Cosméticos com fórmulas naturais e com proteção aos animais são os mais buscados pelos consumidores brasileiros, de acordo com um estudo realizado pela Opinion Box, empresa de inteligência de mercado, e encomendado pela Flora Cosméticos e Limpeza.
A pesquisa foi realizada com mais de 500 entrevistados entre agosto e setembro de 2022. Dentro desse número, a revista Glamour expõe que 96% valoriza produtos não testados em animais, naturais e veganos. A crença de 25% de que esses produtos reduzem o risco de alergias e de 25% de que tenham menos químicos são os motivos principais da prioridade por esses tipos. Na hora da compra, 9 a cada 10 dão preferência a ingredientes naturais, mesmo não sendo um dos critérios de escolha.
42% dos consumidores optam por marcas e cosméticos que foram indicados por profissionais. Além disso, um quarto dos entrevistados costuma pesquisar sobre o item desejado na internet antes de comprar. A qualidade, fórmula com componentes da natureza e custo-benefício são mais valorizados pelos consumidores.
Rótulos na embalagem que destaquem os componentes do cosmético são valorizados por 46% dos entrevistados. Se o produto tiver os benefícios em evidência do uso, 40% preferem esse tipo de embalagem.
Rótulo cruelty-free que aparece em produtos que não fazem testes em animais (Foto: Reprodução/Peta)
Benefícios dos produtos naturais:
Além dos cosméticos com componentes da natureza causarem pouco impacto ao meio ambiente, eles tendem a agir de forma mais suave na pele. Isso diminui as chances da pessoa que está usando o produto ter algum efeito colateral, como irritação ou alergias. Logo, é uma boa opção para quem tem uma pele mais sensível.
Das plantas é possível coletar óleos nutritivos que, por serem parecidos com os óleos produzidos pela nossa pele, quando colocados em cosméticos, são absorvidos com mais facilidade pelo organismo. Dessa forma, esses produtos entregam com maior facilidade os nutrientes prometidos.
Os animais também costumam ser beneficiados. Na fabricação de cosméticos naturais, os testes que tradicionalmente são feitos em porcos, coelhos, cachorros ou ratos nos laboratórios não são feitos. A experimentação do produto neles pode causar alergias, intoxicação e a morte. Com isso, o cruelty-free promovido por algumas empresas também é um dos pontos a favor para os cosméticos naturais.
Foto destaque: Produtos naturais com ingredientes. Reprodução/We Fashion Trends.