O sucesso inquestionável do filme live-action da boneca Barbie vem se tornando cada vez mais consolidado. No início do mês de setembro o filme dirigido por Greta Gerwig já havia se tornado a maior bilheteria de 2023, ultrapassando “Super Mario Bros. O Filme” e assumindo o 15° lugar no ranking de maiores bilheterias do cinema com um total de US$1,4 bilhão.
Feitos históricos
Não é de agora que o filme alcança grandes marcos, no final de agosto a obra ultrapassou “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2” e se tornou a maior bilheteria da história da Warner Bros Pictures. No Brasil, o filme foi a terceira maior arrecadação na estreia, levando 4,1 milhões de pessoas para as salas de cinema.
De toda forma, se espera que o filme ainda arrecade mais alguns milhares de dólares, já que a Warner ainda tem planos de arrecadação, no qual irá lançar novamente o filme com cenas pós-créditos extras no dia 21 de setembro. Além disso, o filme estreia hoje (12) nas plataformas de streaming com disponibilidade para compra e aluguel.
De acordo com o CEO da Warner, David Zaslav, o filme tem estimativa de chegar no HBO Max no outono (entre setembro e dezembro).
O impacto do filme
Além da enorme expressividade financeira, Barbie se tornou um evento mundial, o que fez com que a expectativa das pessoas aumentasse muito, sendo algo feito de maneira orgânica, com muitos memes nas redes sociais, atingindo diversos grupos sociais, elevando o conceito de apenas assistir um filme para um evento social.
Outro fator que ajudou na construção do filme como movimento social foi o lançamento do filme “Oppenheimer” do diretor Christopher Nolan no mesmo dia, gerando uma curiosidade e até um clima bem distinto entre ambos os filmes, por suas estéticas e propostas bem diferentes.
Um boato de internet alega que os filmes serem lançados no mesmo dia foi feito de forma proposital, já que Nolan tinha uma boa relação com a Warner, mas devido o lançamento conturbado de “Tenet” Nolan acabou insatisfeito com a maneira com que foi tratado e fechou com a Universal Studios para produzir e lançar seu título mais recente.
De toda forma, é inegável que o filme do pai da bomba atômica só saiu beneficiado com o evento “Barbieheimer”, já que inicialmente o filme era mais visado por nichos mais específicos, como os apreciadores do diretor que dava sua primeira empreitada em uma biografia.
Mas, com o impulsionamento de Barbie, Oppenheimer furou a bolha e se acabou atingindo mais públicos, chegando, até o momento, à marca de US$890 milhões de dólares, sendo a terceira maior bilheteria de 2023 e se tornando a 76° maior bilheteria de todos os tempos.
Foto destaque: Greta Gerwig e Margot Robbie na pré-estreia de ‘Barbie’ – Revista recreio/Hanna Lassen/Getty Images