Botafogo acerta com técnico português e tem novo comandante

A procura de um técnico desde a saída de Tiago Nunes demitido desde o fim de fevereiro, o Botafogo já tem um técnico para chamar de seu, Artur Jorge que estava em Portugal reforça o time da estrela solitária.

A negociação

Artur Jorge que ainda comanda o Braga de Portugal contra o Portimonense pelo campeonato nacional. A contratação foi feita de maneira amigável entre os clubes, uma vez que o técnico tinha contrato até o meio de 2025. A multa era alta, 10 milhões de euros, mas o clube já havia se apalavrado com outro treinador Daniel Sousa do Arouca que assume o time português na próxima temporada. 

Mesmo assim John Textor, dono da SAF Alvinegra atravessou o Atlântico para conversar pessoalmente com Jorge. A cacique já havia feito movimentação parecida ao contratar Luiz Henrique em fevereiro.

A Carreira de Artur Jorge

Artur é um técnico português que teve uma atuação discreta como jogador. O zagueiro foi revelado pelo mesmo Braga e aposentou-se em 2005, atuando pelo Penafiel, também de Portugal. Saíram os calçados, mas não largou o futebol. Pegou a prancheta em 2009 e assumiu o Famalicão como técnico. Foi novamente convocado para treinar as categorias de base dos Guerreiros do milho, saindo em 2013 e assumindo duas equipes profissionais de clubes das divisões inferiores portuguesas. Eram o Tirsense e o Limianos. Sem muito sucesso, retorna às categorias de base do Braga em 2017. Recebeu a oportunidade de treinar o time principal na temporada 2019/20 em 5 jogos, foram 3 vitórias.

Foi efetivado no cargo e na temporada passada buscou e por pouco não bateu o recorde de outro conhecido dos cariocas. Jorge Jesus, em 2008/09, ficou 26 dos 48 jogos sem tomar nenhum gol. Arthur conseguiu ficar 26 dos 48, uma bela marca. O treinador é conhecido por um estilo ofensivo. Na última temporada foi o 3º colocado do campeonato português e chegou a jogar a Champions League, mas caiu em um grupo difícil com Real Madrid e Napoli onde não se classificou, na terceira posição jogou a Euro League, mas foi desclassificado no primeiro jogo do mata-mata. Atualmente ele é campeão da Taça da liga de Portugal, seu único título. Virá para o Brasil com a missão bem clara: se sair bem na Libertadores e ser campeão brasileiro.


Página do clube divulgando ingressos para a Libertadores (Reprodução/X/@Botafogo)

Artur Jorge faz sua última partida a frente do Braga nesse segunda-feira (01) e deve se apresentar ao Botafogo na terça-feira, e por respeito, os clubes não divulgaram a negociação. Na quarta, o Botafogo encara o Junior Barranquilla no primeiro jogo da fase de grupos da Libertadores, ainda com o técnico interino Fábio Matias.

Flamengo se movimenta rápido e contrata novo atacante para substituir Gabigol 

Na última segunda-feira (25), o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) suspendeu Gabigol por 2 anos por dificultar o exame doping em abril de 2023. O Flamengo aposta na inocência do jogador (que deve recorrer da decisão em âmbito internacional), mas contrata Carlinhos, atacante do Nova Iguaçu informação dada pelo GE.

O técnico Tite já conhecia o centroavante do laranja da baixada, que era da base do Corinthians e aprovou a contratação. Pelo timão o jogador foi campeão da copa São Paulo de Futebol Juniors e estava na equipe campeã brasileira de 2017. Era umas das joias do clube, mas não vingou e começou a ser emprestado. 



Perfiol flamenguista comemora chegada do atacante (Reprodução/X/@fla_infos_)

Já mostrou que gosta de fazer gols

Nesse campeonato carioca, o grandalhão de 1,95cm tem oito gols em 13 jogos. Uma ótima marca. O único gol que o Flamengo sofreu nesse campeonato foi Carlinhos quem fez em partida disputada em João Pessoa que terminou em 1×1.

O Mengão não foi o único a querer ter o atleta de 27 anos, Vasco e Atlético Mineiro também encheram os olhos ao acompanhar o desempenho de Carlinhos, mas o jogador preferiu o projeto da Gávea.

Até o momento o atacante é o vice-artilheiro do cariocão, e só fica atrás de Pedro, que será seu companheiro de clube.

O contrato ainda não foi assinado

O contrato ainda não foi assinado, mas a minuta já foi aprovada pelo Nova Iguaçu e a apresentação deve ser em breve, o contrato será de 3 temporadas.

Antes de tudo vale lembrar que as duas equipes irão disputar o título do Campeonato Carioca que começa nesse domingo (17) no Maracanã. A disputa de dará em dois jogos, o segundo jogo é dia 09/04 às 17h também no estádio.

A notícia agita defesa de Gabriel Barbosa que entrará com pedido de efeito suspensivo da decisão ratificada no tribunal segunda-feira, por enquanto permanece suspenso por dois anos. Como a pena começa a valer a partir do dia da data de coleta 8/03/2023, Gabigol ficará até abril de 2025 sem poder jogar sem poder participar de partida oficiais. 

Incêndio na cobertura de prédio em construção na zona norte de Recife

O Corpo de bombeiros da cidade de Recife foi surpreendido na noite passada, por um incêndio de grandes proporções na cobertura de um prédio em construção na zona oeste da cidade.

O empreendimento da construtora Carrilho fica na esquina das ruas Real da Torre com a Padre Anchieta, segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, não houve vítimas.


Usuário posta na rede X o momento em que o prédio era consumido pelas chamas (Reprodução/X/@emannuelbento)

Investigações apontam possibilidade de curto-circuito 

O prédio Residencial Botanik tinha previsto em seu projeto 33 andares e a Defesa Social trabalha com a hipótese de o fogo ter começado no último ou penúltimo andar devido a um curto-circuito e veio descendo, informou ainda que só havia um vigilante na obra e ele está bem. Os últimos andares estavam escorados com madeira o que pode ter ajudado a espalhar o incêndio.

As 6:30h da manhã de hoje ainda era possível ver focos de incêndio no local, que foi isolado em 300 metro de diâmetro pelo próprio corpo de bombeiros e a energia foi cortada. O secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar atualizou a reportagem dizendo: “Estamos com muitos elementos soltos ali, voando telha, voando pedaço de concreto, voando madeira. Então, a gente está com tudo isso voltado justamente para que a gente não tenha nenhum acidente. […] A gente precisa realmente agora finalizar com toda a segurança e eliminando todo o risco necessário. Não tem previsão para essa liberação, e a gente só vai ter uma ideia assim que a equipe retornar“.

As autoridades do Estado Marcam presença pelas redes sociais

A governadora do estado de Pernambuco Raquel Lyra publicou mensagem nas redes sociais informando que estava acompanhando junto às forças de segurança pública a situação do prédio em construção que está em chamas, no bairro da Torre, no Recife no X.


Post da governadora de Pernambuco no X (Reprodução/X/@raquellyra)

O prefeito da capital também se pronunciou na mesma rede informando que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os efeitos causados por um incêndio em um prédio em construção na Torre segundo João Campos.


Prefeito de Recife no X (Reprodução/X/@JoaoCampos)

Além dos bombeiros, atuam ainda na ocorrência Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, a Polícia militar, a Defesa Civil e Guarda Municipal do Recife além do SAMU. Ainda não há previsão para liberação das vias próximas ou do edifício.

Sem passaporte, Bolsonaro pede autorização do STF para viajar até Israel 

Através de seus advogados, Bolsonaro solicitou nesta semana a devolução do passaporte apreendido em fevereiro na esteira da operação “Tempus Veritatis” da Polícia federal. 

PF apreendeu o passaporte em fevereiro

A PF, que já havia indiciado Bolsonaro por fraude e associação criminosa no inquérido dos cartões de vacina, ao mesmo tempo investigava sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, sendo que no dia 08/02 acabou deflagrando uma operação autorizada pelo Supremo Tribunal de Federal, na figura do ministro Alexandre de Morais. Na oportunidade foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. 


Jair Bolsonaro em marcha da Avenida Paulista (Foto: reprodução/ Getty Images Embed)


Bolsonaro que não teve seu nome entre as ordens de prisão, teve que entregar seu passaporte e na oportunidade também foi proibido de entrar em contato com os outros investigados. 


