Você já percebeu como as técnicas de cuidados com a aparência apresentam variações marcantes ao redor do mundo? No Marrocos, por exemplo, as mulheres realizam o ritual de banho “hammam”, que inclui vaporização, esfoliação e aplicação de máscaras de argila para limpar e revitalizar a pele. Achou este costume familiar? Isso se deve ao fato de que, muitos desses métodos e ingredientes estão conquistando uma popularidade mundial, impulsionados pelo crescente interesse em abordagens com recursos naturais para os cuidados com a beleza.
As práticas tradicionais exibem uma notável diversidade global, sendo um reflexo das tradições culturais, preferências locais e dos recursos disponíveis de cada nação. A seguir, apresentamos algumas práticas de beleza tradicionais de diferentes culturas, destacando ingredientes e métodos.
Ritual de beleza Hanbang (Coreia)
A Coreia é muito conhecida pela sua medicina tradicional, e uma prática cultural em cuidados com a beleza entre os cidadãos é a “Hanbang”, que consiste em uma limpeza cuidadosa usando óleos ou águas micelares para remover impurezas do corpo. Em seguida, é usado esfoliantes suaves e tônicos faciais para equilibrar o pH da pele e prepará-la para absorver os produtos subsequentes.
Óleo hidratante (Foto: reprodução/banco de imagens/canvas)
Produtos ricos em ingredientes como ginseng, pérola e geleia real são aplicados para fornecer nutrientes essenciais, assim como máscaras de tecido, cremes hidratantes com ervas medicinais e protetor solar.
Ritual de beleza Ayurveda (Índia)
Este é um costume milenar da medicina Ayurveda, que tem o objetivo equilibrar os doshas (éter, ar, fogo, água e terra), elementos físicos do corpo, e consiste em uma limpeza da pele para remover impurezas e equilibrar o dosha predominante da pessoa. Além disso, envolve a aplicação de óleos de sésamo, coco ou mostarda. A escolha do produto usado é de acordo com o dosha dominante. Também é feita uma esfoliação suave usando ingredientes naturais, como: farinha de grão de bico, açafrão e mel.
Imagem ilustrativa (Foto: reprodução/banco de imagens/canvas)
A vaporização facial é realizada para abrir os poros e promover a eliminação de toxinas, e máscaras faciais de cúrcuma, sândalo, amla e neem, são usadas para nutrir a pele. Banho com água infundida em ervas medicinais e o consumo de alimentos saudáveis fazem parte da finalização deste ritual.
Ritual de beleza Mānuka Honey (Nova Zelândia)
Semelhante a um mel, Mānuka Honey puro é um ingrediente usado para esfoliação e máscaras faciais na Nova Zelândia. Ficou popularmente conhecido por suas propriedades antibacterianas e hidratantes, além disso, ajuda a acalmar a pele e reduz inflamações.
Acuçar. Imagem ilustrativa (Foto: reprodução/banco de imagens/canvas)
Ele é combinado com açúcar e aveia para esfoliação facial, e iogurte ou açafrão para hidratação do rosto. Além disso, os neozelandeses, costumam aplicar em tratamentos capilares para nutrir o couro cabeludo.
Ritual de beleza Hidratação com Cupuaçu (Brasil)
A hidratação com cupuaçu é uma prática popular no Brasil e tem alcançado diversas culturas pelo mundo. Atualmente, diversos produtos para hidratação da pele contém a fruta nativa da região amazônica.
Hidratando a pele. Imagem ilustrativa (Foto: reprodução/banco de imagens/canvas)
A manteiga presente no cupuaçu é o componente essencial que limpa e revigora as camadas da pele. Nesta região do país, o costume é usá-la diretamente no corpo fazendo movimentos circulares suaves após o banho.
Ritual de Beleza Onsen (Japão)
Um costume que tem atraído turistas de grande parte do mundo, é o Ritual de Beleza Onsen, no Japão. Localizado em áreas geotérmicas por todo o país, as fontes termais Onsen fazem parte de uma tradição cultural e consistem em um banho em águas ricas em minerais que beneficiam a saúde pele e a circulação sanguínea.
Ritual de Beleza Onsen. Imagem ilustrativa (Foto: reprodução/banco de imagens/canvas)
Antes de mergulhar nas águas termais, é essencial realizar uma lavagem cuidadosa nos chuveiros disponíveis. Esse gesto não apenas é uma prática comum, mas também simboliza um profundo respeito pela pureza da água compartilhada.
A globalização dos rituais de beleza ao redor do mundo tem um grande significado na nossa capacidade de interconexão e intercâmbio cultural. Além de proporcionar conhecimento sobre outras tradições, esses costumes, também trazem inovações e tendências nesta área. Adicionalmente, podemos dizer que, a comunicação global cria comunidades onlines que compartilham trocas de conhecimento sobre o tratamento e os cuidados em torno da beleza.
Foto destaque: Aplicação de máscara hidratante facial. Imagem ilustrativa (Reprodução/banco de imagens/canvas)