A empresa automobilística de carros elétricos do magnata Elon Musk, a Tesla, é investigada pela agência norte-americana de segurança de trânsito (a NHTSA) por permitir que os condutores dos veículos possam jogar videogames no painel do carro enquanto dirigem. A investigação foi anunciada na última quarta-feira (22).
O inquérito formal aberto pela agência envolve cerca de 580 mil unidades de carros Tesla vendidas nos Estados Unidos desde 2017. Segundo um novo documento emitido pelo site do órgão, o recurso que permite o jogo no painel do veículo é chamado de “Passenger Play” e pode distrair o motorista, aumentando as chances de causar acidentes.
Ainda no mesmo arquivo, a NHTSA afirma que o recurso está presente desde dezembro de 2020 e que, no período anterior a esta data, só era possível jogar os games apenas se o veículo estivesse estacionado. Por isso, a apuração propõe-se a “analisar o potencial de distração do motorista pelo Passenger Play” e continuar com o caso.
Passageiro jogando game num carro da Tesla em movimento. (Foto: Reprodução/Jovem Nerd).
A investigação teve início após uma reclamação do dono de um dos veículos da marca, o consumidor Vince Patton, que descobriu a possibilidade de jogar e navegar na internet enquanto conduzia o veículo e achou a tática a facilidade imprudente e perigosa.
Patton decidiu fazer uma queixa formal a respeito.
“A NHTSA precisa proibir todas as mídias visuais e navegação na internet enquanto o carro estiver em movimento. Criar uma distração perigosa para o motorista é uma negligência imprudente”, afirmou o consumidor.
Alguns dos games que podem ser jogados nos veículos da Tesla são: Stardew Valley, Beach Buggy Racing 2, Atari, Cuphead, The Batlle of Polytopia, Cat Quest, Paciência e vários outros.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Tesla-lanca-quadriciclo-inspirado-na-picape-Cybertruck
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Sede-da-Tesla-e-transferida-da-California-para-o-Texas
A Tesla disse em nota à NHTSA que fará uma atualização no software dos carros para impedir que os veículos permitam a execução do recurso Passenger Play enquanto o veículo estiver em movimento.
Foto de destaque: Reprodução/Quora.