Melisa Raouf irá participar do Miss Inglaterra sem o uso de maquiagem

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
4 min de leitura

O Miss Inglaterra existe há quase cem anos e pela primeira vez o concurso de beleza terá uma Miss que participará da competição sem maquiagem, a estudante de 20 anos, Melisa Raouf, está fazendo história não só na Inglaterra – seu país de origem – como também no mundo todo.

A jovem quer servir de inspiração para outras meninas e mulheres para mostrar que não é necessário o uso de maquiagem para estar ou ficar bonita. Melisa mora no sul de Londres e venceu na semana passada uma recém-criada rodada do concurso onde as participantes não devem usar maquiagem, ela conseguiu um lugar entre 40 candidatas que disputarão o prêmio que ocorrerá no dia 17 de outubro, e disse que irá manter o rosto sem maquiagem na etapa final, caso vença o concurso ela seguirá para o Miss Mundo e também não irá usar maquiagem.

”Eu queria mostrar que temos uma escolha”, disse a estudante em uma entrevista a BBC, e acrescentou: ”Não temos que usar maquiagem se não quisermos”.


Foto de Melisa Rauof (Foto. Reprodução/ Instagram)


A jovem está cursando o segundo ano da graduação em política no King’s College London e quer entrar para diplomacia depois de se formar. Ela disse que as mulheres que competem a seu lado têm uma gama de assuntos, interesses e origens mais váriados do que normalmente são retratados. ” Cada uma tem sua história”, destaca Melisa.

A maquiagem

Para muitas mulheres a maquiagem é algo essencial, e como a maioria das suas colegas, a história de Melisa com a maquiagem começou na adolescência. Ela conta que sentia-se insegura e que se comparar com os padrões de beleza das redes sociais acabou tendo impacto em sua saúde mental.

”Eu nunca me senti confortável com quem eu era, nunca me senti confortável na minha pele”, conta a estudante.

Ao longo dos anos, conforme foi amadurecendo e sentido mais confiança percebeu que não precisava usar maquiagem. Ela conta que após participar do concurso recebeu várias mensagens de apoio e diz que não é totalmente contrária ao uso de maquiagem, além disso ela usa em algumas ocasiões. Ela também conta que participar de concursos de beleza ajudou a aumentar sua confiança e sua autoestima.

”Não há problema em usar maquiagem para melhorar sua aparência ou para ocasiões especiais, mas isso não deve nos definir.”, conta a jovem.

O concurso

O Miss Inglaterra é um dos quatro concursos de cada uma das nações do Reino Unido e envia para o Miss Mundo uma concorrente a cada ano. O primeiro evento ocorreu em 1951.

Apesar das críticas que rodeiam o concurso, como a idade limite de 27 anos para participar e a de que as mulheres não podem ser casadas ou ter filhos, o concurso continua a ganhar novas candidatas todos os anos. Melisa acredita que apesar disso o concurso ajuda no empoderamento e se torna uma experiência positiva para as competidoras.

Foto Destaque: Imagem de Melisa Raouf. Foto. Reprodução/ Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário