Sabemos que uma escova de cabelo é indispensável para os hábitos higiênicos e de beleza e, este tem muitas funções do que apenas desembaraçar, remove os fios que se soltam do couro cabeludo ao longo do dia, e retira pequenas sujeiras que se prendem aos cabelos. Por isso, ter uma escova limpa é fundamental para a sua saúde capilar.
Em qual frequência as escovas de cabelo precisam estar limpas? Normalmente, a cada duas semanas é o tempo sugerido para este processo. Contudo, se você perceber o acúmulo de produto como poeira e cremes, é liberado a limpeza com maior frequência. Já os fios que ficam presos nas cerdas, devem ser removidos diariamente.
Escovas de cabelos. Foto: Reprodução/Dicas de mulher
Como limpar a escova de cabelo?
O ideal é utilizar o sabonete líquido para escovas sintéticas, ou para os materiais mais naturais, xampu suave e sem adição de sulfato em sua composição. Além disso, use uma escova de dentes nova (nunca antes utilizada), uma tigela grande ou pia, e uma toalha seca. Retire os fios presos da escova, o que ajudará e facilitará na liberação de poeira, creme, óleo do próprio couro cabeludo. Assim auxiliando no processo de limpeza do item.
Utilize água morna e sabonete para amolecer os resíduos
Na tigela ou pila, faça a mistura de água e sabão e mexa até formar espuma. Plástico e borracha são mais resistentes, podendo ser afundados na água. Deixe a escova submersa por cerca de 10 minutos. Se a sua escova for de madeira, mergulhe somente as cerdas e use a escova de dentes (nova) para esfregar entre os cantinhos.
Como enxaguá-la e secá-la
Depois de mergulhar a escova na composição de água e sabão, lave-a em água corrente para a remoção de qualquer resíduo de sabão que possa ter sobrado. Para a secagem completa, é necessário deixar as cerdas da escova voltadas para baixo de uma toalha seca.
Foto destaque: modelo com escova de cabelos. Reprodução/Dicas de mulher