Flamengo derrota Botafogo no Nilton Santos e ameniza crise no elenco

Jorge Baldon Por Jorge Baldon
5 min de leitura

Em um clássico que colocou duas equipes com momentos bem diferentes dentro do Campeonato Brasileiro, o Flamengo de Jorge Sampaoli conseguiu encerrar a invencibilidade do líder Botafogo dentro do Nilton Santos ao vencer o rival por 2 a 1 na noite deste sábado (02). A partida válida pela vigésima segunda rodada começou a esquentar até mesmo antes da bola rolar, contando principalmente com muita provocação por parte das torcidas, que fizeram sua parte em lotar o estádio do Glorioso mais uma vez, mas também chegaram a protagonizar várias cenas lamentáveis fora de campo.



Marlon Freitas (contra) abriu o placar com apenas um minuto (Foto: Reprodução/Twitter/Maga Jr/Agência F8/Gazeta Press)


Gol relâmpago

Escalado com uma maneira diferente do seu habitual, o Flamengo se mostrou competente desde o início abriu vantagem no clássico com apenas um minuto no cronômetro, quando Marlon Freitas tentou afastar o cruzamento de Wesley que chegaria em Bruno Henrique, mas o meia empurrou contra o próprio patrimônio. O resultado favorável logo de cara motivou a equipe rubro-negra, chegando até a ameaçar a meta de Lucas Perri poucos lances depois, Pedro tentou finalizar de longe e a bola passou por cima do travessão.

Justificando sua liderança isolada na tabela, o Botafogo não se sentiu acuado diante do seu torcedor e partiu para cima do rival após levar um gol relâmpago. Após um erro na saída de bola, Gabriel conseguiu avançar pelo campo de ataque e finalizou de longa distância, obrigando uma grande intervenção de Matheus Cunha. Três minutos depois saiu o empate para os mandantes, Tiquinho brigou pela cabeçada dentro da grande área e deixou a sobra nos pés Victor Sá, que acertou um lindo chute, sem chances de defesa para o goleiro. A partir dali, a partida começou a ter chances para os dois lados, Bruno Henrique liderou os ataques do rubro-negro, enquanto o artilheiro do campeonato quase virou o confronto, mas Fabrício Bruno salvou no último instante antes dela entrar.



Bruno Henrique foi o autor do gol da vitória. (Foto: Reprodução/Twitter/Alexandre Durao/ZIMEL PRESS)


Bruno Henrique decisivo

O novo capitão do Flamengo para o clássico voltou sendo o grande resposável pelas chances dos visitantes pelos lados do campo, que encontrou Wesley em poucos segundos da etapa final, porém a finalização do lateral não teve pontaria. O próprio camisa 27 também voltou a balançar as redes com dois minutos, quando foi lançado entre os marcadores adversários e conseguiu concluir por cobertura. Porém, a jogada do atacante apesar de ser bonita, teve um impedimento milimétrico marcado pelo VAR. Em outro momento de trocação no jogo, as equipes tiveram algumas chances de sair em vantagem, na maioria delas passaram por cima da meta de Matheus Cunha ou contaram com defesas do goleiro.

Quando alterações aconteceram nos dois rivais, Sampaoli demorou um pouco mais para mecher e colocou Everton Ribeiro no lugar de Victor Hugo, que fez o Flamengo ficar novamente em vantagem. Bruno Henrique encarou a marcação de JP pela ponta esquerda e levou a melhor, finalizando com muita categoria na gaveta de Lucas Perri, um golaço. Além de um belo gol, o camisa 27 ainda provocou o adversário na comemoração. Já no desespero, o goleiro do Glorioso chegou a virar atacante e até recebeu um cruzamento antes do apito final, mas não conseguiu evitar a vitória dos visitantes.



Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Vivendo uma temporada lotada de polêmicas dentro e fora de campo, o Flamengo conseguiu, com a vitória, um momento de alívio na pressão e questionamentos consantes por parte da torcida. Respirando brevemente em um mês decisivo, a equipe de Jorge Sampaoli encerrou a invencibilidade do rival dentro do seu estádio e pulou para a terceira posição da tabela com 39 pontos, enquanto o Glorioso somou apenas a terceira derrota no Brasileirão, mantendo a liderança de forma isolada, somando 51 pontos no total. Na próxima rodada após a DataFifa, o rubro-negro recebe o Athletico-PR no dia 13 dentro do Kleber Andrade, já que o Maracanã não estará disponível. Por outro lado, o Botafogo enfrenta o Atlético-MG, no dia 16, na Arena MRV.

Foto Destaque: Pedro e Bruno Henrique abraçados comemorando pelo Flamengo. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário