Florinda Meza, a eterna Dona Florinda de “Chaves”, usou suas redes sociais para prestar homenagem a Roberto Gómez Bolaños nesta quinta-feira, dia 2 de novembro, quando se comemora o Día de los muertos (Dia dos mortos), no México.
A atriz postou um vídeo com várias imagens de Bolaños, ator e criador da série mexicana “Chaves”, que faleceu no dia 28 de novembro de 2014, aos 85 anos. Os dois viveram juntos por 37 anos, sendo oficialmente casados por 10 anos.
Texto carinhoso
Na postagem, Florinda escreveu: “O amor da minha vida é esse gênio criativo, a morte abriu espaço para ele e agora ele está cheio de amor. Mas o público exige que o seu esplendor retorne. A própria calaca – figura de uma caveira ou esqueleto, usado comumente para o festival do Dia dos Mortos – o aclama porque ele foi o melhor!”
Uma legião de fãs brasileiros fizeram comentários carinhosos na postagem da atriz.
Caveira Día de los muertos (Foto: reprodução/Alpha turismo)
“Día de los muertos”
Enquanto no Brasil o dia 2 de novembro representa o Dia de Finados, no México existe o Día de los muertos (Dia dos mortos). Apesar do nome parecido, o dia é comemorado de maneira bem diferente pelo mexicanos.
A data tem origem indigena e acredita-se que nela os mortos têm permissão para visitar seus parentes vivos. Então, os mexicanos fazem festa com as comidas e bebidas preferidas de seus entes falecidos, produzem seus altares, enfeitam as ruas e casas com papel picado e flor de calêndula, cantam, dançam e usam pinturas e bonecos da calavera Catrina, figura esquelética que representa o dia dos mortos.
Na Cidade do México, existe um grande desfile anual para o Día de los muertos, que acontece no final de semana anterior à data; com música ao vivo e passeios por toda a cidade.
Matéria por Daysa Oliveira (Lorena R7).
Foto destaque: (Florinda Meza e Roberto Bolaños. Reprodução/Na telinha UOL)