Antiga terapia chinesa “Gua Sha” ganha adeptos famosos; saiba o que é e benefícios

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
3 min de leitura

Quando se fala em rotina de skincare há opções de rituais com um toque holístico, a exemplo do rolinho de jade. Outra prática ancestral, que vem ganhando adeptos é o gua sha, antiga terapia chinesa. Inclusive, uma nova pesquisa da marca The Body Shop elegeu as 12 tendências “SkinTok” mais populares de 2023, e o gua sha ocupou o terceiro lugar do pódio. 

A dermatologista Larissa Oliveira, da clínica Les Peaux, comenta a respeito da técnica, abordando se ela pode ou não ser associada a outras mais conhecidas, além de outras considerações desta terapia milenar que tem sido queridinha no universo Tik Toker e das celebridades.

Entrevista 

1 – Comente a respeito da terapia Gua Sha e quais benefícios ela pode trazer se adotada na rotina de Skincare.

São usados massageadores feitos de pedra natural com formato mais anatômico, que facilita a massagem no corpo e principalmente na face (áreas da mandíbula e áreas convexas como a bochecha).

Consiste numa técnica asiática simples, que traz benefícios para a pele, como aumento da circulação sanguínea e auxílio na drenagem linfática (reduz inchaço e bolsas na área dos olhos), além de potencializar os efeitos dos séruns e cremes faciais, porque facilita (pelo efeito da massagem local) a absorção do skincare.

2 – Ela pode ser combinada a outros cuidados, como a drenagem linfática, a fim de potencializar resultados?

Podem ser associados a técnica de drenagem linfática, para desinchar o rosto e melhorar a circulação linfática na  área das pálpebras, o que alivia as bolsas dos olhos.

3 – E para o corpo, essa técnica também traz benefícios?

No corpo também traz benefícios e pode auxiliar na drenagem como também com device utilizado em massagens modeladoras (que mobilizam a gordura localizada).

4 – Qual das opções podem trazer mais resultados da rotina de skincare: rolo de jade ou gua sha?

Não há um consenso sobre qual device é melhor. O Gua sha, por ter formato mais anatômico, pode ser mais prático na massagem facial e, no caso daqueles de maior tamanho, auxiliar na massagem corporal. Ainda apresenta função energética de relaxamento baseada na medicina chinesa.

Foto destaque: rolinho de jade adotado na rotina de skincare (Foto/Reprodução)

Deixe um comentário

Deixe um comentário