É inegável o sucesso que a plataforma TikTok vem alcançando nos últimos anos. A rede social trouxe uma forma aprimorada conexão entre os influencers e seguidores, uma vez que o que realmente importa é o que a pessoa tem para falar e o poder que a viralização que determinado conteúdo possui.
No mercado de beleza não é diferente. Através de tutoriais e reviews feitos por influenciadoras na rede, é possível esgotar produtos nas lojas, criar microtrends e ditar novas tendências de consumo e comportamento.
O fenômenos dos vídeos “get ready with me”
Outro segmento bem famoso na aplicativo vizinho (apelido que a internet criou para o Tiktok) são os vídeos intitulados “get ready with me” (arrume-se comigo). Este conteúdo tornou-se interessante por possuir o senso de realidade que outras redes sociais, como o Instagram por exemplo, não apresentam com frequência. Influenciadoras transformam seus vídeos em verdadeiros bate-papos com os seguidores, ao mesmo tempo que conseguem influenciá-los a experimentar tal produto de maquiagem.
“O TikTok tem uma questão também de aproximação com o público por trazer um conteúdo mais espontâneo, o que ajuda a aumentar a confiança de quem assiste no que é indicado” diz Rafa Lotto, head de planejamento e sócia da consultoria Youpix.
Isso também é valido para as próprias empresas de cosméticos. Um grande exemplo é da atriz e cantora Selena Gomez e sua marca de maquiagem, Rare Beauty. Selena soube aproveitar bastante o hype dos vídeos “get ready with me” e começou a produzir bastante conteúdo nas redes. Os vídeos caseiros da atriz se maquiando apenas com produtos de sua linha trouxeram grande evidência para a Rare, a ponto de esgotarem em um único dia após novos lançamentos.
Selena Gomez divulgando novos produtos da linha Rare Beauty nas redes (Foto: Reprodução/Tiktok/@selenagomez)
Grandes tendências criadas pelo Tiktok
Clean girl = consiste em valorizar a beleza natural. Esta trend veio junto com o “boom” do compartilhamento de rotinas de cuidados com a pele e com a saúde. Geralmente, as maquiagens são mais suaves com aplicação de corretivo em pontos estratégicos do rosto, grande uso de máscaras de cílios e gloss. E, é claro, nunca esquecendo de realçar o brilho da pele.
Latte Makeup = trata-se de uma maquiagem feita a base de tons marrons e cobres. Uma sombra bem esfumada, a pele bronzeada e os lábios com tons naturais estão entre os elementos presentes nesta estética.
Strawberry girl = a aposta em tons rosados e alaranjados na maquiagem são usados para dar a impressão de uma pele mais corada. A influenciadora Hailey Bieber adotou a estética em suas redes e serviu inspiração para milhares de tutoriais no Tiktok.
Foto destaque: As trends de maquiagem da rede vizinha só vem crescendo ao longo do tempo. Reprodução/Karina Yamane/Vogue