União Europeia garante 54 mil doses da vacina contra varíola

Na última segunda-feira (18), a União Europeia adquiriu 54 mil doses adicionais da vacina contra varíola dos macacos para a população, à medida que aumenta a preocupação com a doença em meio a um aumento significante. Tais doses foram desenvolvidas pela empresa de biotecnologia Bavarian Nordic.

Segundo a Comissária de Saúde Stella Kyriakides, a União Europeia apresentou aumento de quase 50% em relação a semana anterior. Mais de 7.000 casos foram relatados.


54 mil doses de vacina contra varíola foram adquiridas. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Em princípio, houve um contrato em junho para que viesse ser fornecido cerca de 110 mil doses da vacina para a União Europeia. Apesar do avanço, a Comissária de Saúde demonstrou preocupação devido aos números atuais. Para cumprir o primeiro acordo, a União Europeia entregou, até o fechamento da matéria, 25 mil a seis estados membros, segundo comunicado da própria Comissão.

É necessário acrescentar que as vacinas são entregues a países com necessidades mais especiais, quando o estado de saúde dos seus pares estão crescentes. Sendo assim, outros 27 estados da União Europeia e os países Noruega e Islândia receberão por direito as doses das vacinas contra varíola dos macacos.

É importante atentar-se aos cuidados, as transmissões da varíola dos macacos podem acontecer através de contato, seja abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. Outras vias de contaminação são contatos com materiais infectados, com roupas de cama utilizadas por pessoa contaminada.

Até terça-feira (19), alguns estados do Brasil apresentaram um pequeno aumento, no Rio de Janeiro, segundo a Secretária Estadual de Saúde, foram identificados 71 casos, e na noite desse mesmo dia a prefeitura de Jundiaí, no estado de São Paulo, divulgou que um homem de 34 anos havia sido infectado.

Foto Destaque: União Europeia garante 54 mil doses contra varíola dos macacos. Reprodução/Getty Images

 

Vacinas e medicamentos são desperdiçados em depósitos do Ministério da Saúde

Mais de 344 mil doses perdidas de vacinas contra a Covid-19 e outros medicamento foram desperdiçados em depósitos do Ministério da Saúde, acarretando em um prejuízo de R$ 243 milhões. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional dessa terça-feira (19), que voltou a exibir reportagem realizada no dia 14 de julho sobre a falta de medicamentos nas farmácias populares em várias cidades do Brasil. Segundo o JN muitos desses remédios perderam a validade.


Medicamentos são esquecidos em estoques do Ministério da Saúde (Foto: Reprodução/Conselho Nacional de Saúde)


A reportagem entrevistou Vanessa, a paciente disse ter sintomas leves da dengue, mas não havia testes nos postos para confirmar a doença. “Não sei se foi a dengue, se foi chikugunya, se foi zika porquê não fiz exame”, afirma ela.

Pode ser que o remédio de Vanessa esteja entre os milhares depositados. Foram 45 mil kits de detecção da dengue vencidos em um dos estoques do Ministério da Saúde. São aproximadamente 22 milhões de itens que perderam a validade em centros de distribuição que ficaram em São Paulo e Rio de Janeiro, sem contar os danificados.

Vacinas vencidas totalizam 3,75 milhões de doses da pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra haemophilus, influenza tipo B; outras 2,75 milhões de unidades de spray usado no tratamento de diabetes; além de 88 mil ampolas de insulina; 4,16 milhões, de unidades de bactericidas, e de medicamentos para o tratamento de Aids.

Vale lembrar que em junho de 2020 foi publicado o decreto de lei 10.388, que institui no Brasil o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares de uso humano vencidos ou em desuso, industrializados e manipulados e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores, mais conhecido como “descarte correto de medicamentos”, de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). A partir do decreto, o prazo seria de dois anos para que cidades com população acima de 500 mil habitantes deveriam contar com pontos de coleta para medicamentos vencidos.

Com informações de O GLOBO. 

 

Foto Destaque: Medicamentos vencidos são adicionados em depósitos do Ministério da Saúde. Reprodução/Revista abrale

 

 

Álcool e drogas são as principais causas para suicídios no Distrito Federal, segundo pesquisa

Dados da Universidade de Brasília revelam que casos de suicídios no Distrito Federal estão associados ao uso de álcool e “outras drogas”. A pesquisa, realizada em parceria o Instituto de criminalística de Polícia Civil do Distrito Federal, divulgou que cerca de 44% dos casos fatais contaram com o uso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias psicoativas. O estudo teve como base os casos registrados no DF entre 2005 e 2014.

Quando há uso de drogas, 70% das vítimas recorreram ao álcool antes de cometer o ato. Podendo proporcionar ao indivíduo a “coragem que lhe falta”, mudando a cognição do então consumidor. Em 2022 o Distrito Federal teve média de 14 tentativas de suicídio por dia.

O estudo identifica que dos 1.088 óbitos observados no período analisado, apenas 780 foram submetidos a exames toxicológicos. Para os pesquisadores, políticas públicas são sempre necessárias para combater o suicídio. E que todos os casos precisam passar passar pelos exames.


Estudo associa suicídios ao consumo de álcool no Distrito Federal. (Foto:Reprodução/Getty Images)


No ano de 2021, um levantamento por meio de ligações, realizado pelo Ministério da Saúde, ouviu 27.093 pessoas adultas dos 26 estados e Distrito Federal, e revelou que as cidades que mais consumiram abusadamente do álcool foram: Belo Horizonte (MG) 25,20%, Vitória (ES) 23,28%, e, Cuiabá (MT) 23,17%. De cada cinco ou mais doses de bebida, em continuação a pesquisa, o Distrito Federal aparece com 16%, de cordo com a pesquisa da Vigitel.

O sujeito que está em “excesso” tem duas vezes mais chances de cometer suicídio do que o sóbrio. A falta de juízo crítico, impulsividade, proporciona por meio das drogas, tentativas de atos violentos. Dos casos, 56% tem ligação com mistura de álcool com outra substância. No percentual apontado, a cocaína está sempre presente.

Foto Destaque: Suicídios no Distrito Federal. Reprodução/Getty Images

 

Morte de tesoureiro do PT tem inquérito concluído

O caso que aconteceu em Foz do Iguaçu no oeste do Paraná chega tem seu desfecho concluído segundo a polícia.

A polícia civil concluiu no dia de ontem quinta-feira (14), de acordo com a própria corporação inquérito do homicídio que culminou na morte do guarda Municipal Marcelo Arruda.



Morte de Tesoureiro do PT/ (Foto:Reprodução/Yahoo)

 

Marcelo Aloizio de Arruda tinha 50 anos e morreu na madrugada do último domingo dia 10 após ser baleado na sua própria festa, foi levado ao Hospital Municipal, mas, não resistiu aos ferimentos.

O fato aconteceu no estado do Paraná, o atirador também foi baleado. Apoiadores e população de um modo geral colocaram-se em questão sobre o acontecimento, isso porquê Marcelo fazia parte do grupo político PT, liderando como tesoureiro, a polícia segue investigando. O Secretário de Segurança Pública de Fiz do Iguaçu Marcos Antônio Jahnke n’outro tempo lamentou a morte do guarda municipal, tratou como Intolerância Política, porém, as circunstâncias do ato até o presente tratava – se de investigação. Na noite de domingo (dia que aconteceu) o Presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) se manifestou pedindo apuração. Marcelo deixa esposa e quatro filhos.

Marcelo Arruda foi baleado enquanto comemorava festa de aniversário, e Guaranho o Policial acusado de tal homicídio foi baleado. Já foi decretada prisão do praticante, o então policial penal federal que está internado em estado grave e a qualquer momento pode ser preso.

Ainda, nas investigações segundo a polícia 17 pessoas foram ouvidas, totalizando familiares do guarda municipal e do policial penal além dos presentes no local do crime foram assistidas. Até o fechamento da matéria, investigadores noticiaram que as câmeras de segurança das proximidades estão em avaliação, afirma polícia. 

O Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, a Delegada Chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Camila Cecconello, a Delegada da Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu, Iane Cardoso, e o Promotor de Justiça da GAECO Tiago Lisboa, devem trazer mais esclarecimentos hoje em coletiva.

Foto Destaque: Morte de Tesoureiro do PT tem inquérito concluído. Reprodução/ Yahoo.

Pode ser aberta investigação sobre médicos que fizeram aborto em criança

Governo afirma defender a vida. Criança vitima de estupro fez aborto no mês de junho por recomendação do Ministério Público, a pasta abre investigação.


Aborto criança de 11 anos. (Foto: Reprodução/Getty Images).


O fato que se deu Santa Catarina Estado do Rio Grande do Sul alarga-se, já passam dias, a investigação estão tomando novos rumos. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos intensificou para abertura de investigação do site The Intercept, este que foi juntamente com o Portal Catarinas os primeiros a informar a respeito do assunto. Interroga-se que as imagens e áudio do depoimento da criança não deveriam ser veiculados antes à justiça, o site por sua vez se defendeu afirmando que não foi informado e notificado A respeito de qualquer solicitação que envolva o site dizendo quê a reportagem respeitou a legislação brasileira, protegida pelo princípio constitucional da liberdade de imprensa. O Ministério pediu investigações e fez apresentações contra os médicos responsáveis pela realização de aborto. A criança tem 11 anos e ficou grávida após ter sido vítima de estupro em Santa Catarina.

Crimes como este acontece em diferentes partes do país, até mesmo no próprio sistema de saúde. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, Minas Gerais tem a cada semana três crimes sexuais (estupro, estupro de vulnerável, e importunação sexual). Os profissionais do órgão de segurança pontuam que as mulheres que sofrem crimes contra a dignidade sexual sentem medo, constrangimento, por vezes coagidas,  por isso, não procuram a delegacia da mulher.

Responsável pela decisão, a juíza Joana Ribeiro é alvo de investigação sigilosa no Conselho Nacional de Justiça.

A menina descobriu que estava grávida após vinte e duas semanas de gestação. Em casos que a gravidez é decorrente de estupro ou quando há risco à vida da gestante o aborto é permitido.

 

Foto Destaque: Pode ser aberta investigação sobre médicos que fizeram aborto em criança. Reprodução/Getty Images.

Após instabilidade, Twitter volta ao ar

Em diferentes países aconteceu instabilidade do Twitter, empresa se manifesta sobre. Foram cerca de uma hora a falha de acordo com relatos de usuários.


Foto destaque: Twitter/Blog Dr. Jhonatas


Nos Estados Unidos mais de 50.000 pessoas reclamaram da rede social, diz downdetector. Os usuários do Reino Unido, México e Itália registraram que a rede social não estava funcionando por volta de 9 horas, às 10 horas usuários vibram à volta, podendo acessar seu perfil.

A empresa deixou uma nota esclarecendo, no texto está escrito da seguinte forma:

“Nós sabemos que o Twitter não estar funcionando para algumas pessoas. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal. Obrigado por seguirem conosco”.

Existem especulações por parte de usuários, isso porque Elon Musk tem sido motivo de manchetes nos últimos dias. terça-feira (12) o bilionário foi processado por violação do acordo de U$ 44 bilhões para compra da rede social, segundo um documento judicial. A rede social pediu ainda um tribunal de Delaware que ordene a conclusão do negócio pelo bilionário que assim segue.

“Tendo montado um espetáculo público para colocar o Twitter em cena, e assinado um acordo de fusão favorável ao vendedor. Musk  aparentemente acredita que ele – ao contrário das outras partes sujeitas à lei contratual de Delaware – é livre para mudar de ideia, zombar da empresa, prejudicar suas operações,  destruir valor aos acionistas e ir embora”.

Já Elon Musk fez uso de sua página descrevendo o discurso como irônico.

O site responsável pelas informações (Downdetector) monitora reclamações sobre a internet e repassou que mais de 3 mil pessoas relataram o ocorrido a partir das 9 horas de hoje. Os usuários não conseguiam sequer fazer login.

 

Foto de Destaque: Twitter/ tecnoblog/ Pixabay.com

Confira técnicas para melhorar o humor e multiplicar ânimo

É dificil levantar da cama, correr ou ir a academia, mas, o exercício físico deixa a cabeça e o corpo mais leve liberando endorfina, que é o hormônio da felicidade, ela alivia as tensões e regulam as emoções. Faça algo que combine com seu jeito de viver, se possível, procure ajuda de um terapeuta.

Atitudes podem contribuir muito para melhora de seu “bem-estar”, a tendência de tomar atitudes positivas saudáveis levanta estima do indivíduo, oferecendo-lhe novas condições para lidar com os percalços da vida.


Melhoras no humor (Foto: Holgers Fotografies/Pixabay.com)


Quando desmotivado a capacidade de raciocínio fica baixa, o desânimo toma conta e todas as pessoas estão sujeitas ao esgotamento físico ou mental, que são fatires e causam mau humor, o que por desdém pode tornar parte da rotina. É necessário ter muito cuidado ao se sentir sozinho e desmotivado.

Ao sentir-se incomodado, procure um profissional  de confiança, é importante cuidar de você mesmo, independente das estações. Muitos esperam chegar o verão para fazer cooper, andar de bicicleta e/ou praticar outras atividades, porém, o ideal é constantemente manter a forma física e na mente.

É natural agir assim, pois os seres humanos são impulsivos, contudo, apesar da “mente positiva” durante período ensolarado todos os dias é tempo para a felicidade. Bem-estar pode ser proporcionado por um bom colchão, bom prato, boas conversas, risadas, um programa que goste, até mesmo o que ingere no inverno ou verão.

De acordo com o tempo, nossa imunidade pode ficar baixo, isso está mais propício no inverno, tempo frio em si, só não permita que isto seja vilão em sua vida. Lembre-se que esse período passará e com as ações advindas de todo esforço colocará você em outro nível, é o que dessa maneira explicam os psicólogos.

Foto Destaque: Paid iStock/ ixabay.com

 

Anabolizantes naturais ajudam no ganho de massa muscular

Os anabolizantes naturais são uma espécie de sonho de consumo das pessoas que querem potencializar o ganho de massa muscular sem se submeter ao uso de medicamentos e substâncias proibidas. É necessário salientar que anabolizantes naturais são substâncias que podem ser encontradas na alimentação, bem diferente das ‘bombas.

Anabolizantes são hormônios anabólicos sintéticos capazes de propiciar um ganho de massa acelerado e eficiente. Manter uma boa dieta é essencial para quem pratica musculação, principalmente, evitando que o corpo desacelere. Para melhorar o estado anabólico, certos nutrientes estimulam a produção endógena, ou seja, natural de testosterona, GH (hormônio de crescimento) e outros hormônios analógicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde.


Anabolizantes naturais (Foto: Reprodução/Pixabay.com)


Nutricionistas são quem entendem bem do assunto e listam os principais anabolizantes naturais, que você pode adicionar na sua dieta e acelerar o ganho de massa muscular. Zinco e Magnésio, composição de minerais, não só estimula a produção de testosterona, como melhora o transporte de nutrientes aos músculos. Isso porque beneficia a produção de oxído nítrico, substância vasodilatadora capaz de aumentar o fluxo sanguíneo.

O magnésio também é responsável pela contração muscular, oferecendo mais forças para os treinos. Já o Zinco, por sua vez, regula a produção de GH e está intimamente ligado a secreção do hormônio, pode ser encontrado no arroz integral, no feijão preto, amêndoas, castanhas do Pará, vegetais folhosos verde-escuros, ostras, peixes e fígado. Registre-se; alho, alho poró, cebola e cebolinha.

Nutricionistas também ressaltam a importância de adicionar a sua alimentação banana e abacaxi. Outros minerais são responsáveis por diferentes ações no corpo, o boro também é um percursor dos hormônios sexuais. As vitaminas do complexo B, como ácido pantênico participa ativamente da produção de hormônios (testosteronas), o mel, abacate, batata doce, carnes, são produtos a serem consumidos.

Foto Destaque: Reprodução/Pixabay.com

 

Nova variante do coronavírus ganha força em diferentes países

Além da Índia, vários outros países, dentre eles os Estados Unidos, o coronavírus gera mutação muito mais contagiosa diz cientistas.


(Nova variante-Foto destaque:bigstock/Gazeta do Povo)


Segundo a Associetad Press, a variante classificada como BA.2.75 pode se espalhar rapidamente, e, ultrapassar a imunidade de vacinas e infecções anteriores.

