A cantora Maiara, conhecida pela sua dupla de sertanejo com sua irmã gêmea Maraísa, revelou que foi diagnosticada com alopecia, uma doença caracterizada pela perda de cabelo. A irmã da celebridade tem o diagnóstico da mesma condição desde 2021.
Maiara revelou em uma publicação no Instagram como está sendo seu tratamento, além de demonstrar os cuidados com seu cabelo com o intuito de ser o símbolo de motivação de mulheres que passam por esse mesmo problema.
A artista reflete sobre a importância da vitamina e da aplicação exata, além de manter os exames em dia. Durante sua postagem, a autoestima é a mensagem com mais relevância que a celebridade deseja demonstrar.
Cantora Maiara em destaque (Foto: Reprodução/ Diário do Nordeste)
A definição de alopecia
A doença é definida pela sua principal característica: a queda de cabelo em qualquer parte corporal. Entretanto, na maioria dos casos, a condição se manifesta em forma de calvície, como é o caso da atriz Jada Smith, que foi alvo de piadas preconceituosas no Oscar.
Os principais fatores envolvendo as causas da alopecia são hormônios masculinos, a própria hereditariedade do indivíduo, algum trauma causado na região, grande estresse, oleosidade excessiva, problemas na tireoide, alimentação precária, infecções bacterianas e até mesmo uma má reação a produtos de beleza capilar.
Preconceitos envolvendo a doença
Em 2022, durante a cerimônia do Oscar, o ator Chris Rock fez uma piada sobre os cabelos raspados de Jada Pinkett Smith, que estava na premiação com seu marido, Will Smith. Assim, seu esposo se revoltou e chegou a agredir Rock por ter feito esse comentário.
Jada Smith é um exemplo das mulheres que precisam lidar com a queda de cabelos por conta da doença, e ainda são vitimas de ataques preconceitos como esse episódio. De fato, a sociedade possui uma ideia de feminilidade muito forte ligada ao cabelo, e a perda dele causa um tabu que necessita imediatamente ser quebrado.
Foto Destaque: A artista Maiara em destaque. Reprodução/ Quem / Entrevistas – Globo