No universo da moda e da beleza, a compreensão atual é que praticamente todas as tendências são cíclicas. É a razão pela qual a escova dos anos 90 foi vista novamente no desfile da Chanel, e por que os influencers estão de repente obcecados por calças de cintura baixa e outras tendências dos anos 2000. Mas no caso do fenômeno do batom líquido no da última década, ele não desapareceu de fato – apenas se transformou.
A versão moderna dos batons líquidos é definitivamente mais sexy e luxuosa do que os mattes profundos do fim dos anos 2010. O acabamento é descrito como “latex lips”, um batom com cor vibrante e pigmentadas mas totalmente afastado do matte, agora o super brilho do gloss é a escolha.
Quem já usou a tendência
No tapete vermelho, celebridades como Salma Hayek e Dove Cameron usaram as cores labiais vinílicas. Uma grande mudança em relação aos glosses suavemente brilhantes ou aos mattes completos que eram favoritos no início do ano. Outro destaque, foi Barbara Palvin Sprouse, que se casou recentemente com o ator Dylan Sprouse, a modelo entrou na tendência usando um vermelho vibrante e super brilhante nos lábios.
Barbara Palvin Sprouse também entrou na tendência (Reprodução/Instagram/@tobimakeup)
Quem tem acompanhado as tendências de beleza nas redes sociais internacionais pode ter percebido o surgimento da febre dos “latex lips” com base em tendências anteriores. Após a enorme viralização dos “gym lips” brilhantes, a mania por óleos labiais nutritivos, era apenas uma questão de tempo até que o brilho se combinasse com a cor em partes iguais. E assim nasceu o acabamento vinílico.
Marcas de beleza impulsionando a tendência
Por sua vez, as marcas de beleza estão impulsionando a tendência ao criar produtos essenciais de “latex lips” que viralizam por conta própria. A linha de maquiagem de peso de Lady Gaga, a Haus Labs, mal consegue manter em estoque o seu Atomic Shake Long Lasting Liquid Lipstick (R$143) devido a uma série de TikToks entusiasmados que demonstram o brilho reflexivo e a cor forte, preservado com a tecnologia “shine shield”.
Marca de Lady Gaga é um dos principais nomes da tendência (Reprodução/Instagram/@ladygaga)
A Mary Kay, também lançou seu produto, o Kit Batom Líquido com Acabamento Vinílico (R$ 99) vai desde os tons fechados até destaques ousados como o roxo elétrico e os vermelhos ricos e sensuais.
Foto destaque: Dove Cameron em bastidores de show. Reprodução/Instagram/@dovecameron.