Post da Polícia Federal no X no dia da Operação Tempus Veritatis (reprodução/@policiafederal)

Convite de Bibi Nethanyahu

O Ex-presidente solicitou agora a devolução de seu passaporte para viajar para Israel informando que foi convidado por Benjamin Netanyahu para visitar o país em maio. O pedido pode ser analisado pela segunda turma ou plenário do Supremo, mas ainda não tem data para ocorrer. 

A solicitação acontece na mesma semana em que o jornal internacional The New York Times publicou vídeos em que o ex-presidente se encontrava na embaixada da Hungria em São Paulo entre os dias 12 e 14 de fevereiro, ou seja, logo após a operação da Polícia Federal que apreendeu seu passaporte. A suspeita é que o investigado estivesse tentando se proteger de um eventual pedido de prisão e, pedir asilo político no país. 

Existem advogados defendendo que as embaixadas são consideradas territórios dos países correspondentes e em tese estariam fora da jurisdição brasileira, outros que embaixadas têm direito à inviolabilidade, mas não são território estrangeiro. 

No meio desse imbróglio jurídico, o juiz Moraes solicitou esclarecimentos a Bolsonaro, que por meio de sua defesa, declarou que é ilógico sugerir que a visita à embaixada se tratasse de uma tentativa de fuga, pois o mesmo estaria contribuindo para as investigações. 

No pedido da defesa, o ex-presidente pede para viajar a Israel entre os dias 12 e 18 de maio. 

Vitor Belfort provoca Popó: “E aí, tu vai pipocar ou vai me enfrentar?”

O lutador de MMA Vitor Belfort e o campeão de boxe Popó agitam as redes sociais discutindo as condições de um combate ainda sem data. O peso dos atletas é a nova polêmica

Popó é ex-puligilista, foi tetracampeão mundial de boxe e supercampeão da mesma categoria. O “Mão de pedra” é reconhecido internacionalmente como “Estrela do nocaute” devido a sua sequência de 29 vitórias seguidas por nocaute. Desde sua aposentadoria em 2017, vem aceitando desafios para enfrentar celebridades, e até então venceu todos que aceitou; Whindersson Nunes (humorista) e Kleber de Paula Pedra, o Kleber Bambam, foram suas vítimas. O desafio agora é diferente, visto que do outro lado do ringue terá outro campeão profissional em lutas.

Vitor Vieira Belfort é ex-lutador brasileiro de MMA, especialista em boxe e foi bicampeão da categoria meio pesado do UFC. Aposentado desde 2018, o ainda faixa preta em jiu-jitsu e judô, e também faixa roxa em karatê shotokan, respondeu ao post de Popó provocando: “estou já celebrando aqui, comendo a minha pipoca, que você não vai pipocar essa luta”. O lutador de MMA pede também nesse post que sejam dadas a ele as mesmas condições que Bambam teve em sua peleja.  

Qual a “treta”

Os dois discordaram na questão do limite de peso. O baiano estipulou inicialmente no máximo de 76 kg, o que o karateca diz ser inviável. Ainda no post, Vitor diz: “É muito importante o público saber que você, o seu agente, pediu para ‘mim’ bater 76 kg. Irmão, o meu agente teve quase que desligar o telefone. Falou assim, ‘vocês não querem lutar com o Vitor?”’Se você lutou com o Bambam naquelas condições, vamos fazer as mesmas condições, irmão”, disse Belfort.

Acelino respondeu dizendo que jamais sugeriu esse peso ao combate, que teria dito que ele mesmo chegaria a 76kg (por ter lutado no auge na categoria peso leve nesse caso já estaria acima do peso) e que Belfort chegasse em 80kg que seria um meio termo para os dois. Aproveitou para acusar o adversário de mentiroso em vídeo no X.  



A confirmação do duelo ainda não aconteceu

A luta parece incerta, mas a internet já correu para escolher seus favoritos. Os fãs de Popó dizem que Vitor fez o desafio e ainda quer que o adversário se adeque ao peso dele; há quem diga que se Vitor pudesse lutaria sem luvas e Popó com. Já quem torce para Belfort alega que o boxeador já aceitou o desafio propondo um peso que o ex-MMA nunca chegaria porque quer melar a luta.

O fato é que com ou sem luta o entretenimento já está garantido e os brasucas agitando a cena do boxe nacional.