A menopausa é uma fase que as mulheres passam que em geral, a maioria sofre um pouco com alterações no cabelo que está correlacionada com a diminuição hormonal. O cabelo pode se tornar mais fino e bem frágil, se tornando bem mais suscetível a diminuição do volume a que e quebra dos fios.
Segundo a tricologista, Helen Reavey “Há um aumento de testosterona no corpo. Ele se liga aos receptores de andrógenos e produz DHT (ou di-hidrotestosterona), que é o que faz com que os folículos pilosos diminuam.” Ainda segundo o dermatologista e tricologista do Hospital Brasília, a menopausa ocorra através da diminuição dos hormônios que são produzidos nos ovários, o estrogênio e a progesterona.
Esses sintomas da menopausa, podem ocorrer por influência de fatores genéticos e individuais, e a idade pode variar entre cada mulher, sendo comum na faixa de idade entre os 45 e 55 anos.
Mulher analisando seus cabelos. (Foto: Reprodução/Freepik)
Segue abaixo algumas dicas para ajudar a diminuir os efeitos negativos da menopausa do cabelo:
Cuide da Alimentação
É muito importante ter uma alimentação equilibrada e com um teor de gordura baixo, em caso de queda de cabelo durante a menopausa. Alguns alimentos específicos, são excelentes na restauração do crescimento capilar, como: frutas, legumes, amêndoas, atum, grãos integrais, azeite de oliva, chá verde, e salmão.
Controle do Estresse
Quando nosso corpo recebe uma grade quantidade de estresse, pode ocorrer um desequilíbrio hormonal e a redução ainda maior de estrogênio, tornando o risco de queda de cabelo ainda maior.
Suplementação de Vitaminas
Alimentos ricos em proteína como: peixe, carne, ovos, feijão e leite possuem aminoácidos que são grandes aliados ao combate a queda de cabelo.
A vitamina C também é uma grande aliada a um cabelo saudável. A vitamina C é um antioxidante que se colocado na formula de produtos capilares como shampoos e condicionadores ajuda a evitar a perda estrutural do cabelo. O consumo de alimentos ricos em vitamina C como: Laranja, abacaxi e limão também podem ser adicionados para suplementar na alimentação.
Foto Destaque: Mulher cuidando dos cabelos
Reprodução/Freepik