Para quem é usuário dos produtos Apple, mais especificamente iPhone e iPad, deve ter notado alguns que estão acontecendo alguns bugs desde que o iOS 16 e iPadOS 16 foram lançados. Após isso foram lançadas outras atualizações visando corrigir os problemas apresentados e deu certo, mas em contraponto a isso, a Apple anunciou outro defeito significativo que afeta todos os usuários de iPad e iPhone.
Trata-se de um bug que afeta o Screen Time, ferramenta que controle parental para os aparelhos da Apple. O bug consiste em uma falha nessa segurança permitindo que as crianças acessem conteúdo com potencialmente inseguro sem seu conhecimento.
Fala da Apple
Ao The Wall Street Journal, um porta-voz da Apple disse: “Estamos cientes de que alguns usuários podem estar enfrentando um problema em que as configurações de tempo de tela são redefinidas inesperadamente. Levamos esses relatórios muito a sério e continuaremos fazendo atualizações para melhorar a situação”.
Apple mostra novidades para o iOS 17 que deve ser lançado no próximo mês e talvez corrija o problema. (Foto: reprodução/ Apple)
Para aprofundar mais, pode-se dizer que o Screen Time permite a pais e responsáveis que gerenciem o iPad ou iPhone de seus filhos remotamente podemos citar como opções o bloqueio de conteúdos impróprios, a implementação de limites de tempo para aplicativos e a definição de restrições de uso do dispositivo durante horários específicos. Com o bug, os limites de tempo e as restrições de conteúdo não estão sendo sincronizados em todos os dispositivos em um grupo de Compartilhamento Familiar e estão sendo redefinidos sem ser por vontade humana.
Início do Screen Time
O Screen Time teve seu início em 2018 fazendo parte do iOS 12, o que foi uma solução para muitos pais, pois precisavam baixar aplicativos de terceiros para tal função, desde então, esse recurso se tornou uma ferramenta essencial para o gerenciamento dos hábitos de uso das telas pelas famílias.
Alguns usuários estão contornando o bug definindo o tempo de tela individualmente e deixando de lado a sincronização entre os dispositivos dando a entender que seja um problema na sincronização do iCloud e não no Screen Time em si.
Foto destaque: No layout do Screen Time é possível ver o Relatório de atividades. Reprodução/ Apple