A responsável pela pesquisa não explica claramente se outras variantes como as da Ômicron e demais sejam superadas devido gravidade de novas doenças. 

A replicação da variante ômicron pode ser muito mais transmissível, os quadros infecciosos são de pequenos danos, mas que tem capacidade global de ploriferação. O mundo atenta-se no momento para a nova mutação em questão.

Dados apontam de quê quem não se vacina intensifica a disceminação do vírus. Cansaço extremo, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta (como garganta arranhando) sem tosse, sem perda de olfato ou paladar são alguns dos tipos de sintomas da ômicron, quadro que não se encaixa com a variante Delta e outras variantes.

O Conselho de Pesquisa Científica e Industrial do Instituto de Genômica e Biologia Integrariva em Nova Délhi através da cientista AP Lipi Thukral explica que a mutação aparentemente está se espalhando com maior velocidade que outras variantes na Índia. Três casos foram identificados nos Estados Unidos, dois precisamente na Costa Oeste, e um outro identificado há uma semana no país. 

Ao todo, até o fechamento da matéria dez outros países além da Índia foram detectados casos da nova variante.

Segundo a AP um surto infectou 1.400 pessoas nas últimas três semanas, com isso o centro asiático de jogos de azar de Macau fechará todos os seus cassinos por uma semana. Uma medida está sendo tomada para tentar impedir o surto. A partir de segunda-feira as pessoas não perderão sair de suas casas.

Esses são os bloqueios para tentar conter a doença na China. Xangai descobriu um caso da sub variante Ômicrom BA.5.2.1.

(Foto capa: Unsplash/ Fusion Medical Unimation)

Casos de doenças em Brumadinho

Anos após acontecimento Brumadinho apresenta precariedade na saúde.

Barragem da Vale no Córrego do Feijão anunciou quadro elevado de insegurança, que vão de doenças respiratórias a mentais.

Segundo pesquisas realizadas por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais com UFRJ durante a pandemia de COVID-19, de início a pesquisa tem como finalidade trazer um recorte da saúde do Município.

Estudo revela nível anormal de arsênio, chumbo e manganês no sangue e na urina dos adolescentes.

Na pesquisa, cientistas entrevistaram 3.080 pessoas a partir de 12 anos. 2.782 tiveram o sangue e urina coletados. Foram levantadas informações de 217 crianças (0 a 6 anos). 

Destas, 172 fizeram Exame de urina. O rompimento da barragem (Córrego da Mina do Feijão) aconteceu em 25 de janeiro, 2019.

Pesquisadores constataram que 28,9% dos adolescentes tinham arsênio total na urina acima do limite. 52,3% tinham manganês no sangue acima de 15 microgramas por litro, e 12,2% tinham níveis de chumbo no sangue superiores a 10 microgramas por decilitro.

Nos adultos 33,7% tinham níveis elevados de arsênio na urina, e 37% de manganês no sangue. Nas crianças de até 6 anos 50,6% das amostras de urina tinham pelo menos um metal acima do valor de referência, e, 41,9% um alto índice de arsênio. Córrego do Feijão, Parque da Cacheira e Pires foram os bairros mais afetados. O chumbo, um dos produtos citados não é absorvido pelo corpo humano, contudo, o dia a dia em constância interfere no processo cognitivo do indivíduo.

A próxima fase dos estudos está prevista para 2023. O coordenador-geral da pesquisa., Sérgio Peixoto, Fio Cruz-MG, e Universidade Geral do Estado de Minas Gerais que no geral a pesquisa é apenas para que se tenha um cuidado maior concernente aos sobreviventes.

Segundo ele, existem várias hipóteses. Os altos níveis de metais, o desastre de 2019, mas, o fato de a exposição não ser apenas em áreas atingidas a torna menos provável. Os anos de mineração em toda a região pode ser notável.

Os profissionais encontraram taxas de problemas respiratórios, hipertensão e doenças mentais superiores às da média da população nacional. (Pesquisa IBGE 2019). Em 25 de Janeiro 2019 houve o deslizamento, 270 pessoas não sobreviveram.

 

(Foto: Washington Alves/Reuters)