Sobre Gabriela Bita

Redatora no site In Magazine; Estudante de Jornalismo na Unesp; amante de moda, cultura e temas sociais

Transporte de ajuda humanitária em píer da Faixa de Gaza é retomado pela ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU), retomou, na última sexta-feira (17), o transporte da ajuda humanitária enviada à Faixa de Gaza. Os recursos chegam à costa da região através de um píer construído pelos Estados Unidos; o processo ficou interrompido por dois dias devido à intercepção dos caminhões de ajuda.

Retomada do transporte

De acordo com a CNN, o recebimento de ajuda através do píer voltou a acontecer durante um momento de crescimento da pressão sobre Israel para que seja permitida a entrada de mais ajuda humanitária ao povo da região da Faixa de Gaza. Segundo o veículo, a fome espreita o local.


Palestinos aguardam chegada de ajuda humanitária na costa da Faixa de Gaza (Foto: reprodução/Getty Images embed)


A ONU, por sua vez, diz que o transporte dos suprimentos por terra é a forma mais “viável, eficaz e eficiente” no momento para combater a crise humanitária. A organização afirma que são necessários 500 caminhões por dia para entrar em Gaza; por conta do planejamento de uma nova rota, os transportes ficaram parados por dois dias.

Distribuição de alimentos suspensa

Na última terça-feira (21), a agência da ONU para refugiados palestinos afirmou que a distribuição de alimentos em Rafah foi suspensa. A cidade fica no sul da Faixa de Gaza e a paralisação ocorreu devido a falta de suprimentos e segurança.

Os ataques de Israel nos extremos norte e sul de Gaza neste mês restringiu de forma drástica o fluxo de ajuda à região, levando ao aumento do risco de fome no território palestino. Centenas de milhares de pessoas saíram em êxodo de suas moradias.


Refugiados de Rafah em acampamento (Foto: reprodução/Getty Images embed)


O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, em uma coletiva em Genebra, para que Israel permitisse a entrada de auxílio no território, uma vez que o povo corre risco de fome. A passagem de fronteira de Rafah situada entre Gaza e o Egito foi fechada por Israel no dia 7 de maio, com isso, ficou impedido o recebimento de auxílio humanitário e a entrada e saída de pessoas.

Alunos de Harvard são impedidos de receber diploma após protesto pró- Palestina

13 alunos que participaram de um protesto pró- Palestina foram impedidos de receberem seus diplomas de formatura pela Universidade de Harvard, de acordo com a CNN. A medida anunciada pela instituição nesta semana resultou em críticas por parte dos alunos.

Nas últimas semanas, ondas de protestos em solidariedade ao povo palestino se espalharam pelos campi de universidades ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, segundo cobertura feita pela CNN, vários manifestantes foram presos e sofreram violência tanto de grupos contrários à manifestação quanto das forças de segurança pública.


Acampamento pró-palestina no campus da Universidade de Harvard (Foto: reprodução/Getty Images embed)


Sem formatura para os manifestantes

Nesta quinta-feira (23), durante a cerimônia de formatura, os alunos de Harvard manifestaram contra a decisão da Universidade de não permitir que os estudantes que protestaram a favor da Palestina se formem. Apesar da movimentação, o conselho de direção da instituição rejeitou a recomendação dos membros da faculdade para permitir a graduação dos jovens.


Estudantes protestam à favor do povo palestino em Harvard (Foto: reprodução/Getty Images embed)


Harvard emitiu uma nota em que alega que os alunos não estão em uma “boa situação” na universidade ou que estão enfrentando ações disciplinares e, portanto, são inelegíveis para receberem os diplomas. Segundo a CNN, a universidade não esclareceu quantos são os alunos que enfrentam as ações disciplinares.

Tentativa de acordo

De acordo com o veículo, os estudantes tentariam realizar um acordo com Harvard ainda no início da semana e a própria universidade havia dito que reverteria as suspensões. Mais de 20 alunos estavam nessa lista e seria ofertada leniência a 60 alunos que passam por ações disciplinares, segundo a instituição.


Protesto em Harvard logo após Israel ordenar a evacuação da Faixa de Gaza em outubro de 2023 (Foto: reprodução/Getty Images embed)


O acampamento pró-palestino permaneceu montado no campus por quase três semanas e foi desmontado no final de abril. O pedido dos manifestantes, segundo a CNN, era de que a universidade investisse menos em organizações israelenses e aplicasse os recursos nos interesses palestinos.

Saiba por que Rita Lee comemorava seu aniversário em 22 de maio

Nesta quarta-feira (22), os católicos comemoram o dia de Santa Rita de Cássia. A cantora Rita Lee era uma das devotas da santa e, por isso, passou a celebrar seu aniversário em 22 de maio em vez de 31 de dezembro, quando nasceu.

Um dia só seu

Em entrevista para o Fantástico, em 2020, Rita contou que por ter nascido em 31 de dezembro nunca havia tido uma festa só para ela, pois a comemoração era unificada às celebrações de final de ano. Ela diz à Renata Ceribelli que escolheu 22 de maio para ser o dia do seu aniversário, ter uma festa única e celebrar com Santa Rita de Cássia.


Rita Lee durante apresentação
(Foto: reprodução/J. F. Diório/Estadão Conteúdo)

Na ocasião, a jornalista comentou que Rita era a primeira pessoa que ela conhecia que havia adiantado o aniversário. Em resposta, a cantora afirmou que gostava e respeitava suas “rugas” e que elas eram “cicatrizes da vida“.

Praça Rita Lee

De acordo com o CNN, foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo o projeto de lei que dá o nome da cantora a uma praça no interior do Parque Ibirapuera. O vereador e presidente da Câmara, Milton Leite, afirma que o nome de Rita está, agora, eternizado no parque. O projeto deve ser, ainda, sancionado por Ricardo Nunes, prefeito da cidade, para que passe a valer.


Parque Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo
(Foto: reprodução/Gabriela Portilho/Unsplash)

Leite relembra o velório de Rita no parque e o luto oficial de três dias decretado pela cidade. Para o vereador, a cantora “sempre merecia muito mais”, o que levou a aprovação do projeto. Na proposta inicial de Luna Zaratini, o objetivo era de alterar o nome do parque, mas chegou-se ao consenso de que a Praça da Paz, no centro do Ibirapuera, passará a ter o nome de Rita Lee.

Sean “Diddy” Combs é processado por drogar e agredir sexualmente ex-modelo

O rapper Sean Combs, conhecido como Diddy, recebeu um sexto processo por agressão sexual. Segundo o TMZ, Crystal McKinney acusa o empresário de drogá-la e agredi-la sexualmente após tentar seduzir a modelo com promessas de ascensão em sua carreira.

Promessas vazias

No processo obtido pelo TMZ, Crystal conta que conheceu Diddy em 2003, quando tinha 22 anos, durante a Men Fashion Week, em Nova York. Após se conhecerem, o rapper convidou a modelo para ir até seu estúdio e lá ela ingeriu uma bebida que, segundo seus relatos, continha substâncias ilícitas.

A modelo comenta que a droga era “muito forte” e que se sentiu “leve“, após a ingestão. Em seguida, ela relembra que Diddy a chamou para ir até o banheiro e tentou forçar uma relação sexual entre os dois. De acordo com Crystal, o rapper implorou para que ela o beijasse e empurrou a cabeça da modelo em direção a sua pelve para que ela fizesse sexo oral.


Sean “Diddy” Combs durante show (Foto: reprodução/Getty Image embed)


A ex-modelo diz que negou realizar o ato, mas que o artista continuou a segurar sua cabeça e a forçou. Crystal comenta após o momento lembra apenas de acordar em um taxi e perceber que havia sido violentada sexualmente. Segundo o TMZ, não é esclarecido no processo se a violência se refere apenas ao sexo oral ou se houveram mais agressões enquanto a jovem estava desacordada.

Sexto processo em seis meses

Crystal comenta que após o incidente ela foi desligada da indústria da moda, entrou em depressão e tentou suicídio em 2004. A ex-modelo disse que após ver as demais acusações contra Diddy, ela soube que tinha uma “obrigação moral” de também ir a público e dar entrada em seu processo.


Sean “Diddy” em performance no Yardfest da Universidade de Howard (Foto: reprodução/Getty Image embed)


O caso de Cassie Ventura foi o que mais influenciou Crystal a ter a mesma atitude. Cassie processou Diddy em 2023 por estupro e, logo em seguida, quatro outras mulheres fizeram o mesmo, diz o jornal britânico Mirror. Segundo o veículo, o rapper negou inicialmente as acusações, porém um vídeo publicado recentemente mostra o artista agredindo Cassie fisicamente.

Vincent Cassel e Narah Baptista posam juntos no Festival de Cannes

Nesta terça-feira (21), o casal Vincent Cassel e Narah Baptista cruzaram juntos o tapete vermelho do Festival de Cannes, na França. O ator já havia passado pelo local na última segunda-feira (20) na companhia dos colegas de elenco do filme “The Shrouds”.

Elegância em Cannes

Narah escolheu um vestido longo, preto e com aplicações em formato de flores para sua estreia no tapete do festival. Cassel, por sua vez, vestiu um terno azul-marinho com lapela preta.


Vincent Cassel e Narah Baptista no tapete vermelho do Festival de Cannes (Foto: reprodução/Getty Image embed)


Outra personalidade brasileira que ganhou os holofotes em Cannes foi Marina Ruy Barbosa. A atriz também esteve presente na exibição do longa estrelado por Cassel e utilizou um vestido Gucci, com uma longa cauda decorada em plumas. Além desse modelo, Marina foi muito elogiada pelo look usado no domingo (19), um vestido de alta costura dourado assinado por Miss Sohee.

Casal apaixonado

O relacionamento do ator com a modelo teve início em 2022. Ambos já foram vistos várias vezes nas praias do Rio de Janeiro; Cassel é fluente em português e tem uma residência fixa na cidade do Cristo Redentor.

Narah é brasileira e australiana; a modelo morou com a mãe na Austrália por oito anos e, em 2020, concorreu ao Miss Austrália. Agenciada pela Elite Models, ela ficou em Top 15 na competição.


Narah e Vincent no Rio de Janeiro (Foto: reprodução/Instagram/@narahbaptista)

Nas redes sociais, os internautas acompanham os comentários apaixonados que o casal faz um para o outro. Desde que o relacionamento se tornou público, o ator publica mensagens como “Você é tudo e mais” e “Não me canso de você, Narinha“, com frequência nas postagens da namorada.

Ministro ucraniano acusa militares russos de impedirem saída de civis de Vovchansk

O ministro do Interior da Ucrânia comentou nesta quinta-feira (16), que os militares russos não estão permitindo que os civis saiam da cidade de Vovchansk. O município fica localizado na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia.

Segundo o CNN, Ihor Klymenko afirmou que a Polícia Nacional da região começou uma investigação criminal “sobre a violação das regras e costumes de guerra“. O ministro disse também que, apesar dos intensos combates na região, as equipes policiais continuam a trabalhar para garantir a desocupação das pessoas.

Cenário de guerra

Vovchansk fica a 60 km de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana. A primeira, tem sido palco de intensas batalhas, principalmente em regiões próximas à fronteira. De acordo com o CNN, a Rússia tem investido em esforços para se aprofundar cada vez mais no território da Ucrânia.


Ataques russos em Kharkiv (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


O chef de patrulha do Departamento de Polícia de Vovchansk, Oleksii Kharkviskyi, publicou em seu Facebook, nesta quinta, que é perigoso permanecer na cidade e que a desocupação da região ainda está em andamento.

Oleh Syniehubov, chefe da administração militar regional de Kharkiv, reforçou que a remoção dos civis está sendo realizada, mas que cinco pessoas foram feridas após as forças militares russas utilizaram munições cluster para atacar uma aldeia em Vovchansk.

Interesse russo

Segundo Volodymyr Zelensky, Kharkiv é o segundo principal objetivo do exército russo, ficando atrás apenas da capital ucraniana, Kiev. De acordo com o CNN, esse interesse se deve ao fato da cidade ser um importante polo industrial para a região, abrigando fábricas de tanques, trens, máquinas industriais e outros produtos.


Kharkiv antes da guerra entre Ucrânia e Rússia (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


Além de ser um grande centro cultural, com mais de 60 universidades e 150 mil estudantes (antes da guerra), Kharkiv possuia uma instalação de pesquisa nuclear com um reator nuclear experimental utilizado para pesquisa e produção de isótopos para uso médico, de acordo com a Agência de Energia Nuclear da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Mortalidade em pacientes de câncer raro pode ser prevista com ajuda de marcador proteico

Patologistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) publicaram um trabalho no periódico “Frontiers in Immunology” que demonstra que uma molécula de uma proteína sintetizada por células tumorais pode auxiliar a prever a evolução clínica do paciente com câncer.

A molécula em questão é a mesotelina, produzida por células tumorais do mesotelioma. Segundo o estudo, a proteína poderia ser também um potencial alvo terapêutico para a doença. Para Vera Luiza, uma das autoras do artigo, ao inibir a mesotelina os pesquisadores perceberam que é possível conter o crescimento tumoral a partir da diminuição da proliferação celular.

Mesotelioma pleural

O desenvolvimento da doença acontece principalmente quando o organismo é exposto com frequência ao amianto (asbesto). Suas fibras destroem as células mesoteliais da membrana que reveste o pulmão, a pleura e, a partir da ação conjunta entre as células dessa camada e as células de defesa do sistema imunológico (os macrófagos), o câncer se desenvolve.


O amianto era utilizado, principalmente, em produtos de construção (Foto: reprodução/Selim Arda Eryilmaz/Unsplash)

Segundo a equipe de pesquisadores, a doença não costuma se manifestar até após dos 50 anos de idade. Além disso, ela acomete mais homens do que mulheres, especialmente aqueles que trabalham ou já trabalharam em empresas que faziam/fazem o uso do asbestos em caixas d´água, telhas e pisos.

Vera Luiza comenta que o tumor tem implicações jurídicas também, pois ao receber um laudo de mesotelioma maligno, além de auxiliar os médicos que estão cuidando do caso, o paciente possui uma fundamentação para a abertura de um possível processo trabalhista.

Atuação da mesotelina

Os cientistas mostraram que a mesotelina remodela a matriz imunológica do microambiente tumoral. A proteína aumenta a produção de colágeno tipo I e recruta diferentes células do sistema imunológico, o que resulta no estabelecimento de uma barreira antitumoral, que inibe a migração das células malignas e restaura o cenário imunológico do paciente, explica Capelozzi. Com essa ação, há a diminuição do risco de morte dos afetados pela doença.

Anitta foi procurada por Rodrigo Pacheco após fazer crítica ao Congresso

Após criticar a postura do Congresso Brasileiro em relação à tragédia no Rio Grande do Sul, a cantora Anitta comentou, nesta quarta-feira (15), que foi procurada por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, para conversarem sobre a questão.

Cobrança ao Congresso

No dia 10 de maio, Anitta fez uma publicação em suas redes sociais na qual critica a posição do Congresso Brasileiro perante a tragédia que ocorre no Rio Grande do Sul. No vídeo a cantora conta, em inglês, sobre o cenário atual do estado sulista e contextualiza com o movimento existente no Congresso para acabar com as políticas de proteção da natureza.


Anitta no evento “Power of Women” da revista Variety (Foto: reprodução/Instagram/@anitta)

Anitta diz que é hora da população defender o Brasil “contra essa gente“. Ela faz um apelo para que as pessoas continuem ajudando as vítimas e “dar um basta” na destruição da natureza, pois, caso contrário, os brasileiros ainda enfrentarão “coisa muito pior” em um futuro próximo.

Ligação de Pacheco

Na tarde desta quarta (15), a cantora contou para o público que recebeu uma ligação de Rodrigo Pacheco. Em seu vídeo, ela cobrou uma ação do presidente do Senado e também de Arthur Lira, porém disse que este não a respondeu. Segundo Anitta, Pacheco se colocou à disposição para conversarem sobre o assunto e ela confirmou seu interesse no diálogo.

A cantora afirmou que está em busca de um espaço em sua agenda para marcar o encontro com o político e declarou que, apesar de não fazer parte desse meio, acredita na importância de ser uma forma de solicitar ações dos parlamentares, e espera que eles consigam fazer algo em conjunto.


Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante assembléia (Foto: reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado)

Anitta diz ter ficado agradecida com o contato de Pacheco. “Sinto que todos nós fomos ouvidos um pouquinho“, comenta ela aos seus seguidores. A cantora ressaltou que a voz do povo é algo muito importante e que a situação vivenciada no Rio Grande do Sul não deve deixar de ser debatida.

David Copperfield é acusado de assédio sexual por 16 mulheres

O mágico e ilusionista estadunidense David Copperfield foi acusado de assédio e má conduta sexual por 16 mulheres. Uma reportagem, na qual as vítimas contam suas histórias, foi publicada pelo jornal The Guardian nesta quarta-feira (15).

Múltiplas acusações

A publicação do veículo relata uma série de acusações contra Copperfield feitas ao longo de quatro décadas, de 1980 a 2014. De acordo com a reportagem, metade das vítimas eram menores de idade na época em que foram violentadas e, na maioria dos casos, as jovens foram escolhidas para participarem do espetáculo do ilusionista.

Após realizar investigações no território norte-americano e colher informações de mais de cem pessoas, o The Guardian teve acesse a documento oficiais de tribunais e investigações policiais. Neles, foram descobertas as acusações mais graves contra Copperfield, de três mulheres que dizem terem sido drogadas pelo mágico antes de terem relação sexual, o que lhes impediu um completo consentimento da ação.


David Copperfield em uma das noites de suas apresentações (Foto: reprodução/Instagram/@copperfield)

Uma das mulheres que acusou o ilusionista de drogá-la é uma modelo, que diz também ter sido agredida por ele na época, quando tinha 17 anos, expõe o The Guardian. Outra jovem relatou ter sido estuprada por Copperfield na ilha particular do mágico. Em resposta, ele a acusou de tentar extorqui-lo.

Diversas outras mulheres, de acordo com o veículo, expuseram que o ilusionista as apalpava quando eram escolhidas para participarem dos shows. Também foi comentado pelas vítimas que Copperfield prometeu ajudá-las em suas carreiras de modelo e/ou no entretenimento.

Negação

A defesa de Copperfield nega todas as acusações. Seus advogados afirmaram que o ilusionista “nunca, jamais agiu de forma inadequada com ninguém, muito menos com menores de idade”. Alguns dos ex-assistentes do mágico também disseram que ele tinha interesse em garotas mais jovens e que estava sempre interagindo com elas durante suas apresentações.

Cíntia Dicker troca Cannes por evento beneficente em prol do Rio Grande do Sul

A modelo Cíntia Dicker esteve presente no desfile beneficente em prol do Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (14). A ação foi desenvolvida pelo evento “Pulsar”, que é promovido pelo grupo Arezzo&Co.


Cíntia Dicker desfila em prol do Rio Grande do Sul (Foto: reprodução/Tomzé Fonseca/Agnews)

Cíntia é gaúcha e possui familiares nas regiões afetadas pela catástrofe climática vivenciada pelo estado. De viagem marcada para participar do Festival de Cannes, na França, a jovem trocou o tapete vermelho da premiação para desfilar na passarela montada na Bienal de SP.

Mãe do Rio Grande do Sul

Durante o programa “Domingão do Huck”, transmitido no último domingo (12), Cíntia se emocionou ao falar da situação de sua família em meio à catástrofe enfrentada pelo estado sulista. A jovem, que é natural de Campo Belo, comentou que sua tia forneceu abrigo em sua casa para diversas pessoas desamparadas.


Cíntia se emociona ao falar sobre sua cidade natal (Foto: reprodução/Gshow/Globoplay)

O Brasil virou uma grande mãe para o Rio Grande do Sul“, disse a modelo. Cíntia incentivou todos a ajudarem da maneira como for possível e foi elogiada pelo esposo, Pedro Scooby, por sua atuação na arrecadação e organização de doações para o estado.

Solidariedade no Pulsar

A terceira edição do evento contou com ações solidárias para a reestruturação do polo calçadista do Rio Grande do Sul. O grupo Arezzo&Co anunciou, segundo a FFW, a adesão de seus parceiros ao Movimento Próximos Passos RS, um fundo de assistência liderado pela própria organização em união às associações Abicalçados Assintecal e CICB.

Luciana Wodzik, CEO da Business Unit de Calçados e Acessórios da Arezzo&Co, disse ao FFW que é necessária a otimização dos recursos e a ampliação do impacto positivo das organizações. “Colaboração é a palavra-chave neste momento“, afirma.


2ª edição do evento Pulsar, ocorrida em 2023, no pavilhão da Bienal de SP (Foto: reprodução/Instagram/@eventopulsar)

Além do movimento e da realização do desfile beneficente, há pontos de arrecadações de itens de necessidade básica por todo o evento, que acontece entre 14 e 17 de maio. De acordo com o veículo, as doações serão destinadas à prefeitura da cidade de Campo Bom.