Os fãs da cantora Taylor Swift estão expressando preocupações sobre sua aproximação com o cantor Matty Healy, vocalista da banda “The 1975”. Os seguidores de Taylor redigiram uma carta aberta na qual reconhecem o direito das pessoas de decidirem sobre suas próprias vidas, mas também destacam a importância de figuras públicas se posicionarem contra a discriminação e a perpetuação do ódio e de opressões sistemáticas.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>tô bem longe de querer comentar essa polêmica da Taylor, mas vou deixar bem avisado aqui que quem tá saindo, expondo e assumindo um FICANTE racista é a Taylor. e sinto muitíssimo, mas não é Swiftie que tá atraindo hate não. são as ações e escolhas dela tendo consequências. <a href=”https://t.co/rbwb77xFIV”>https://t.co/rbwb77xFIV</a></p>— helena (@belikovsart) <a href=”https://twitter.com/belikovsart/status/1658959329062445058?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 17, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Comentário referente a relação de Taylor com Matty. (Reprodução / Twitter / @belikovsart)
As preocupações em relação a Matty Healy surgem devido a alegações de comportamento inadequado, incluindo a realização de saudações nazistas e acusações de racismo. Vídeos circularam nas redes sociais, viralizando conteúdos problemáticos associados ao cantor, inclusive sua participação no podcast “The Adam Friedland” em fevereiro deste ano.
Durante o episódio, Healy personificou japoneses que trabalhavam em campos de concentração, menosprezou a língua indígena escocesa ao confundi-la com o sotaque escocês e zombou dos sotaques havaiano, inuit e chinês, enquanto tentava adivinhar a herança da rapper Ice Spice. Essas atitudes geraram críticas e foram consideradas ofensivas.
Em um show na Nova Zelândia, Matty Healy pediu desculpas pelos comentários anteriores relacionados à rapper Ice Spice e afirmou que não desejava ser mal interpretado, reiterando que não se importa em ser visto como brincalhão, mas não quer ser considerado uma pessoa mal-intencionada.
É importante ressaltar que no início deste ano, Taylor Swift passou por uma separação após terminar seu relacionamento de seis anos com o ator Joe Alwyn. Algumas semanas depois, surgiram relatos de que ela e Matty Healy estavam sendo vistos juntos com frequência. Nas últimas semanas, essa proximidade entre os dois aumentou, e Matty Healy chegou a ser visto em alguns shows da turnê da cantora.
Em resposta a esses eventos, os fãs de Taylor Swift criaram a hashtag #SpeakUpNow nas redes sociais, pedindo uma reflexão sobre a aproximação da cantora com Matty Healy. A pressão dos fãs para que a cantora se afaste de Healy continua a crescer, com muitos esperando que ela se manifeste sobre o assunto em breve.
Foto Destaque: Taylor e Matty. (Reprodução / Instagram)