“Ainda Estou Aqui” é eleito o melhor filme do Festival de Veneza pela crítica internacional

A Screen International, revista inglesa que reúne os maiores críticos de cinema do mundo, elegeu o filme brasileiro Ainda Estou Aqui como o melhor da temporada do Festival de Veneza. A revista fez um ranking com a média das notas do críticos e o Top 3 ficou assim:

1° lugarAinda Estou Aqui, de Walter Salles – 3,89

2° lugarThe Room Next Door, de Pedro Almodovar – 3,85

3° lugar Harvest, de Athina Rachel Tsangari – 3,60

O polêmico Coringa: Delírio a Dois, com direção de Todd Phillips, ficou com média 3,25. E apesar do ranking não influenciar no prêmio principal do Festival de Veneza, serve como termômetro para indicar os possíveis vencedores, já que a revista conta com os principais críticos votantes de competições importantes. O Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, será anunciado neste sábado (7), e Ainda Estou Aqui tem grandes chances de vencer.

Aclamação em Veneza

Ainda Estou Aqui, filme dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, estreou no circuito internacional diretamente do Festival de Veneza. A primeira exibição pública do longa aconteceu no último domingo (1°).


Fernanda Torres, Selton Mello e Walter Salles no tapete vermelho do Festival de Veneza (Reprodução/Stephane Cardinale /Corbis/Getty Images Embed)

Desde então, o filme vem recebendo diversas críticas positivas em relação a direção e atuação de Torres. Ao fim da exibição em Veneza, o filme foi aplaudido por 10 minutos ininterruptos. O The Guardian escreveu que Fernanda Torres “entrega uma performance maravilhosa e cheia de camadas”. A crítica da Variety diz que o filme é “clássico na forma, mas radical na empatia.Ainda Estou Aqui também obteve 90% de aprovação na Rotten Tomatoes, com base na avaliação de 10 críticos.

Sinopse e trailer

Baseado na autobiografia homônima de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva (Fernada Torres), mãe de Marcelo, e sua trajetória na busca pelo marido desaparecido depois de ser exilado durante a ditadura militar. O filme se passa na década de 70, revelando a completa mudança na vida de Eunice e de sua família.

Após a exibição do filme em Veneza, foi divulgado o primeiro teaser de Ainda Estou Aqui. Confira:


Teaser de Ainda estou aqui, divulgado nesta semana (Reprodução/YouTube/SonyPictures)

Além de Fernanda Torres, Selton Mello também estrela como Rubens Paiva. Completam o elenco Maeve Jinkings, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Valentina Herszage e Fernanda Montenegro.

O filme já é cotado como um dos favoritos para representar o Brasil no Oscar, o representante será divulgado no dia 23 de setembro. Ainda Estou Aqui não tem data de lançamento nos cinemas brasileiros. Espera-se que o filme estreie por aqui após passar por outros festivais, o que deve acontecer no início de 2025.

Liniker revela que todas as faixas de “Caju” terão videoclipe

Liniker é um dos maiores nomes do cenário da música pop atual, não há dúvidas disso. A cantora, que recentemente lançou seu segundo disco solo, Caju, revelou que todas as 14 faixas ganharão videoclipe.

“São 14 faixas, e teremos 14 clipes. Vão ter clipes para todas. I’m the visuals, baby”, disse a cantora no podcast Um Milkshake Chamado Wanda, apresentado por Phelipe Cruz, Samir Duarte e Marina Santa Helena.

Álbum do ano

Liniker lançou seu segundo álbum de estúdio da carreira solo. “Caju” traz uma proposta mais pop em comparação a “Indigo Borboleta Anil”, seu álbum de estreia. O novo disco tem canções mais vibrantes e até música inspirada em paixão vivida por três dias na Irlanda. Diferente do que é visto no mercado, o álbum contém faixas bem longas e com instrumentais extensos.

Com 14 canções, o álbum lançado em meados do mês de agosto atingiu o topo das plataformas musicais. O projeto já soma mais de 30 milhões de players, só na estreia foram mais de 6 milhões, quando ocupou a sexta posição dos álbuns mais ouvidos na lista global do Spotify. Com a recente declaração, o fãs estão muito ansiosos para conferirem o que a cantora tem preparado para os videoclipes que anunciou. Vale lembrar que o single Tudo, que foi lançado antes do álbum, já conta com o visual. Confira:


Videoclipe de Tudo, primeiro single do álbum Caju. (Reprodução/YouTube/Liniker)

Turnê Caju

Recentemente, a cantora Liniker anunciou a estreia da turnê Caju, homônima ao álbum. O primeiro show acontecerá em São Paulo, no Espaço Unimed, no dia 8 de novembro e já está com os ingressos esgotados. O show marca a abertura da turnê que promete rodar o Brasil inteiro, e Liniker ainda garantiu “espetáculos grandiosos”.

“Até a estreia da turnê, que vai rodar o Brasil, as músicas vão ficar ainda mais latentes na vida das pessoas. Será algo grandioso”, disse a cantora para a CNN.

A turnê acontece em parceria com a Coala Music, iniciativa que tem como objetivo impulsionar a música brasileira. Mais datas da turnê serão anunciadas em breve.

Lady Gaga diz que “Coringa 2” não é exatamente um musical

Coringa: Delírio a Dois“, filme que marca a sequência do sucesso “Coringa“, estreou no Festival de Veneza. Desde então, o filme tem recebido duras críticas e avaliações. Em recente entrevista, Lady Gaga, que interpreta Harley Quinn, comentou que apesar do filme ter muitas cenas de música e dança, o longa não se trata de um musical.

Eu não diria necessariamente que esse é um musical de verdade. Usamos a música realmente para dar aos personagens uma maneira de expressar o que eles precisam falar, porque a cena e o diálogo não eram suficientes”, disse Gaga. Ainda na coletiva, a atriz e cantora defendeu a utilização de tais recursos, dizendo que a abordagem da música no filme foi repleta de nuances e muito especial. Lady Gaga revelou que foi preciso “desaprender” a técnica de cantar para permitir que a música saísse inteiramente de sua personagem.


A atriz e cantora dá vida à Harley Quinn, versão de Alerquina
(Reprodução/Warner/Divulgação)

Apesar do filme não estar acumulando boas críticas, a performance vocal de Gaga está sendo bem avaliada.

As críticas

Coringa: Delírio a Dois” teve sua primeira exibição na última quarta-feira (4) no Festival de Veneza. Desde então, tem divido opiniões nas críticas especializadas, no Rotten Tomatoes, por exemplo, o longa tem 59% de aprovação baseado na opinião de 41 críticos.

O filme dirigido por Todd Phillips marca a continuação de Coringa, lançado em 2019, que foi amplamente elogiado e recebeu diversos prêmios. Já a sequência, tem acumulado duras críticas.

Para o Hollywood Reporter, David Rooney escreveu: “este filme é construído mais em cima de um conceito que de uma trama sólida”. A crítica da revista Vanity Fair também não foi positiva: “é surpreendentemente chato”, foi publicado.

Sinopse

A continuação se passa depois dos acontecimentos do primeiro filme, num momento em que Gotham City, cidade em que é ambientado, está passando por um movimento popular contra a elite da cidade. Tal revolução tem Coringa como principal representante.

Coringa: Delírio a Dois”, estreou no Festival de Veneza e chega aos cinemas brasileiros em 03 de outubro.

Anatel fiscaliza Starlink sobre ordem de interromper o X no Brasil

Carlos Baigorri, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), afirmou nesta segunda-feira (2), que o órgão está monitorando se a empresa de Elon Musk, a Starlink, está descumprindo a ordem de derrubada do X. O antigo Twitter está proibido de ser operado no Brasil, de acordo com a decisão de Alexandre de Moraes desde o último dia 30.

Entenda o caso

No último domingo (1), a Starlink informou ao presidente da Anatel que não iria cumprir com o mandato de encerramento das atividades do X no Brasil. A empresa argumentou que não vai seguir as ordens do ministro até que as contas da Starlink, que também foram bloqueadas, para garantia de pagamento de multas, sejam desbloqueadas pela justiça brasileira.

Segundo Carlos Baigorri, caso a Starlink não esteja cumprindo com as determinações judiciais, o órgão precisará reportar a desobediência ao Supremo Tribunal Federal, mais especificamente a Alexandre de Moraes, que é o relator do caso. A Anatel usará seus técnicos para tentar acessar a rede da empresa nas maiores localidades em que opera. Caso a tentativa seja confirmada, isso pode ser usado para provar o descumprimento por parte da Starlink, disse o presidente do órgão.

A Anatel vai abrir o procedimento administrativo, no qual será assegurado à Starlink o direito à ampla defesa”, disse Carlos Baigorri em depoimento à Globonews, quando disse ainda que o processo pode levar a perda da outorga da Starlink no Brasil.

Suspensão do X

O antigo Twitter está com operações suspensas desde a última sexta-feira (30), por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. A decisão de Moraes em suspender a plataforma é baseada na falta de cumprimento de algumas leis que a empresa responsável não cumpriu. Para operar no Brasil, uma empresa estrangeira precisa ter uma sede no país, um representante legal. Com a falta de uma representação legal, por parte da plataforma, no Brasil, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas da Starlink Holding, empresa que pertence a Elon Musk, que comprou o X.


Elon Musk comprou o antigo Twitter em outubro de 2022 (Reprodução/Instagram/@_elon__musk_official)

O ministro então estabeleceu prazos para a empresa indicar um representante legal e pagasse as multas que sofrera, com o descumprimento do prazo e das leis, a plataforma teve seu serviço suspendido. A decisão seguiu hoje (2) em votação no plenário da primeira turma do STF. Com os votos dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin em apoio a Moraes, foi formado maioria, antes mesmo dos votos de Carmem Lucia e Fux.

‘Megalopolis’ ganha trailer inédito após anterior ter sido apagado

A nova produção de Francis Coppola, intitulado Megalopolis, ganhou um novo trailer nesta quinta-feira (29). O vídeo foi divulgado no YouTube, confira a seguir:

Ainda na semana passada, a distribuidora precisou remover o trailer antigo por conter informações falsas.

Megalopolis

Estrelado por Adam Driver, Megalopolis conta a história de Cesar Catilina, um arquiteto que tenta implementar um novo projeto focado em acabar com as desigualdades de uma sociedade moderna. Em oposição a ideia, estão Franklym Cicero (Giancarlo Esposito), prefeito da cidade e um multimilionário, interpretado por Jon Voigth.


Adam Driver, estrela de Ferrari, protagoniza novo filme de Coppola (Foto: reprodução/Lionsgate)

O elenco ainda conta com Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Laurence Fishburne e Dustin Hoffman. Megalopolis estreia no dia 27 de setembro nos EUA, enquanto no Brasil, a produção ficará disponível no mês de outubro.

Trailer polêmico

No último dia 21, o trailer de Megalopolis foi publicado pela Lionsgate nas plataformas digitais, e logo em seguida, críticas começaram a surgir contestando as informações que foram criadas. O trailer mostrava críticas negativas inventadas contra grandes sucessos do próprio cineasta do longa. O Poderoso Chefão (1972), Apocalypse Now (1979) e Dracula de Bram Stoker (1992) foram os alvos.

A Lionsgate se desculpou e logo tirou o vídeo do ar, em declaração enviada à revista Variety, comentou: “este é erro um inaceitável em nosso processo de revisão. Nós erramos feio. Pedimos desculpas“, disse a distribuidora se dirigindo aos críticos de cinema, à American Zoetrope e ao próprio Francis Ford Coppola.

A intenção da prévia era de estabelecer uma relação entre Megalopolis e os filmes citados, já que a recente obra de Coppola, uma megaprodução financiada pelo próprio diretor, não foi muito bem recebida no Festival de Cannes de maio deste ano.

O objetivo era passar a ideia de que Coppola sempre esteve à frente de seu tempo, e que seus filmes sempre envelhecem bem. Nesta quinta (29), foi divulgada a nova prévia do filme, que marca o retorno de Francis Coppola; o filme tem acumulado algumas polêmicas, além de falta de investimento e incentivo.

“Deadpool & Wolverine” se torna a 8° maior bilheteria da história do MCU

Deadpool & Wolverine, o mais recente filme da Marvel, não para de bater recordes em relação à bilheteria. Agora, o longa alcançou a marca de 8° maior bilheteria entre os filmes do MCU com US$ 1,154 bilhão arrecadado, ultrapassando Capitão América: Guerra civil, que marcou US$ 1,151 bilhão de bilheteria. Dirigido por Shawn Levy, o longa também é a maior bilheteria do estúdio desde a pandemia.

Top 10 bilheteria da Marvel

Com Deadpool & Wolverine atingindo a 8° colocação, confira como ficou o Top 10 de maiores bilheterias do MCU:

• 1° lugar – Vingadores: Ultimato – US$ 2,7 bilhões.

• 2° lugar – Vingadores: Guerra Infinita – US$ 2 bilhões.

• 3° lugar – Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – US$ 1,9 bilhão

• 4° lugar – Os Vingadores – US$ 1,5 bilhão

• 5° lugar – Vingadores: A Era de Ultron – US$ 1,4 bilhão

• 6° lugar – Pantera Negra – US$ 1,3 bilhão

• 7° lugar – Homem de Ferro 3 – US$ 1,2 bilhão

• 8° lugar – Deadpool & Wolverine – US$ 1,154 bilhão

• 9° lugar – Capitão América: Guerra Civil – US$ 1,151 bilhão

• 10° lugar – Homem-Aranha: Longe de Casa – US$ 1,132 bilhão

No ranking de maiores bilheterias do ano de 2024, Deadpool e Wolverine só perde para Divertida Mente 2, que arrecadou US$ 1,628 bilhão até aqui.

Sinopse de Deadpool & Wolverine

Dirigido por Shawn Levy, o filme é o terceiro da sequência da franquia do anti-herói mais amado da Marvel. Estrelado por Ryan Renold, o longa marca a volta de Hugh Jackman como Wolverine. Em Deadpool & Wolverine, o personagem de Ryan, Wade Wilson, está passando por uma fase muito calma, enquanto Wolverine está se recuperando de ferimentos. O caminho dos dois se cruza e a partir disso, terão de enfrentar um inimigo em comum.


O terceiro longa da franquia Deadpool retoma Hugh Jackman como Wolverine (Foto: reprodução/Marvel/Divulgação)

O filme ainda está em cartaz e sua bilheteria ainda pode subir algumas posições no ranking de maiores bilheterias do MCU.

Trailer de “Megalopolis” é retirado do ar por conter informações falsas

O novo filme de Francis Ford Coppola, intitulado Megalopolis, chegará em breve aos cinemas dos Estados Unidos, em setembro deste ano. A distribuidora do longa metragem, a Lionsgate, divulgou o trailer oficial, mas precisou removê-lo do ar após críticas a informações inventadas que apareciam no trailer.

Entenda o caso

Logo assim que o trailer de Megalopolis foi publicado pela Lionsgate nas plataformas digitais, críticas começaram a surgir contestando as informações que foram criadas. O trailer mostrava críticas negativas inventadas contra grandes sucessos do próprio cineasta do filme: O Poderoso Chefão (1972), Apocalypse Now (1979) e Dracula de Bram Stoker (1992).

A Lionsgate se desculpou e logo tirou o vídeo do ar. Em declaração enviada à revista Variety, comentou: “este é erro um inaceitável em nosso processo de revisão. Nós erramos feio. Pedimos desculpas“, disse a distribuidora se dirigindo aos críticos de cinema, à American Zoetrope e ao próprio Francis Ford Coppola.

A intenção da prévia era de estabelecer uma relação entre Megalopolis e os filmes citados, já que a recente obra de Coppola, megaprodução financiada pelo próprio diretor, não foi muito bem recebida no Festival de Cannes de maio deste ano. O objetivo era passar a ideia de que Coppola sempre esteve à frente de seu tempo, e que seus filmes sempre envelhecem bem.


Francis Ford Coppola no Festival de Cannes 2024, em divulgação de Megalopolis (Foto: reprodução/SAMEER AL-DOUMY/AFP via Getty Images Embed)

A Variety também divulgou comentários dos críticos de cinema. “Mesmo que você seja uma das pessoas que não gostam de críticos, nós dificilmente merecemos que palavras sejam colocadas em nossas bocas“, afirmou o crítico da “Variety”, Owen Gleiberman, que foi citado no trailer.

Sinopse de Megalopolis

Estrelado por Adam Driver, Megalopolis conta a história de um arquiteto, Cesar Catilina, que tenta implementar um novo projeto focado em erradicar as desigualdades de uma sociedade moderna. Em oposição a ideia, estão Franklym Cicero (Giancarlo Esposito), prefeito da cidade, e um multimilionário, interpretado por Jon Voigth.


Adam Driver, estrela de Ferrari, protagoniza novo filme de Coppola (Foto: reprodução/Lionsgate/Divulgação)

O elenco ainda conta com Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Laurence Fishburne e Dustin Hoffman.

Megalopolis estreia no dia 27 de setembro nos EUA. A produção ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

TikTok tenta escapar de lei que determina o encerramento da plataforma nos EUA

Em abril de 2024, o presidente Joe Biden assinou uma lei que proíbe a operação do TikTok, caso a empresa não seja vendida dentro do prazo de 9 meses (270 dias). Com o prazo chegando ao fim, a plataforma argumenta que está protegida pelo princípio da liberdade de expressão e contesta a imposição.

Entenda o caso

A plataforma precisa ser vendida a um comprador americano para continuar operando nos Estados Unidos, é o que diz a lei assinada por Joe Biden, mas que anda circulando pela Casa Branca desde o mandato de Donald Trump. O prazo de 9 meses começou em abril e agora o TikTok está tentando argumentar contra a promulgação da lei imposta.

O aplicativo pertence a empresa chinesa ByteDance e pontua que deve ser reconhecido como um veículo de comunicação de propriedade estrangeira. A plataforma afirma ainda que a medida se trata de uma violação do princípio de liberdade de expressão, direito esse que faz parte da Constituição estadunidense.

Como argumento, o TikTok afirma que existem outras empresas estrangeiras que atuam no território e não sofreram tais sanções, e cita a Politico e o Business Insider, que são de uma instituição alemã. Para a plataforma, a existência desses grupos a livraria das condições impostas pelo governo, que alega risco de processamento de dados fora dos EUA.


TikTok possui 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, segundo a plataforma (Foto: reprodução/Pongsawat Pasom/Unsplash)

A falta de precedentes também entra na lista de argumentos usados pelo TikTok, mas o Departamento de Justiça dos EUA alegou que o aplicativo não se enquadra na proteção dessa liberdade.

Risco de ameaça

O Departamento de Justiça justifica o banimento da plataforma baseado no risco que o aplicativo chinês oferece ao governo e à população americana. Ele afirma que, por intermédio do aplicativo, a China disseminaria propaganda política aos americanos e ainda, que a plataforma pode ajudar o governo chinês a coletar dados e informações dos usuários estadunidenses.

Caso a lei seja aprovada – medida que ainda pode demorar, visto que o prazo de 9 meses pode ser estendido -, nenhuma das lojas de aplicativos poderá oferecer o TikTok para download em território americano. Com isso, será impossível acessar a rede social.

Voepass suspende vendas de algumas rotas até o fim de agosto

A Voepass suspendeu, temporariamente, a emissão de passagens de 4 rotas. São elas: Fortaleza (CE), Natal (RN), Juazeiro do Norte (BA) e Fernando de Noronha (PB). A suspensão vai até o dia 31 de agosto. A companhia se pronunciou e disse que a medida é ocasionada pelos contratempos causados pelo contingenciamento da malha aérea.

Entenda o caso

Não estão sendo emitidos os bilhetes de passagens para algumas rotas da Voepass. No site da companhia, destinos como os de Fortaleza, Natal, Juazeiro do Norte e Fernando de Noronha aparecem como indisponíveis. Segundo a companhia, a medida foi adotada “em decorrência da reorganização da malha por contingenciamento”, que ocasionou atrasos e cancelamentos. Essa suspensão acontece 10 dias após o acidente aéreo envolvendo a Voepass, que matou 62 pessoas.

