Efeito build-up: qual a causa desse problema capilar

Igor Vieira Por Igor Vieira
2 min de leitura

O efeito build-up é simplesmente o acúmulo de resíduos na fibra capilar, não de sujeira, mas de produtos químicos usados no cabelo, como cremes para pentear, finalizadores e leave-ins, e até mesmo shampoos e condicionadores, que se acumulam no uso do dia-a-dia (build-up significa acúmulo) e deixa os cabelos pesados, sem vida, excessivamente oleosos e com pontas duplas, frizz, nós e coceira no couro cabeludo.

No longo prazo, os resíduos podem danificar os fios, deixando-os ressecados e quebradiços, e até mesmo obstruindo os folículos capilares, atrapalhando o crescimento do cabelo e levando a queda capilar. Além disso, o build-up funciona como uma película em volta da fibra capilar, que não permite a passagem de produtos visando a hidratação, nutrição ou reconstrução, ou seja, todo esse esforço será em vão. Para saber se você está passando por tal efeito, é preciso ficar atenta à coceira: é normal senti-la dias depois da lavagem, o que indica a necessidade de higienizar, mas não é normal sentir coceira logo depois da lavagem.


Mulher passando produto no cabelo pós-lavagem. (Foto: Reprodução/ADCOS)


Para evitar e combater a condição, fique atenta aos produtos que usa e a frequência de lavagem dos cabelos, assim como a temperatura da água, que deve ser morna ou fria, e nunca quente demais. Também não se deve lavar o cabelo todos os dias, sendo preciso intercalar ou variar os produtos para que o cabelo não fique viciado nos componentes.

Caso você já esteja sofrendo com build-up, a solução é produtos como shampoos de limpeza profunda e antiresíduos, que podem ser utilizados a cada 15 dias, uma vez por semana ou mais, a depender do tipo de cabelo e da necessidade, sendo recomendado o uso uma vez por mês quando o acúmulo for embora, ou caso você não o possua, mas queira prevenir que aconteça com seus fios.

Foto Destaque: Fios quebradiços. Reprodução/SuperNutrição

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile