Nesta terça-feira (22) foi lançado postumamente ‘Rita Lee – Outra Autobiografia’, a continuação do livro de 2016 ‘Rita Lee – Uma Autobiografia’. A data foi escolhida pela cantora por ser o Dia de Santa Rita de Cássia, no calendário catolico, considerado seu segundo aniversário.
A obra era aguardada pelos fãs e admiradores de Rita que foca especialmente nos últimos três anos de vida da Rainha do Rock, entre a pandemia de coronavírus e o diagnóstico de câncer.
Em uma nota deixada no livro, é citado nomes de figuras atuais do cenário musical como Luisa Sonza, Manu Gavassi, Liniker e a dupla Ana e Vitória. Confira o trecho abaixo:
“Percebo uma curiosidade da meninada da nova geração de artistas por minha figura. Dia desses recebi homenagens de Manu [Gavassi], Luísa [Sonza], Liniker, Ana, Vitória… Recebo também recadinhos e torpedos, principalmente das meninas. Elas mandam amor e pedem até conselhos.”
Não é de hoje que Manu demonstra admiração ao trabalho de Rita, desde as citações em suas composições até regravações de sua artista favorita. Em seu instagram, a autora de ‘Gracinha’ e ‘Bossa Nossa’ se emocionou com a menção e disse: “Essas palavras da Rita para a nova geração me emocionaram tanto. E sobre se encontrar e não ter medo. Não é uma escolha, é uma missão […] Cara que f*da poder ter vivido no mesmo período de alguém tão inspiradora.”
Quando recebeu o convite para se apresentar no ‘Acústico MTV’, a ex-bbb revelou ao jornal Estado de Minas que sempre teve vontade de fazer algo relacionado ao álbum ‘Fruto Proibido’ de 1975.
Em troca de mensagens com sua ídola, Gavassi conseguiu a autorização de Rita para cantar seus clássicos e também ganhou sugestões de figurino e montagem visual do palco.
Manu Gavassia cantando ‘Fruto Proibido’ no programa ‘Acústico MTV’. (Reprodução/Youtube)
Luiza Sonza ganhou também uma menção na autobiografia e logo compartilhou sua reação em suas redes sociais. “Acabei de ver. Não tenho palavra alguma pra falar agora. Rita, mais uma vez, te agradeco”, disse com os olhos marejados.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>acabei de ver. Não tenho palavra alguma pra falar agora. Rita, mais uma vez, te agradeço. <a href=”https://t.co/a8rWFh2Rmw”>pic.twitter.com/a8rWFh2Rmw</a></p>— LUÍSA SONZA (@luisasonza) <a href=”https://twitter.com/luisasonza/status/1660734909395226629?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 22, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
No dia 8 de maio deste ano, Rita Lee veio a falecer – em São Paulo, aos 75 anos devido ao câncer no pulmão diagnosticado no começo de 2021.
Foto destaque: Manu Gavassi e Luiza Sonza em apresentação do ‘Acoustic Sessions’ homenageando Rita Lee (foto: divulgação/Academia Latina do Grammy)