Camarões ganha do Brasil de 1 a 0, porém está eliminada da Copa do Mundo

Na última terça-feira (2), a seleção brasileira jogou contra Camarões pela fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, no Lusail Stadium. O técnico Tite escolheu entrar com o elenco todo reserva por conta da classificação adiantada, inclusive o goleiro Ederson teve a sua oportunidade de estrear no Mundial. A última partida da fase de grupos era a oportunidade da seleção camaronesa conquistar uma vaga no mata-mata, porém eles dependiam do resultado do jogo da Suíça contra a Sérvia.

As duas equipes proporcionaram um primeiro tempo morno, com algumas chances de gol para ambos os lados, porém todas sem sucesso. Os primeiros 45 minutos teve 15 faltas ao total, acumulando 5 cartões, 3 para Camarões e uma para o Brasil. Aos 13 minutos, Daniel Alves cruza na área e Gabriel Martinelli cabeceia, e o goleiro camaronês defende. Com um bom cruzamento pela esquerda, Mbeumo cabeceia para o chão e Ederson faz uma linda defesa, salvando o Brasil de um possível gol.

Na segunda parte do jogo, Alex Telles cai no chão após uma dividida no ar, aos 5 minutos ele é substituído e Marquinhos entra no lugar do lateral. Esse é o quarto jogador brasileiro lesionado, dentre os quatro, três são laterais. Aos 11’, após um escanteio para o Brasil, Militão domina na entrada da área, chuta e o goleiro defende. Com a seleção brasileira dominando o segundo tempo, possuindo 62% a 38% de posse de bola. Aos 47′, Boubakar recebe um cruzamento pela direita e abre o placa para Camarões. Após o gol, o camisa 10 da seleção camaronesa levou o segundo amarelo por tirar a camisa na comemoração e foi expulso. Já no final dos acrécimos, Bruno Guimarães recebe um cruzamento e pega mal na bola, perdendo a última chance do empate.


Boubakar comemorando o gol (Foto: Reprodução/Instagram)


Ao fim do jogo, Camarões ganha do Brasil de 1 a 0 e não se classifica para as oitavas de final do Mundial, e o Grupo G ficou assim: Brasil em primeiro lugar com 6 pontos, Suíça em segundo, também com 6 pontos, Camarões em terceiro com 4 pontos e a Sérvia em quarto com 1 ponto. O próximo jogo do Brasil será na segunda-feira (5), às 16h (de Brasília) no Estádio 974, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.

Foto Destaque: Fim da partida, jogadores de ambas as equipes abalados. Reprodução/Reuters

Inglaterra goleia País de Gales e passa para as oitavas de final da Copa do Mundo

Nesta terça-feira (29), País de Gales e Inglaterra se enfrentaram pela 3° rodada da fase de grupos, jogo que determinava a classificação de uma das equipes. O time do técnico Gareth Southgate, foi escalado com jogadores que não tinham sido titulares, como: Rashford atacando pela esquerda, Foden pela direita, Jordan Henderson no meio e Walker na lateral direita. Esses jogadores eram pedidos pelos torcedores.

Ambas as equipes protagonizaram um primeiro tempo morno, com superioridade da Inglaterra na posse bola, com 75% a 25% e com muitas faltas, totalizando 12, 6 para cada lado. O English Team, teve uma chance no início da partida, com o Rashford, porém o goleiro de Gales defendeu. Aos 37 minutos em uma bonita troca de passes da seleção inglesa, Phil Foden chutou para fora, e aos 38’ Marcus Rashford tenta de bicicleta, porém sem sucesso.

O segundo tempo começou mais agitado. Aos 5 minutos, após uma jogada individual de Foden, Marcus Rashford abre o placar com uma linda cobrança de falta. Logo em seguida aos 6’, a zaga de País de Gales comete um erro, Harry Kane recupera a bola e passa para Phil Foden converter o segundo gol da Inglaterra. Em uma jogada pelo meio, Kalvin Phillips passa a bola para Rashford que dribla o zagueiro e marca o terceiro da Inglaterra aos 23 minutos. Dessa forma terminando 3 a 0 para a Inglaterra.


