Sabemos que existem vários tipos de cabelos e que para cada um são necessários alguns cuidados especiais. Os cabelos crespos se caracterizam por serem, muitas vezes mais finos e frágeis, possuindo menos camadas cuticulares, o que facilita o embaraçamento.
Por causa disso, os fios precisam de produtos com mais líquidos em sua composição pois desenvolvem a função umectante, o que evita o ressecamento profundo e a quebra. Fatores externos como poluição do dia a dia e exposição aos raios solares contribuem ainda mais à danificá-los. Separamos dicas para você que tem cabelos crespos e quer uma orientação para o fim da queda e quebra do cabelo e deseja fios mais fortes, sedosos e hidratados.
Há diversos fatores que podem influenciar na queda de cabelo, como a má alimentação, estresse do dia a dia, uso de medicamentos, a genética, procedimentos químicos e etc. É preciso antes de tudo mapear a origem do problema, fazendo um diagnóstico com algum profissional esteticista capilar que te dará um protocolo mais assertivo.
(Foto: Divulgação/To de cacho)
Alguns cuidados mais básicos porém de extrema importância, se não forem feitos da maneira correta, também podem contribuir negativamente para o seu fio. A higienização dos cabelos crespos deve ser feita com um shampoo e um condicionador ideais e que não tenham muitos sulfatos e parabenos, pois não ressecam e não deixam porosidade nos fios.
Os cabelos que são submetidos a procedimentos como descorolação e oxidação, são necessitados de ainda mais cuidados, sendo mais frágeis. Observe sempre como o seu cabelo reage após o uso de todos os produtos de sua rotina, e caso repare algum dano, suspenda o uso. Outra dica é usar e abusar dos óleos naturais, como o queridinho óleo de coco, rícino, argan e até azeite de oliva extravirgem. Aplicar um dia antes de lavar o cabelo somente no comprimento e não na raiz faz com que o óleo aplicado se misture com a oleosidade natural do seu couro cabeludo, assim é liberada toda a gordura que estava no seu couro cabeludo.
Óleo de coco (Foto: Reprodução/Pexels)
A indústria se precipita ao falar que os cabelos devem ser lavados todo os dias, e uma dica sensacional é diminuir o ritmo do shampoo, pois este embaraça os fios e em seguida utilizar uma máscara de tratamento e finaliza a rotina com um condicionador potente. As máscaras com fórmulas neutras que permitem misturinhas com óleos vegetais, frutas como abacate e banana ou qualquer outro ingrediente fornece a você os nutrientes que precisa.
Um ingrediente curinga e baratinho, que te dá brilho e evita a proliferação de fungos e bactérias nos fios é o vinagre de maçã. Ele é recomendado para todos os tipos de cabelo e pode ser usado no último enxágue logo após a remoção da máscara, sendo borrifado na raiz do cabelo, massageando de leve e sendo removido em seguida. Você vai perceber seu couro cabeludo menos irritado, seus fios protegidos e mais brilhosos.
(Foto: Reprodução/Pinterest)
Por fim, fazer um investimento em um bom leave-in /itálico de acordo com o seu objetivo capilar, seja para usar nas finalizações mais delicadas deixando seu cabelo com os cachos mais definidos, seja por uma finalização mais poderosa e pesada que abaixe o volume do seu cabelo, trás uma potência a mais e prolonga por dias o seu day after.
Depois dessas dicas fáceis e preciosas, cuidar dos cabelos de acordo com as necessidades dos fios fica ainda melhor e prazeroso. Que tal cuidar um pouco mais de você e começar o quanto antes?!
Foto do destaque: Reprodução/Instagram