A era da skincare está cada vez mais em alta, os procedimentos e produtos que prometem um cuidado e prevenção da pele do rosto estão sendo os mais procurados esse ano no mercado, em grande parte pelo público feminino. Muitas das empresas responsáveis pelos produtos e dos grandes centros estéticos prometem resultados revolucionários de hidratação, rejuvenescimento e prevenção do envelhecimento, um dos produtos que mais tem sido discutida a funcionalidade é o colágeno, conhecido como “proteína da juventude”, mas a pergunta que fica é: será que realmente funciona?
A dermatologista Ana Maria Pellegrini explicou à revista Claudia que o uso do colágeno é um apelo da indústria farmacêutica, visto que, na realidade, a formação do colágeno depende de aminoácidos que são obtidos através de dieta equilibrada em proteínas.
Cápsulas de colágeno (Foto: reprodução/STnatural)
Funcionamento do colágeno
É indiscutível que o colágeno é importante na saúde e beleza da pele e tem o efeito de jovialidade no tecido cutâneo. Especialistas contam que as fibras de colágeno estruturam a pele, mantendo a integridade e firmeza, mas que com o passar dos anos, há uma queda na produção desse colágeno que gera a sensação de envelhecimento na pele. Dermatologistas explicam que exposição excessiva ao sol sem protetor solar, poluição e tabagismo podem diminuir a qualidade na produção das fibras de colágeno.
Dessa forma, os procedimentos conhecidos como ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno podem, sim, melhorar a produção de fibras, mas não é garantido esse retrocesso do envelhecimento como grandes marcas prometem. Dermatologistas afirmam que se o paciente tiver uma dieta rica em proteínas, já estará produzindo a quantidade necessária de aminoácidos, sendo dispensável pagar por procedimentos estéticos.
Pressão estética
Ao longo dos anos, com o avanço da internet e das edições de imagens, as mulheres vêm sofrendo uma grande pressão estética ligada ao envelhecimento, e as grandes marcas de produtos aproveitam dessa pressão para contratar influenciadores para recomendar produtos como o de colágeno, com a promessa de pausar esse envelhecimento, entretanto, apesar dos procedimentos estéticos disponíveis no mercado, a verdade universal que resta é que de uma forma ou de outra, todo mundo irá envelhecer um dia. Muitos desses procedimentos são pagos e feitos de forma placebo, apenas para que a paciente sinta que há uma diferença, mas que pode ser que aquele produto ou procedimento não tenha efeito nenhum.
Foto Destaque: Modelo com creme no rosto (Reprodução: BlogSaboariaArtesanalLucrativa)