Rashford comemorando seu gol (Foto: Reprodução/Instagram)


Terminado o primeiro dia de jogos da terceira rodada da Copa do Mundo do 2022, e após os dois jogos da tarde, o Grupo B ficou assim: Inglaterra em primeiro lugar com 7 pontos, Estados Unidos em segundo com 5 pontos, Irã em terceiro com 3 pontos e País de Gales com 1 ponto. A seleção inglesa jogará contra o Senegal no dia 4 de dezembro às 16 horas (de Brasília).

Foto Destaque: Elenco da Inglaterra comemorando. Reprodução/Instagram

Treinador da Argentina fala sobre partida contra Polônia e sobre torcer pelo Brasil

Nesta terça-feira, Lionel Scaloni esteve em uma entrevista coletiva, na véspera do jogo decisivo contra a Polônia, que ocorrerá no estádio 974 às 16h (horário de Brasília), partida que define a vaga no Grupo C. Scaloni garantiu que o time titular da Argentina será definido horas antes da decisão, e evitou projetar qualquer adversário para as oitavas de final – a Argentina poderá encarar a França, responsável por tirar a bicampeã mundial na mesma fase na última Copa do Mundo, na Rússia.

“Primeiro temos que passar. Depois veremos e pensamos em quem enfrentar. Sem menosprezar ou faltar com respeito a qualquer adversário, mas temos um caminho a seguir e tentar passar primeiro, depois veremos. Não estamos em condições de projetar isso”, afirmou o treinador.


Lionel Scaloni (Foto: Reprodução/Reuters)


O técnico argentino foi questionado sobre a vaga antecipada do Brasil, que venceu os dois primeiros jogos da fase de grupos e já está garantida nas oitavas de final. Scaloni se mostrou alegre.

Sobre o Brasil, sou sul-americano e estou feliz que o Brasil passe. Sou fã número 1 do futebol sul-americano, tenho amigos brasileiros, e se não for a Argentina, prefiro que ganhe um sul-americano. Quem pensa o contrário está equivocado. Eles fizeram um bom trabalho e dou os parabéns pelas duas vitórias.”, respondeu Scaloni.

O treinador argentino foi questionado se a partida contra a Polônia será a mais importante de sua carreira como técnico, ele amenizou:

creio que sempre o mais importante seja o que estamos por jogar. É nossa filosofia, minha em particular. O mais importante é o que estar por jogar. O que passou, passou”, disse Lionel Scaloni.

Com uma derrota para Arábia Saudita e uma vitória sobre o México, a Argentina está na segunda colocação do Grupo C com 3 pontos, e se classifica com uma vitória. Se por acaso empatar com a Polônia, terá que torcer para que a Arábia Saudita não vença o México, ou que o México não vença por quatro ou mais gols de diferença. Se perder, Lionel Scaloni e sua seleção estarão eliminados do Mundial do Catar.

Foto Destaque: Lionel Scaloni em entrevista coletiva. Reprodução/Reuters

Camarões e Sérvia empatam e protagonizam uma linda partida

Na manhã da última segunda-feira (28), Camarões e Sérvia se enfrentaram pelo Grupo G da Copa do Mundo no Catar. A partida aconteceu no Al Janoub Stadium, que tem capacidade para mais de 44 mil pessoas, e terminou em 3 a 3, rendendo muitas emoções em todos os 90 minutos de jogo, fora os acréscimos.

Logo no início de partida, Aleksandar Mitrovic teve duas chances, a primeira a bola bateu forte na trave, e a segunda foi para fora.  Aos 29 com um escanteio, Castelleto, na segunda trave, marca para Camarões. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Pavlovic empata para a sérvia, após uma cobrança de falta na intermediária e um lindo toque de cabeça. Posteriormente ao empate, Sergej Milinkovic-Savic faz o segundo da Sérvia, virando a partida.


Sergej Milinkovic-Savic (Foto: Reprodução/Instagram)


No segundo tempo os times voltaram dispostos a continuar a ótima partida. Com 8 minutos, a Sérvia, com uma troca de passes que confundiu a defesa de Camarões, marca o seu terceiro gol com Aleksandar Mitrovic. Momentos depois do gol, Aboubakar entra no lugar do Catelleto, jogador que marcou o primeiro gol para Camarões. O camisa 10 de Camarões entrou na partida e a mudou completamente. Aos 18 minutos, Aboubakar converte um lindo gol de cavadinha, que primeiramente foi anulado e depois validado. 3 minutos depois, em uma linda jogada do camisa 10, Vicent Aboubakar da o passe para Choupo-Moting marcar, convertendo o terceiro e último gol da partida.


Aboubakar (Foto: Reprodução/Instagram)


Com esse empate recheado de gols, o Grupo G fica assim: Brasil em primeiro lugar somando 3 pontos, Suíça em segundo, também com 3 pontos, Camarões ficou em terceiro com 1 ponto e Sérvia em quarto, também com 1 ponto. Brasil e Suíça se enfrentam hoje às 13h (pelo horário de Brasília) para definir como ficará o grupo após a segunda e penúltima rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. A última partida de Camarões será contra a seleção brasileira no dia 2 às 16h de Brasília.

Foto Destaque: Elenco de Camarões comemorando gol. Reprodução/Instagram

Jogadores serão penalizados se utilizarem a braçadeira de capitão “One Love”

A braçadeira de capitão escrita com a frase “One Love” e que possui um coração com as cores do arco íris, não poderá ser utilizada durante a Copa do Mundo do Catar. A Fifa se pronunciou contra os jogadores que utilizarem essa braçadeira e disse que iria penalizar os jogadores.

Capitães como: Harry Kane, da Inglaterra, e Gareth Bale, de País de Gales, tinham planejado usar a braçadeira durante as partidas do Mundial, com o objetivo de promover a diversidade, inclusão e os direitos da comunidade LGBTQIA+ no futebol.

Porém a intenção desses, e de outros jogadores, de participar dessa campanha foi interrompida pela ameaça da Fifa de que iria punir os jogadores com um cartão amarelo.

A homossexualidade é ilegal no Catar, onde as relações entre pessoas do mesmo sexo e a sua promoção são penalizadas, um dos motivos para as duras críticas sobre a realização da Copa do Mundo no país árabe.

“Ser gay é ‘haram’, ou seja, é algo proibido, e um dano mental. Tolerância? Não. No Catar, nem todos os torcedores são bem-vindos”, disse Khalid Salman, embaixador da Copa do Mundo.


Khalid Salman (Foto: Reprodução/Catar)


Em setembro foi anunciado que os capitães de 10 países europeus: Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Noruega, Suécia e Holanda, usariam a braçadeira “One Love” nas partidas da Liga das Nações, competição europeia, e na Copa do Mundo.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se pronunciou em defesa do país-sede, acusando o Ocidente de “hipocrisia”. Na Copa do Mundo 2022, nenhum torcedor ou delegação poderá utilizar bandeiras ou objetos que apoiem a comunidade LGBTQIA+.

As duras críticas sobre a realização da Copa do Mundo no Catar são feitas desde a sua anunciação em 2011, onde foram feitos protestos e pronunciações de delegações sobre serem contra a realização do Mundial no Catar. Essas críticas são feitas por conta das leis e tradições. Leis que são contra homossexuais e tradições machistas.

Foto Destaque: Braçadeira “One Love”. Reprodução/Instagram

Alexandre Kalil diz que conselho está irregular e é contra a SAF no Galo

Personagem central na reunião do Conselho do Atlético-MG, reunião que aprovou a revogação do nome de Elias Kalil no futuro estádio, Alexandre Kalil prevê um processo judicial que o poderá afetar o clube em uma possível venda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Galo.

O processo seria motivado por uma suposta irregularidade na eleição de 150 conselheiros do Atlético, em agosto passado. Claudio Freitas Utsh, um dos conselheiros do clube, denunciou que alguns dos eleitos não cumprem a exigência de possuir dois anos como associados do clube para poderem se candidatar.

“Vai ser muito difícil o Atlético andar com tudo sub judice. O Conselho é irregular, está completamente irregular, numa hora que precisamos de união está ai tudo embananado para fazer confraria de bons amigos. Isso nunca deu certo.”, disse Alexandre Kalil.


Alexandre Kalil (Foto:Reprodução/GazetadoPovo)


O processo de criação da SAF do Galo possui alguns defensores como: Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato salvador (os mecenas do clube), além do presidente Sérgio Coelho.

Kalil não enxerga a SAF como uma solução para o Atlético e questiona os motivos da venda do Diamond Mall, shopping que o clube mineiro detinha porcentagem significativa, efetuada em agosto, pelo valor de R$340 milhões. Quantia essa que será utilizada para pagar parte da dívida bilionária do clube.

“Outra coisa, qual SAF que deu certo no Brasil? Se a SAF tira a dívida do Atlético e separa para pagar em 30 anos, para que vender o shopping para pagar dívida se ela vai ser renegociada em 30 anos? Tem que explicar muita coisa.”, indagou Kalil.

Vale lembra que, há alguns meses, Kalil tinha voltado para a sede do Atlético-MG, onde esteve em uma reunião com representantes da diretoria e foi informado sobre o processo de venda dos 49,9% do Diamond Mall, que seria utilizado para abater dívidas onerosas, e saiu do encontro com o voto “sim”.

Foto Destaque: Escudo do Atlético-MG. Reprodução/Twitter

Após pancada no rosto, goleiro do Irã tem suspeita de concussão

Na manhã desta segunda-feira (21), ocorreu a segunda partida da Copa do Mundo 2022, entre Inglaterra e Irã. Aos 8 minutos do primeiro tempo, houve uma pancada entre o goleiro iraniano Beiranvad e o zagueiro iraniano Hosseini, onde atingiu o nariz e o rosto do goleiro. Com sangramento nasal, Beiranvad foi atendido no campo por quase 10 minutos e voltou a jogar, porém após alguns segundos ele pediu para ser substituído.

Segundo informações divulgadas pela própria Fifa, o goleiro de30 anos pode ter sofrido uma concussão em função de um traumatismo craniano, porém novos exames terão que ser realizados para a comprovação do diagnóstico. Concussão cerebral é uma lesão no encéfalo (cérebro, cerebelo e outras estruturas), causada por um choque forte na cabeça. 


Imagem de um encéfalo ( Foto: Reprodução/UOL)


A concussão é um problema bastante presente nos esportes de contato, como o futebol, em que os choques entre jogadores, como ocorreu nessa partida, de cabeceios na bola ou do jogador com a trave podem ser os causadores de traumatismos. No dia a dia, fora do esporte, acidentes e simples quedas podem provocar concussões.

Sintomas

– Desmaio;

– Dor forte ou crescente na cabeça;

– Convulsão ou algum outro tipo de epilepsia;

-Visão dupla;

– Vômito;

– Falta de coordenação motora;

– Fraqueza ou formigamento nos braços e pernas;

– Dor muito forte no pescoço.

O coordenador médico geral da Copa do Mundo de 2014, Luís Fernando Correia, que foi responsável por todo protocolo médico executado na competição, listou alguns sinais de alerta.

“Cair e ficar sem se mexer por dois segundos após o choque é um deles. Falta de coordenação motora quando o jogador pare desequilibrado também. Pode também acontecer uma crise epilética, além de postura tônica, quando os membros superiores parecerem contraídos. Queda sem proteção, quando o jogador não se protege na queda. Ou quando jogador está desperto, mas com olhar vago”, disse Luís Fernando.

Diagnóstico

Luís Fernando explica que, as primeiras 72 horas após uma lesão na cabeça são abordadas em oito etapas:

“Começam com um exame clínico onde são analisadas uma série de respostas  a estímulos neurológicos, como observação e reconhecimento de uma possível lesão. Isso ainda em campo. Depois o jogador deve ser levado para fora de campo, para um local silencioso. As fases de cinca a sete acontecem após a partida, e neste momento podem entrar os exames de imagem, como ressonância. Por fim temos a fase de retorno, que deve ser gradual e com acompanhamento.”

Retorno ao esporte

“Há uma liberação gradual para o esporte, dependendo de cada caso. É necessário acompanhamento individual, não tem uma regra geral, não em uma data fixa para voltar, não tem número de dias. Cada caso é um caso”, explica Luís Fernando.

É verdade que a Fifa implementou regras ligadas a contatos na cabeça. Os árbitros são obrigados a paralisar a partida se houver algum choque de cabeça, e não pode haver pressa na análise em campo.

Foto Destaque: Momento da colisão entre o goleiro e o zagueiro do Irã. Reprodução/Reuters. 

Estée Lauder compra a Tom Ford por US$ 2,8bi e proprietário vira bilionário

A gigante empresa de cosméticos Estée Lauder, anunciou na última terça-feira (15) a compra da marca de moda Tom Ford. O valor da compra gira em torno de US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 29 bilhões), dessa forma inserindo o seu fundador na seleta lista dos bilionários. O negócio incluiu US$ 2,3 bilhões em dinheiro e dívidas, além de US$ 300 milhões que serão pagos a partir de julho de 2025.


Logo da Estée Lauder (Foto: Reprodução/1000 Logos)


Tom Ford irá permanecer como “visionário criativo” até o fim de 2023, como foi informado no comunicado sobre o acordo. “Eu não poderia estar mais feliz com essa aquisição, já que a The Estée Lauder Companies é o lar ideal para a marca”, disse Ford. “Eles tem sido parceiros extraordinários desde o primeiro dia da criação da empresa e estou emocionado em vê-los se tornarem os administradores de luxo neste próximo capítulo da marca Tom Ford”, completou.

O acordo avalia a empresa em US$ 2,8 bilhões, incluindo US$ 250 milhões que a Estée Lauder receberá da Marcolin, marca italiana que produz óculos e que detém a licença de linha da Tom Ford.

De acordo com registros do ano de 2012, Ford possuía quase 64% da empresa e ele não parece ter vendido suas ações desde então. A Revista Forbes estima que Tom Ford, de 61 anos, irá receber cerca de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,9 bilhões) com a venda. Ele também possuí duas casas, uma no Upper East Side de Nova York, e outra em Holmby Hills, localizada em Los Angeles, que ao todo valem cerca de US$ 65 milhões. Juntando tudo, o fundado da companhia agora vale US$ 1,2 bilhão (R$ 6,4 bilhões).

O ex-proprietário não foi o único que ganhou dinheiro com a venda. A Zegna, varejista de luxo italiana, detinha 15% da empresa, que estava avaliada em US$ 345 milhões, antes dos impostos.

O antigo parceiro de negócios de Tom Ford, Domenico De Sole, era detentor de 11% da empresa. Essa porcentagem está avaliada em US$ 259 milhões. O grupo português, Grupo Americo Amorim, que foi fundado pelo “Rei da cortiça”, possuía os 10% restantes, que agora está no valor de US$ 230 milhões, antes dos impostos.

Foto Destaque: Tom Ford. Reprodução/Forbes

“História, investimentos e fortuna”: conheça um pouco sobre Elon Musk

Elon Reeve Musk, mais conhecido como Elon Musk, se tornou o homem mais rico em setembro de 2021 e se mantém no pódio desde então. Ele é o fundador da SpaceX, CEO da Tesla e se tornou a pouco tempo proprietário da rede social Twitter, fora outras três empresas que o mesmo tem participação significante: OpenAI, Neuralink e SolarCity.


Elon Musk (Foto: Reprodução/Diário de investimentos)


Musk nasceu na província de Gauteng, localizada na cidade de Pretória na África do Sul, emigrou para o Canadá e depois para os Estados Unidos, com o objetivo de cursar a faculdade. Frequentou a Queen’s University e a Universidade da Pensilvânia.

Como já foi dito, Elon Musk é CEO da Tesla, e em 2021 quando as ações da empresa aumentaram exponencialmente, o patrimônio líquido de Musk atingiu o auge com US$ 320 bilhões (cerca de R$1,69 trilhão). Dessa forma, o sul-africano ultrapassou Jeffrey Bezos e alcançou a primeira colocação no ranking dos mais ricos do mundo.

“Vou mandar uma estátua gigante do número ‘2’ ao Jeffery B., junto de uma medalha de prata”, disse Elon Musk em um e-mail que fora enviado à Forbes, após superar o dono da Amazon como a pessoa mais rica do mundo.

A fabricante de foguetes SpaceX, na qual Musk é fundador, fechou um acordo de US$ 1,4 bilhão (cerca de R$7,4 bilhões) com a Nasa em agosto, com o objetivo de fazer mais cinco missões para levar astronautas à Estação Espacial Internacional. Nesse ano, bilionário se distraiu com uma nova obsessão: o Twitter. Em abril de 2022, ele propôs a compra da rede social no valor de US$ 44 bilhões, porém o acordo só foi definitivamente fechado em outubro, após a empresa processar o executivo pela tentativa de abandono da compra. Uma semana depois, Elon Musk demitiu 50% dos funcionários do Twitter.

Fora as investidas do executivo em grandes empresas, e em suas próprias companhias, Elon Musk faz grandes doações. Em setembro de 2021, ele doou cerca de US$ 55 milhões para o Hospital Infantil de Pesquisa St. Jude, com o objetivo de estimular pesquisas de combate ao câncer. Em março do mesmo ano, Musk doou US$ 30 milhões para escolas públicas e organizações sem fins lucrativos no Vale do Rio Grande no Texas, local onde a Spacex constrói seus foguetes.

Hoje, no ano de 2022, Elon Musk possui um patrimônio líquido que gira em torno de US$ 198,6 bilhões. Mesmo perdendo muito dinheiro em suas aventuras, e as quedas do mundo financeiro, o bilionário se mantém, disparadamente, em primeiro lugar no Ranking das Pessoas Mais Ricas do Mundo.

Foto Destaque: Elon Musk. Reprodução/ Correio Braziliense

Futuro de Luis Enrique, técnico da Espanha, só será definido após a Copa do Mundo

Luis Enrique, técnico da seleção da Espanha, tem contrato até o fim da Copa do Mundo do Catar, que começa neste domingo (20). O espanhol de 52 anos assumiu a seleção espanhola durante a Copa do Mundo da Rússia em 2018, após a demissão de Julen Lopetegui. Desde então ele acumula 42 jogos, com 24 vitórias e 66% de aproveitamento, motivo que o manteve no cargo. Entretanto, o futuro após o Mundial é incerto.

Como treinador Luis Enrique tem passagens pela Roma, Celta de Vigo e Barcelona. O contrato do mesmo irá terminar logo após o Mundial do Catar e somente ao término da competição que a Federação Espanhola irá definir se o atual técnico continuará no comando da seleção.

Luis Rubiales, presidente da RFEF, contou detalhes sobre o caso em uma entrevista realizada na Ciudad del Fútbol de Las Rozas e que fora divulgado pelo Diário As.

“Tivemos uma reunião há muito tempo e chagamos a um acordo de nos prepararmos para terminar o Mundial e, no dia seguinte, que espero que seja no dia 20depois de ganhar, sentar e decidir.”, disse Luis Ruibiales. “Independente de continuar ou não, estaremos agradecidos por tê-lo como treinador, que recusou ofertas de muito mais dinheiro por querer ser treinador da seleção.”, completou.

Logo em seguida, o presidente da Federação Espanhola fez elogios ao trabalho de Luis Enrique, que fez um trabalho de renovação na seleção para o Mundial.

“Não há dúvidas de que ele se atreveu a colocar jogadores que agora são realidade, mas antes eram promessas. É uma equipe que acredita cegamente nele”, afirmou.


Selção da Espanha descendo do avião (Foto: Reprodução/Instagram)


A seleção espanhola embarcou nesta última terça-feira (15) no aeroporto de Madri com destino a cidade de Amã, capital da Jordania. A equipe disputará o seu último amistoso pré-copa na quinta-feira (17), antes de viajar para o Catar. No Mundial, a Espanha enfrenta primeiro a Costa Rica no dia 23, depois a Alemanha no dia 27 e o Japão no dia 1 de Dezembro. 

Foto Destaque: Luis Enrique do lado direito. Reprodução/REFEF