atleta nigeriana. Em seguida, a zagueira Ohale foi atendida e a partida precisou ficar parada alguns minutos. 

Aliás, a Nigéria não parou e, aos 71 minutos, no lançamento do meio de campo, a zagueira Alanna Kennedy recua mal a bola para a goleira e, a jogadora Oshoala, que entrou oito minutos antes, se antecipou e ampliou o placar.

Já no finalzinho, nos últimos minutos dos acréscimos, a zagueira Kennedy tentou se redimir e marcou o segundo gol das Matildas de cabeça. Em escanteio cobrado, ela subiu bem e cabeceou no canto oposto da goleira nigeriana. 

Retrospecto de Austrália e Nigéria

Esta é a segunda vez que as Matildas e as Super-Águias se encontram em sua história. A primeira vez foi pela Copa do Mundo, em 2015, onde resultou 2 a 0 a favor da Austrália. Kyah Simon marcou duas vezes na partida pela fase de grupos. A jogadora que marcou naquela época começou no banco de reservas nesta partida. 

Sam Kerr ainda fora

Samantha Kerr começou no banco de reservas nesta quinta-feira (27). A atacante, que já foi a melhor do mundo, teve uma lesão na panturrilha e foi impedida de até mesmo estar no banco na partida contra a Irlanda, na qual a Austrália venceu por 1 a 0. 


Sam Kerr com o trófeu de campeã do Campeonato Inglês. (Reprodução/@samanthakerr20/Instagram)


Logo, neste jogo contra a Nigéria, a australiana foi relacionada, porém já era como certo que ela não entraria em campo. Espera-se que após o jogo façam outra avaliação sobre a atleta para ver se ela estará apta para as próximas partidas.

Próximos jogos

Austrália

  • Canadá: 31/07, 07h (horário de Brasília) – Última partida da fase de grupos

Nigéria

  • Irlanda: 31/07, 07h (horário de Brasília) – Última partida da fase de grupos 

Foto destaque: Fim de jogo entre Austrália e Nigéria pela fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. Reprodução/BradleyKanaris/@emporiodoff/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário