O ácido kójico é uma substância clareadora que auxilia no tratamento de manchas escuras e contribui com a prevenção do envelhecimento da pele. Com as intensas exposições à luz solar, os riscos de câncer de pele, surgimento de linhas precoces e hiperpigmentação (causada por uma produção excessiva de melanina) são maiores. Por isso, o uso de produtos como o ácido kójico e protetores solares são ótimos para ajudar no combate e proteção dos efeitos dos raios solares no organismo.
Saiba onde encontrar o ácido
Este ácido é uma substância natural produzida por fungos e comum para cuidados com a pele. Ele é comumente aplicado em séruns, cremes e sabonetes como forma de combate e tratamento à super pigmentação. Estes sabonetes, que geralmente possuem toques mais cítricos, que contém o ácido na fórmula tem tomado conta das redes sociais, já que prometem clarear o melasma (hiperpigmentação causada por questões hormonais), manchas escuras e também axilas e virilhas. Os produtos podem ser encontrados na internet e em farmácias.
Funcionamento
O ácido kójico ajuda no clareamento de manchas da pele. (Foto: reprodução/iStock/dicasdemulher.com.br)
Quando o produto penetra na pele, ele bloqueia a produção de tirosinase, uma enzima essencial para a formação de melanina. Dessa forma, o ingrediente é uma resposta mais leve ao clareador hidroquinona.
É recomendado o uso das substâncias duas vezes ao dia para atingir melhores resultados. A cura da hiperpigmentação precisa de tempo, paciência e resiliência para conseguir o clareamento das manchas indesejadas.
Antes de começar a usar para valer os produtos e ácidos, vale ressaltar a importância de um teste pontual das substâncias na pele. Muitas vezes, pessoas com peles mais sensíveis podem apresentar uma determinada reação às fórmulas, por isso, o ideal é aplicá-lo levemente em pequenas áreas do corpo. Ademais, os ativos do ácido kójico são uma boa opção para quem procura evitar tratamentos mais invasivos, como o laser, por exemplo.
Foto destaque: Ácido kójico é uma forma prática de combater as manchas da pele. Reprodução/ iStock/ dicasdemulher.com.br