O cantor Anderson Leonardo, conhecido por ser vocalista do grupo Molejo, foi internado com pneumonia no último domingo (10) no Rio de Janeiro, e teve uma atualização de seu quadro de saúde nesta segunda-feira (11). De acordo com nota divulgada pela assessoria do artista nas redes sociais, o cantor de 51 anos foi diagnosticado com uma embolia pulmonar, de quadro estável, após passar por uma série de exames.
Comunicado da Assessoria de Anderson, divulgada nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Instagram/@cantorandersonleonardo)
Embolia Pulmonar
A embolia pulmonar trata-se da obstrução de uma artéria no pulmão, a artéria pulmonar, causada quando coágulos ou outros materiais sólidos se acumulam na mesma. A doença é considerada grave, oferecendo risco de morte caso não haja tratamento emergencial, e é tratada por meio de medicamentos, com sintomas que vão desde tosse até falta de ar. Ainda assim, o quadro do cantor é considerado estável, já estando em tratamento para a condição.
Anderson vem lutando contra um câncer há pouco menos de um ano, anunciando em outubro de 2022, quando detectou um tumor em sua virilha. O cantor chegou a anunciar que estava curado no mesmo ano, porém, teve que retornar ao tratamento, continuando a batalha contra a doença.
“Eu tava sentindo uma coisa muito pequena e falava: ‘não deve ser nada, deve ser uma gordurinha’. Daí foi crescendo. Eu e minha namorada procuramos o urologista”, disse ele em entrevista a um podcast.
Datas estão mantidas
Apesar do diagnóstico, o Molejo informou que as próximas datas de shows marcadas para os próximos dias estão mantidas, sendo feitas com ausência de Anderson e presença dos demais membros. O grupo é um dos principais de pagode dos anos 90, tendo inúmeros hits como “Caçamba”, “Brincadeira de Criança”, “Dança da Vassoura”, “Samba Rock do Molejão”, “Paparico”, entre outros. Apesar de Anderson ser o principal vocalista, os outros membros também cantam.
Foto destaque: Anderson, vocalista do Molejo, trata doença pulmonar. Reprodução/Instagram/@cantorandersonleonardo