Desde o fatídico acidente, a Voepass vem enfrentando muitos problemas com relação a cancelamento de voos, tanto por parte de consumidores, como pela própria empresa. Consumidores chegam a relatar que estão enfrentando dificuldades com o ressarcimento dos valores das passagens. Em nota, a Voepass se pronunciou sobre o que disse se tratar de “problemas de contingenciamento”.

Estamos trabalhando para minimizar transtornos aos nossos clientes. Todos os passageiros estão sendo alocados em outros voos. A Voepass trabalha arduamente para atender às expectativas de seus clientes e é solidária a eventuais queixas, que são consideradas para aprimorar a prestação de nossos serviços, e concentra o atendimento a elas em seus canais oficiais.” Os outros destinos não foram afetados e continuam com a venda de passagens disponível.

Acidente aéreo deixou 62 mortos

Em 9 de agosto deste ano, um ATR-72 da Voepass caiu no município de Vinhedo (SP). O avião partiu de Cascavel (RS) e ia em direção ao aeroporto de Guarulhos. O acidente vitimou 62 pessoas, entre passageiros e tripulantes.


O acidente aéreo de Vinhedo é o 5° maior da história do país (Foto: reprodução/Nelson Almeida/AFP/Getty Images Embed)


Desde então, foram muitos pedidos de cancelamento e reembolso feitos por medo de um novo acidente e falta de segurança, já que ainda não se sabe o que causou a queda. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu uma nota recentemente dizendo: “O gerenciamento da segurança na aviação civil é uma atividade contínua, realizada de forma constante pelos órgãos que compõem o sistema de aviação brasileiro. Por sua vez, os operadores aéreos, entre eles a Voepass, têm de enviar constantemente dados de desempenho de sua frota à Anac, o que inclui eventuais interrupções mecânicas, indisponibilidades de aeronave ou dificuldades em serviço.

Assim, a agência promete uma árdua vigilância e monitoramento nos voos operados pela Voepass.

“Praia dos ossos”: fotos de Marjorie Estiano como Ângela Diniz são divulgadas

O próximo trabalho de Marjorie Estiano é interpretar Ângela Diniz em nova série da Max. A minissérie é inspirada no podcast Praia dos Ossos, que conta a vida e o assassinato da socialite brasileira.

Em publicação no X, a Max divulgou, nesta quinta-feira (15), fotos da atriz Marjorie Estiano caracterizada de Ângela Diniz para o início das gravações. “As gravações já começaram e eu não posso esperar pra vocês conhecerem essa história”, dizia o post.


Marjorie Estiano caracterizada de Ângela Diniz para gravações de “Praia dos Ossos” (Reprodução/X/@streammaxbr)

Praia dos Ossos

Nova série da HBO, intitulada “Praia dos Ossos”, contará sobre um assassinato que chocou todo o Brasil na década de 70. No fim do ano de 1976, Ângela Diniz, socialite brasileira, foi assassinada com 4 tiros na praia dos ossos, em Búzios (RJ). Ângela era conhecida como uma mulher à frente de seu tempo, combatendo qualquer forma de machismo que a impedisse de fazer o que queria. Se divorciou de seu primeiro marido, sendo assassinada pelo seu então namorado, que confessou o crime. Tornando-o, assim, até hoje um dos casos mais emblemáticos de feminicídio no país.

A minissérie será baseada no podcast homônimo, lançado em 2020, que se dedicou a contar sobre a história de Ângela Diniz e que foi responsável pelo reconhecimento nacional do fatídico episódio. A produção será dividida em seis episódios, e as gravações foram iniciadas nesta quinta-feira (15).

Produção e elenco

A série é escrita por Elena Soárez, e Andrucha Waddington assume a direção. Adrucha também durigiu “Sob Pressão”, série de médicos que Marjorie também protagonizou. As duas renovam a parceria, dessa vem em “Praia dos ossos”.

Marjorie Estiano lidera o time de elencos como a protagonista Ângela Diniz, o elenco ainda conta com: Emílio Dantas, Antônio Fagundes, Thiago Lacerda, Joaquim Lopes, Renata Gaspar, Thelmo Fernandes, Emílio de Mello, Pedro Nercessian e mais.

A série ainda não tem previsão de lançamento.