Na noite do último domingo (3), o Santos foi derrotado pelo América-MG fora de casa pelo placar de 2 a 0, em partida válida pela 22ª rodada do campeonato brasileiro. As duas equipes estão lutando contra o rebaixamento e a recuperação de ambas estavam em disputa no Estádio Independência. No final da partida, com a derrota decretada, o camisa 10 do Santos, Yeferson Soteldo, foi expulso por reclamação e complica a situação do “Peixe” na luta contra o rebaixamento para a segunda divisão do campeonato.
Luta pela permanência
A última rodada do campeonato do confronto direto do “Z-4”, com América-MG contra Santos e Bahia contra Vasco da Gama.
Antes do apito inicial, o Bahia somava 21 pontos e figurava na 16ª colocação, a último colocado dos que se salvam do rebaixamento e enfrentou o Vasco, 18º na tabela, com 16 pontos, mas que vinha de uma sequência de duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota nas últimas cinco rodadas. O Santos, por outro lado, empatava em pontos com o Bahia e buscava uma reação no campeonato com o apoio de sua torcida, que fez festa para o elenco no primeiro jogo após a suspensão do STJD contra o Grêmio e no aeroporto, para se despedir do elenco antes do jogo decisivo. O América-MG, que agora não disputa mais a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, pode focar inteiramente na sua luta pela permanência na Série A. A equipe mineira vinha de uma vitória importante contra o São Paulo em casa e somava 13 pontos, que o deixavam na lanterna do campeonato.
América-MG ganha forças para escapar do rebaixamento após vitória contra o Santos na última rodada. (Foto: Reprodução/Instagram/@america_mg)
A vitória do “Coelho” por 2 a 0, com gols de Rodrigo Varanda e Juninho, deu mais moral ao elenco para luta contra o rebaixamento, já que, agora, soma duas vitórias consecutivas, subiu uma posição na tabela e está a seis pontos do Bahia – que permanece sendo o primeiro time fora da zona – com um jogo a menos. Além disso, na próxima rodada, os mineiros visitam o Cuiabá vindo de quatro derrotas consecutivas, além de receber em casa Bragantino e Vasco, rival direto na tabela, nas duas rodadas seguintes. O empate entre Bahia e Vasco por 1 a 1 deixou a situação ainda melhor para o América e menos ruim para o Santos, já que o gol de empate vascaíno deixou o Bahia apenas um ponto na frente, margem que seria de três em caso de vitória, e levando em consideração uma iminente vitória contra o Coritiba na próxima rodada, poderia complicar ainda mais o cumprimento da missão alvinegra com menos rodadas para o fim do campeonato.
Ficou na bronca
Apesar do jogo e do resultado, um outro fato durante a partida esquentou o clima para o lado santista: a expulsão do atacante venezuelano Yeferson Soteldo por reclamação aos 94 minutos da partida, quando o jogo já estava se encaminhando para uma vitória do Coelho. Obviamente, por conta das circunstâncias do jogo, que estava perto do fim, o jogador recebeu duras críticas do técnico Diego Aguirre e do capitão João Paulo, o goleiro do alvinegro praiano.
O treinador do Santos, Diego Aguirre, criticou em entrevista conduta de Soteldo e declarou que atitudes como as do camisa 10 não podem acontecer perto do final do jogo (Foto: Reprodução/YouTube/Santos Futebol Clube)
O técnico Diego Aguirre e o capitão João Paulo desaprovaram a atitude do jogador que, sendo um dos pilares técnicos da equipe, julgaram que deveria se preservar e pensar na próxima partida em casa. “Foi uma reação que não se justifica, praticamente no ultimo lance de jogo, é algo que não pode acontecer, temos que trabalhar isso, que não venha o desespero e nervosismo quando as coisas não vão bem. Agora vamos perder o Soteldo, que é um jogador importante, que vinha de lesão, que ganhamos ele recuperado para atuar hoje. É lamentável, mas temos que trabalhar esse lado psicológico para que não aconteça essas coisas” lamentou o técnico uruguaio.
“O lance da expulsão não pode acontecer, porque ele (Soteldo) sabe da importância que ele pode ter para o nosso grupo. Dificilmente íamos buscar o empate. Tem de pensar na próxima partida, em casa, com a torcida nos apoiando. Tem de ter mais a cabeça no lugar para não ser expulso porque ele sabe da importância para o nosso grupo” comentou o arqueiro Santista João Paulo sobre a ação do companheiro.
Soteldo ficará suspenso na próxima rodada, na qual o Santos recebe o Cruzeiro, na Vila Belmiro no dia 14 de setembro.
Foto destaque: Soteldo no aquecimento pré-jogo para a partida contra o América. O atacante viria a ser expulso. Reprodução/Instagram/@santosfc