A entidade americana Federal Trade Commission (FTC), em português Comissão Federal de Comércio, que cuida das práticas anticoncorrenciais nos Estados Unidos, está preparando um processo contra a formação de monopólios e contra fatores que possam prejudicar a livre concorrência. Essa operação pode fazer com que as divisões da Amazon sejam obrigadas a se separarem da empresa, quebrando o império de US$ 1,2 trilhão da companhia.
A FTC emitiu um documento informando que o foco será no mercado on-line e, como ele obriga os vendedores a utilizarem os outros serviços da empresa, o processo também irá analisar as práticas de negócios da Amazon, como o serviço de assinatura Amazon Prime, as quais são vistas como injustas. Segundo a entidade americana, a Amazon força os vendedores a usar os serviços de logística e de publicidade. Neste último caso, seria para obter uma melhor posição nos resultados de pesquisa do cliente. Além disso, a empresa estaria impedindo que outros vendedores possam oferecer produtos com preços mais baixos em sites concorrentes.
Caso seja processada, essa não será a primeira vez que a Amazon recebe um processo da FTC. Em outro caso, que está em andamento, a FTC alega que a empresa tenha registrado clientes no serviço do Amazon Prime sem que eles soubessem, além de dificultar o cancelamento.
Mercado on-line. (Foto:Reprodução/freepik/rawpixel.com)
Amazon
A Amazon é uma empresa pioneira no comércio de livros pela internet, fundada por Jeff Bezos, considerado um dos homens mais ricos do mundo. A empresa tornou-se muito popular em serviços de mercado on-line e, atualmente, oferece diversos serviços considerados de preços baixos.
Federal Trade Commission (FTC)
Criada em 26 de setembro de 1914, a FTC é um órgão americano que tem como missão proteger os consumidores e a concorrência nas empresas, para que sejam evitadas práticas comerciais anticompetitivas, enganosas e desleais, por meio da aplicação da lei, defesa e educação sem sobrecarregar indevidamente a atividade comercial legítima.
Foto destaque: Logo da Amazon. Reprodução/Amazon