Desde que surgiu para facilitar a modelagem dos cabelos em cachos incríveis, o babyliss se tornou fenômeno entre aquelas que preferem as ondas soltas no dia a dia e os profissionais de salão de cabelereiros, tanto pela sua praticidade quanto pelo efeito incrível no que deixa no movimento das madeixas.
Mas, antes do surgimento do modelador, era necessário a utilização de truques e técnicas e até mesmo outros recursos para criar o efeito de ondas nos cabelos. A chapinha, apesar de ser comumente utilizada para alisar os fios, se tornou uma grande aliada quando o assunto é substituir o uso do babyliss.
Cabelos com ondas. (Reprodução/Instagram)
Os passos para formar os cachos utilizando a chapinha são bem simples: Com o cabelo limpo e seco, penteie e separe o cabelo em partes que facilitem a separação das mechas. É recomendado que não haja nenhum tipo de produto como creme de pentear e que o cabelo seja lavado com shampoo, ao menos duas vezes, e que seja aplicado pouco condicionador na extensão do comprimento e pontas, evitando a raiz, já que o condicionante pode auxiliar a oleosidade do cabelo e dificultar na fixação do cacho.
Para proteger as madeixas do calor, pode-se usar qualquer protetor térmico e sempre optar por temperaturas mais amenas para evitar maiores danos aos fios.
Com os fios protegidos, separe mechas pequenas e posicione o cabelo entre as hastes da chapinha com a ponta virada para baixo, gire a mecha no sentido contrário ao rosto e arraste a chapinha para baixo até chegar às pontas do cabelo. Faça isso em toda extensão, iniciando da nuca até a parte de cima.
Algumas dicas para finalização: Use spray fixador para dar longevidade a formação das ondas; A forma do cacho depende da espessura da mecha, as mais finas formam cachos mais definidos e as mais grossas, mais abertos; Se quiser efeito com as pontas mais retas, semelhantes ao babyliss, solte a mecha um pouco antes de chegar ao final do cabelo.
Foto Destaque: Cabelos com ondas. (Reprodução/Freepik)