Skincare e as diferenças de cuidados para cada tipo de pele

Thalita Gombio Por Thalita Gombio
9 min de leitura
Foto destaque: Cada tipo de pele exige um cuidado diferente, veja qual é o seu (reprodução/JGI/Jamie Grill/GettyImages Embed)

Você sabia que os cuidados com a pele não são os mesmos para todo mundo? Isso porque cada pele tem suas particularidades e características, portanto, a rotina de cuidados pode ser diferente para cada uma.

É importante identificar o seu tipo de pele para aplicar o cuidado necessário e que vai surtir efeito de acordo com as necessidades.

Existem quatro tipos de peles e cada uma delas precisa de um tratamento específico. Veja a seguir.

Pele oleosa

Embed from Getty Images

Pele oleosa produz mais óleo do que o necessário (foto:reprodução/ E+svetikd/ Gettyimages embed)

A pele oleosa produz uma quantidade demasiada de sebo pelas glândulas sebáceas.

Esse sebo protege a pele do ressecamento, mas a produção é demasiada, faz com que seu aspecto seja de muito brilho (óleo), especialmente nas zonas da testa, nariz e queixo.

As causas são diversas: Genética, hormônios, alimentação, excesso de limpeza, remédios, entre outros.

O excesso de oleosidade pode causar acnes e poros super dilatados por conta do acúmulo de óleo e as células mortas, além de atingir também o couro cabeludo com a dermatite seborreica.

A rotina de cuidados skincare para esse tipo de pele requer produtos que tenham ação (oil free) ou livre de óleo, com:

  1. Limpeza: Use um sabonete próprio para pele oleosa; prefira os que tenham em sua composição, ácido salicílico ou glicólico.
  2. Tonificação: Para manter o pH equilibrado, use um tônico que remova qualquer resíduo de sujeira após a limpeza.
  3. Hidratação: Foque em hidratantes em gel ou loção. Evite os que tenham óleo em sua composição.
  4. Protetor Solar: O protetor solar também deve ser livre de óleo e serve para proteger a pele dos danos solares e das luzes.
  5. Tratamento de Acne: Faça tratamento para acne com ingredientes como peróxido de benzoíla ou ácido salicílico que possuem propriedades antibacterianas e desobstrução dos poros.
  6. Máscaras Faciais: Use máscaras faciais específicas para pele oleosa para controlar o excesso de óleo e minimizar os poros.
  7. Esfoliação: Esfolie a pele uma vez por semana para remover células mortas e prevenir obstrução dos poros.

Pele seca

A pele seca pode sofrer ressecamento e opacidade (foto: reprodução/E+ miniseries/Gettyimages)

Ao contrário da pele oleosa, a pele seca produz óleo natural insuficiente para manter a pele hidratada, o que leva a ter uma aparência áspera e ressecada, totalmente opaca, sendo o tipo de pele que tem mais propensão a linhas de expressão e rugas por conta da falta de óleo. Pessoas com esse tipo de pele podem ter descamação, além de dor por repuxamento.

As causas da pele seca estão entre: clima, banho longos e quentes, pouca ingestão de água, medicamentos e condições médicas.

O tratamento indicado para a pele seca, contém:

  1.  Limpeza suave: Prefira um limpador suave formulado para pele seca que evitará a remoção do óleo natural da pele. Evite banhos ou lavar o rosto com água quente para que não resseque a pele.
  2.  Hidratação intensa: O hidratante escolhido deve considerar em sua composição: ceramidas, glicerina, ácido hialurônico e óleos naturais que ajudem a manter a umidade da pele. Aproveite a pele umida para aplicar o hidratante.
  3. Esfoliação suave: Para promover a renovação das células, faça esfoliação entre uma ou duas vezes na semana. Prefira esfoliantes especiais para pele seca e que não contenham ingredientes abrasivos que possam provocar irritação na  pele.
  4.  Protetor solar: Use um protetor solar hidratante e sem oleo para que não resseque ainda mais a pele.
  5.  Evite o uso de produtos irritantes: Para promover uma skincare saudavel, não use produtos que tenham fragrâncias, alcool ou corantes para que não ressequem e irritem a pele.
  6.  Beba muita água: A pele seca precisa de mais hidratação, por isso, faça a ingestão correta de água para ajudar na hidratação da pele.
  7. Umidifique o ar: Em tempos secos especialmente, faça o uso de umidificadores para aumentar a umidade do ar e diminuir o ressecamento da pele.

Pele normal

A pele normal tem um equilibrio natural e não costuma sofrer com faltas ou excessos de hidratação (Foto:reprodução/E+ domoyega/GettyImages)

A pele normal é um tipo de pele que está equilibrada entre água e sebo.
Normalmente tem uma textura saudável e é suave ao toque, com poros bem pequenos e aparência quase perfeita.

Pessoas com pele normal não costumam ter acne ou dermatite seborreica, de qualquer forma, exige  cuidados para manter a hidratação, que incluem:

  1. Limpeza suave: A limpeza deve focar em remover apenas o excesso de resíduos. Lavando o rosto duas vezes ao dia, quando acordar e quando for dormir para manter a pele limpa.
  2. Hidratação: É ideal manter a pele hidratada para preservar seu aspecto saudável. Prefira hidratantes sem óleo e sem produtos abrasivos para não sobrecarregar a pele.
  3. Protetor solar: Faça uso diário para se proteger dos raios UV e escolha o FPS adequado para sua pele.
  4. Esfoliação suave: A esfoliação vai remover as células mortas, dando espaço para renovação das células. Prefira esfoliantes que são indicados para todos os tipos de pele.
  5. Alimentação: Cuide da sua alimentação com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes e não esqueça de ingerir água para continuar hidratando a pele.

Pele mista

A pele mista costuma ter caracteristicas secas e oleosas (Foto:reprodução/E+ svetikd/GettyImages)

A pele mista possui características das peles oleosas e mistas e apresenta oleosidade na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), já as demais áreas apresentam ressecamento. As causas variam entre genética, clima, hormônios, entre outros.

O cuidado com a pele mista deve ser equilibrados em controlar a oleosidade e hidratar áreas mais secas, com:

  1.  Limpeza suave: Opte por produtos de limpeza facial formulados para pele mista, para remover sujidades e impurezas sem ressecar a pele. Lave duas vezes ao dia
  2. Tonificação: O tônico servirá para equilibrar o pH e remover residuos pós limpeza, portanto, prefira um tônico adstringente para áreas oleosas e um tônico hidratante para áreas secas
  3.  Hidratação: Escolha hidratantes suaves que forneçam hidratação equilibrada para o rosto, concentre-se nas áreas secas  e modere a quantidade para as áreas oleosas.
  4.  Produtos específicos para acne: Caso tenha problemas com acne, considere o uso de produtos específicos que tratem as áreas afetadas. 
  5.  Protetor solar: Escolha protetores solares livres de óleo para evitar a obstrução dos poros.
  6. Esfoliação: A esfoliação é suave e pode ser feita de uma a duas vezes por semana a fim de remover células mortas, opte por esfoliantes próprios para pele mista.

A rotina skincare serve para todos os tipos de pele, pois a ideia é manter a pele hidratada e prolongar sua longevidade.

É ideal consultar regularmente um dermatologista para receber os cuidados adequados e corretos, além disso, a rotina de cuidados aplicada de forma incorreta pode trazer malefícios e acelerar o envelhecimento da pele.

Deixe um comentário

Deixe um comentário