Danrley Ferreira, ex-BBB e influenciador, publicou um vídeo em suas redes sociais denunciando um episódio de racismo ao ser abordado por guardas na zona sul do Rio de Janeiro. O rapaz relatou que estava parado em uma área onde se localiza um ponto de ônibus esperando uma amiga, montado em uma bicicleta alugada e mexendo em seu celular, quando recebeu questionamentos por parte dos guardas sobre o que estaria fazendo no local e se o celular em suas mãos pertencia a ele.
“O racismo no Brasil na maior parte das vezes é silencioso. Não é alguém que chega e fala, ‘seu preto’, ‘seu macaco’. Muitas vezes, por mais que você não se identifique como pessoa negra, você ache que somos todos iguais, a sociedade faz essa separação. Não tem para onde correr. Hoje estava em frente ao Parque Lage, no Rio de Janeiro, esperando uma amiga sair, em cima da minha bike, da qual eu sou modelo da marca e garoto propaganda. Dois guardas chegaram para me abordar perguntando o que eu estava fazendo ali parado, detalhe, era um ponto de ônibus. Perguntaram se eu era maior ou menor de idade, se tinha documento, se o celular que eu estava segurando era meu e o que eu estava fazendo no meu celular”, publicou Danrley.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>ele disse que se eu não cooperasse podia me levar detido… imagina se meu celular descarrega ali na hora? <a href=”https://t.co/9n1xinoWL5″>pic.twitter.com/9n1xinoWL5</a></p>— Danrley Ferreira (@Danrley) <a href=”https://twitter.com/Danrley/status/1559681207281008642?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 16, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Vídeo publicado por Danrley (Reprodução/Twitter)
Danrley, que é garoto propaganda da marca de bicicletas alugadas, deixou claro sua insatisfação com a situação e fez questão de ressaltar como o racismo no Brasil ocorre de forma sútil e não hesitou em dizer que se suas características físicas fossem outras, ele jamais seria abordado e questionado da forma que foi: “O que me deixa put* nem é ser abordado, mas saber que se fosse um moleque loiro e de olho azul, eles não cogitariam abordar essa pessoa, não perguntaria se esse celular, que é caro, era dele, e muito menos iam pedir para ver o que ele estava vendo no celular dele assim do nada.”
Ele ressaltou ainda, que mesmo não sendo uma pessoa preta de pele retinta, situações como essas sempre ocorreram em sua vida e em sua legenda, reforçou o medo de seu celular descarregar no momento ou que os agentes não entendessem que ele estava cooperando com a abordagem, pois os mesmos chegaram a dizer que poderiam levá-lo detido, durante o vídeo deixou o questionamento: “Detido por qual crime? Por não ser branco?”.
Após a postagem, Danrley recebeu várias mensagens de carinho de outras pessoas pretas e ex-BBBs.
Foto Destaque: Danrley Ferreira. Reprodução/Instagram