Dicas para manter as unhas fortes e saudáveis

Júlia Nicioli Por Júlia Nicioli
4 min de leitura

Nada como uma unha bonita, forte e saudável para melhorar a autoestima e dar um visual diferente para o look! As opções são muitas: deixar curtinha e chic, grande, esmaltes coloridos, neutros, claros, escuros, nail art. Entretanto, muitos fatores influenciam a nossa unha, entre eles a nutrição, genética e até mesmo o metabolismo, e para atingir a meta de unha saudável, novos hábitos devem ser criados.

Vem ver algumas dicas de cuidados diários que podem ser feitos para ajudar no fortalecimento das unhas. 


Nail Art por Duda Lima. (Foto: Reprodução/Instagram/heydulima).


Fortalecer as unhas é importante!

Hoje em dia é fácil ajudar no fortalecimento das unhas por conta das famosas bases fortalecedoras! Usando esse produto (vendido em shoppings, farmácias e até pela internet), o problema de unhas quebradiças assim que começam a crescer, pode, com o tempo, ir acabando. 

Usando corretamente, as unhas vão se fortalecendo aos poucos, por conta das vitaminas e minerais presentes no produto. Colocar cravos no fortalecedor também é uma ótima dica, já que além de ser antiséptico e antifúngico, o cravo contém vitaminas que irão ajudar ainda mais nessa força que suas unhas precisam!  O uso constante ajudará no crescimento de unhas, antes, super fracas. Mas é sempre bom lembrar que essa não é a solução mágica para tudo. 

Uma alimentação balanceada é tudo!

Não só nas unhas, mas para o corpo inteiro, a alimentação é a chave da saúde. Montando refeições saudáveis, balanceadas e nutritivas, em sua maior parte, a unha irá, consequentemente, se fortalecer de dentro para fora. 

Alimentos com proteínas e nutrientes irão ajudar bastante nessa jornada. É importante também consultar um nutricionista, assim o profissional verá exatamente o que falta na alimentação para poder te guiar corretamente, criando uma dieta adequada às suas necessidades. 

Entretanto, alguns alimentos que são garantia de saúde das unhas são, por exemplo, carnes, verduras (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras), leite e ovos. 


Unhas extremamente frágeis. (Foto: Reprodução/dermacenter).


Hidratação não é só no cabelo!

Usamos óleos nos cabelos sempre que achamos ele ressecado demais, mas e as unhas? 

Alguns óleos vegetais (argan, cravo, abacate…) são ótimos para passar na unha para evitar o ressecamento, lascamento e rahcadura das unhas, ajudando no fortalecimento. Cremes com Vitamina E também são indicados.  

Chega de hábitos ruins!

Hábitos como de roer as unhas, não secar as mãos depois do banho ou depois de lavá-las, usar produtos que enfraquecem a unha (como acetona para tirar o esmalte ou cândida), não tirar o esmalte depois do tempo certo, com certeza contribuem para as unhas fracas. 

Sempre existe a opção de usar um removedor sem acetona, de usar cândida com luvas.

Vai uma manicure aí?

Quando estamos com algum problema de saúde sempre buscamos marcar um dia para nos consultarmos com algum profissional que saberá o que fazer para ajudar. Com as nossas unhas isso não é diferente. Uma manicure irá orientar exatamente o que é melhor para cada tipo de situação e unha diferente.

Além disso, a ajuda de dermatologistas e podólogos também são importantes e até indispensáveis para a melhor avaliação de situações mais intensas com as unhas.

 

Foto Destaque: Unhas por Duda Lima. (Foto: Reprodução/Instagram/heydulima).

Deixe um comentário

Deixe um comentário