Do verde brat ao messy hair: entenda como Charli XCX impactou o mundo da beleza

Joao Pinheiro Por Joao Pinheiro
4 min de leitura
Foto Destaque: Modelos usam roupas dentro da proposta brat (Reprodução/Instagram/@climatediva @laiyonelth)

Após o lançamento do último trabalho de Charli XCX, a maioria dos internautas já deve ter visto ou ouvido falar sobre o movimento “brat” impulsionado pelo novo álbum da cantora que traz o termo como tema, gerando alvoroço até o mundo da beleza,  que não resistiu e resolveu adotar o termo usado, para expressar atitude através das cores.

O lançamento ocorrido no dia 7 de junho, trouxe um fundo verde slime alternativo, seguido pela palavra “brat” escrita em uma fonte sans serif minúscula, que aos olhos de quem observa, imagina que foi digitada por um bebê dos anos 90 em um celular Nokia 360, o álbum remete extrema nostalgia, não passa despercebido por sua capa chamativa  e demonstra zero conformismo.

O novo trabalho da cantora faz uma reflexão sobre estereótipos de beleza e narra os 20 e poucos anos dela sobre, as amizades, desentendimentos, festas, ansiedades, comparações, ingenuidade e poder feminino.

O álbum recebeu diversos elogios. Porém a era da “estética impecável”, que traz tendências como a Clean Girl, acaba mostrando o que a maioria busca. Em contrapartida surge esse movimento que sugere algo mais desleixado, priorizando a realidade bagunçada das coisas.


Do verde brat ao messy hair: entenda como Charli XCX impactou o mundo da beleza
Charli segurando capa de álbum (Foto reprodução/Instagram/@chali_xcx)

Após ser lançado, o “brat” ganhou espaço e se tornou um estilo de vida, criando uma base de fãs, que foram se infiltrando na música, na moda e na  beleza.

Saiba quais são os itens de beleza essenciais

Ser uma “brat girl”, está longe da perfeição das bonecas Bratz dos anos 2000 e nem deve ser confundido com as mesmas, pois a tendência brat fica em algum lugar entre o glam, grunge e grime. Para Charli a definição correta seria:

“você é aquela garota que é um pouco bagunceira e adora festas e, às vezes, fala coisas estúpidas. Ela é honesta, direta e um pouco volátil. Isso é Brat.” 
Charli em entrevista para Nick Grimshaw na BBC Sounds.

Segundo ela, para seguir o estilo, o luxo deve ser algo discreto e deu exemplos de coisas que podem ser consideradas essenciais, como andar em um barco a motor, um maço de cigarros, acompanhado de um isqueiro Bic, uma blusa branca de alças sem sutiã. 

Chegou a hora de montar um “look brat”

Vamos começar pela paleta de cores, usando um bom verde neon para combinar com o álbum da cantora, que deixa nítido a explosão verde neon, que está presente também no cabelo e maquiagem. Lembrando, que não podem faltar sombras, delineadores e unhas verdes que são os itens mais populares.

Basicamente o objetivo da maquiagem aqui é: “já acordei assim”. A beleza para as adeptas brat, revela garotas festeiras que ficam até tarde se divertindo, que em seguida saem da cama para mais uma tarde de festa, maquiagem de olhos borrada que é totalmente diferente de traços mais precisos e elaborados, brat é isso, menos cuidado e perfeição.



Para acompanhar o estilo de roupa e maquiagem, claro que o cabelo também precisa acompanhar, portanto o cabelo no estilo “acabei de acordar” está na moda. aquele leve esvoaçado, pontas desconectadas, apliques levemente soltos em alguns pontos ou cabelos com pontas mais “ralas” fazem o estilo brat acontecer, tornando suas adeptas o mais natural possível.

Seguir
Maranhense, estudante de Jornalismo, Redator, Assessor de Imprensa e Social Media
Deixe um comentário

Deixe um comentário