Para 2025 a palavra que vai reger o universo da beleza já está definida: ousadia. Depois de quase uma década focada em peles matificadas, cores neutras, variantes do bege e ausência quase 100% de brilho, a maquiagem volta para o patamar de personagem principal e deve chamar atenção no próximo ano.
Profissionais da área afirmam que o brilho e o cintilante estarão em todos os lugares, sendo uma das maneiras mais fáceis de elevar o visual, não dependendo do nível de habilidade com os pinceis.
A maquiadora Clarissa Luna, responsável pela make de celebridades como Megan Fox, Jennifer Coolidge e Mel B, foi categorizante quando afirmou que suas clientes pedem cada vez mais para elevar o nível da produção, tirando o “mais ou menos” da cartela de categorias.
Segundo Luna “o glamour está de volta!”, e promete ficar por bastante tempo. Já Daniel Chinchilla, maquiador global da marca Too Faced não poderia estar mais realizado: “Estamos nos divertindo novamente com a maquiagem”. Mas, ele também afirma que quem ainda deseja um look mais discreto, não precisa ficar com receio. Uma pele hidratada e saudável nunca irá sair de moda.
Pele iluminada
Uma das principais tendências de maquiagem para o próximo ano são as peles extremamente radiantes, denominadas na internet como “glazed donut” – em referência ao brilho que o açúcar caramelizado deixa nas famosas rosquinhas doces.
O hit que já dominou o universo da manicure, agora promete chegar com tudo nas makes. As principais it girls ultimamente só aparecem com pele seguindo essa trend, inclusive a influenciadora Hailey Bieber, que com o lançamento da sua marca própria de maquiagem, a Rhode Beauty, se tornou a número 1 em lançamento de tendências e precursora da pele iluminada.
Os especialistas indicam que para arrasar com o visual, o fato mais imprescindível é aplicar, além do rosto, na altura das maçãs, um pouco de iluminador nos ombros e na clavícula para um acabamento ainda mais impactante.
Clássicos não saem de moda
A cor veroz de sangue nos lábios sempre foi sinônimo de elegância, empoderamento e glamour no universo da maquiagem, mas nos últimos anos, o clássico batom vermelho perdeu espaço para glosses e hidratantes labias de cores neutras, que ressalta apenas tom e brilho natural da boca. Mas, em 2025, eles prometem um retorno triunfal.
Com acabamento matte ou de vinil brilhante, com auxílio de uma sobre camada de gloss incolor, ou lápis de boca para contornar, o batom vermelho retorna aos principais desfiles e tapetes vermelhos, em combinação com uma pele mais natural e olhos não marcados.
Cintilante
Segundo Daniel Chinchilla, os toques de brilho vão dominar o mundo da maquiagem em 2025. Fácil de aplicar e com a capacidade de montar camadas, os toques cintilantes elevam qualquer look e são simples o suficiente para serem aplicados até com os dedos.
Para Daniel, a versatilidade é que define os produtos brilhantes como grande tendência para o próximo ano: “Você pode optar por um visual mais suave ou ousado, dependendo do seu estilo.”. O maquiador também sugere o uso em pontos específicos, como as maçãs do rosto e nas clavículas.
Poder no olhos
Se nenhuma das opções acima ainda não te conquistaram, essa é a mais provável que consiga. Com um retorno iminente da estética dark e goth no universo da moda, proveniente da insegurança política e ambiental que a sociedade enfrenta atualmente, é mais do que esperado que a mundo da maquiagem siga o mesmo fluxo, por isso, acredita-se que a força de olhos bem marcados, com cores fortes, que marcaram os anos 1990 e 2000, volte como tendência em 2025.
Para esse visual, a regra é clara: mais é mais. Segundo Clarissa Luna, essa tendência chega chutando com os dois pés a porta do mundo da maquiagem para trazer o glamour de volta como ordem.
Um olho bem esfumado ou um delineado marcante fazem uma declaração, e a posição está sem margens para negociações. Assim, como o que promete ser 2025, essa tendência é cheia de personalidade e esbanja força e ousadia.