Anitta comenta sobre encontro com Rei Charles III em homenagem ao Cacique Raoni
O líder ambientalista Cacique Raoni Metuktire foi homenageado nesta quarta, na Inglaterra, e Anitta esteve presente no evento ao lado de líderes indígenas
Nesta quinta-feira (16), Anitta, comentou sobre o encontro que teve com o Rei Charles III em Londres. Em publicação no Instagram, a cantora compartilhou registros do momento. O diálogo teve como foco principal a preservação da Amazônia e as questões ambientais, temas centrais da instituição criada em 2020 pelo monarca britânico, a Liberatum.
“Ontem tive a honra de me encontrar com o Rei Charles e o Cacique Raoni para conversar sobre a importância da Amazônia e do meio ambiente. Numa humanidade que agora sofre as consequências de suas próprias escolhas, os povos indígenas e sua relação com a natureza nos lembram que proteger a floresta é garantir vida e futuro. Agradecemos a Vossa Majestade por ouvir esta mensagem importante.”
A cantora completou a publicação agradecendo à Liberatum, que realizou a homenagem ao cacique brasileiro: ”Também tive o prazer de estar prestigiando o grande Cacique Raoni. Este prémio foi uma forma de agradecer a tua coragem, a tua voz, e por manteres viva a esperança de que ainda há tempo, se aprendermos a ouvir aqueles que sempre souberam cuidar”, afirmou em suas redes sociais.
Anitta e seu compromisso com as pautas ambientais
Recentemente, a cantora se pronunciou sobre um Projeto de Lei que, segundo especialistas e ambientalistas, pode enfraquecer a legislação ambiental no Brasil. Em uma publicação feita em parceria com a Mídia Indígena Originária, Anitta alertou sobre os riscos do que vem sendo chamado por ativistas de “PL da Devastação”.

Anitta se manifestando contra PL (Foto: reprodução/Instagram/@maisbrasil)
No comunicado, Anitta direcionou sua mensagem ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aos demais parlamentares. “O presidente da Câmara, Hugo Motta, e os deputados brasileiros não podem colocar em risco o nosso futuro… Querem aprovar um projeto de lei para afrouxar a forma como conseguimos licenças ambientais no Brasil. Isso vai colocar em risco florestas, rios, territórios indígenas, clima, causando tragédias!”, escreveu a cantora.
Anitta e suas manifestações políticas
Em 2022, em meio a um dos cenários políticos mais conturbados da história recente do país, Anitta se posicionou publicamente a favor do então candidato e atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. A manifestação ocorreu como um ato de protesto contra a extrema direita. Na época, a cantora usou o X (antigo Twitter) para declarar que não era petista, mas estava com Lula nas últimas eleições.
Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula e quem quiser minha ajuda pra fazer ele bombar aqui na Internet, tik tok, Twitter, instagram é só me pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra lei eleitoral eu farei
— Anitta (@Anitta) July 11, 2022
Anitta declarando apoio à Lula nas eleições presidenciais de 2022 (Foto: reprodução/X/@Anitta)
Desde então, Anitta vem mantendo uma postura ativa nas redes sociais, cobrando medidas do governo e se manifestando em defesa das mulheres, da Amazônia e do meio ambiente. Um de seus últimos pedidos foi direcionado ao presidente em exercício, Luiz Inácio Lula da Silva. A cantora pediu que o chefe do Executivo nomeie uma mulher para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal, que está se aposentando.
Em sua conta no Instagram, a artista afirmou que “existem mulheres qualificadas para o cargo em um país onde a maioria da população é feminina” e destacou que seu apelo era feito “com toda esperança”.
