Fazendo uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro de 2023, o Coritiba soma mais um recorde negativo, sendo o time com maior tempo dentro da zona de rebaixamento da Série A. Vindo de cinco derrotas consecutivas na temporada atual, o Coxa ultrapassou o Goiás, que era o antigo dono do posto.
Desde que o modelo de pontos corridos foi criado, em 2003, o Alviverde esteve presente 149 vezes entre os quatro últimos colocados. O Esmeraldino aparece em segundo lugar na lista, com 146 aparições no Z-4, lembrando que, a cada temporada, todos os clubes realizam 38 jogos no total.
Times com maior presença na zona de rebaixamento
- Coritiba – 149 rodadas
- Goiás – 146 rodadas
- Avaí – 143 rodadas
- Atlético-GO – 141 rodadas
- Sport – 131 rodadas
- Athletico-PR – 118 rodadas
- Figueirense – 117 rodadas
- América-MG – 115 rodadas
- Botafogo – 115 rodadas
Ranking GE de clubes com mais tempo no Z-4 (Reprodução/Instagram/@ge.globo)
Levando em consideração a fase atual do Coxa, em 19º lugar e a sete pontos de diferença do primeiro time fora da zona de rebaixamento, a equipe deve permanecer dentro do Z-4 por mais algumas rodadas, aumentando a sua marca negativa. Além disso, a situação da equipe Alviverde pode piorar ainda mais, já que o lanterna do Brasileirão, América-MG, possui um jogo a menos e somente um ponto de distância.
Times com mais rebaixamentos
Atualmente, o Avaí é o dono do posto de time com mais rebaixamentos na história dos pontos corridos, com cinco na conta. Porém, em caso de queda para a Série B neste ano, o Coritiba iguala o recorde negativo do time catarinense.
O Vasco é outro clube que pode ser adicionado na conta, tendo quatro rebaixamentos até então, ao lado de Sport e Vitória.
Rebaixado nas temporadas de 2005, 2009, 2017 e 2020, o Coritiba luta mais uma vez para não cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Ao fim de 21 rodadas, o Coxa tem um percentual de apenas 9,8% de chance de permanecer na Série A.
Foto destaque: Islam Slimani, principal reforço do Coritiba para a temporada. Reprodução/Instagram/@coritiba