O rei Charles enviaria um convite especial ao seu filho, o príncipe Harry, para que ele, sua esposa e seus dois filhos passassem a comemoração natalina com o restante da realeza britânica. Entretanto, após o lançamento do livro ‘Endgame: Inside the Royal Family and the Monarchy’s Fight for Survival’, o monarca teria desistido de chamá-los. Segundo o analista político Richard Eden, ao portal Daily Mail, uma polêmica acusação na obra de Omid Scobie seria o motivo da desistência.
Confusão
A obra biográfica, traduzida como ‘Ultimato: Por dentro da luta por sobrevivência da Família Real e da monarquia’, é controversa. Um rascunho holandês apontava algumas pessoas como autores de racismo contra Archie, filho do duque Harry e da duquesa Meghan Markle. Dentre elas, estava o soberano Charles, e Kate Middleton, esposa do príncipe William. Essa versão já saiu de circulação, após um “erro de tradução”. O autor é amigo de Markle, o que indicaria uma tendência a valorizar a visão do casal.
Omid Scobie negou a citação de Charlie e Kate, mas a tradutora holandesa Saskia Peeters confirmou a presença dos nomes ao Daily Mail. Há uma pressão para que os duques saiam em defesa do filho de Elizabeth II, segundo o Telegraph.
Os duques de Sussex não passam o Natal com a Família Real desde 2018 (Foto: reprodução/InStyle)
De acordo com o especialista Eden, o rei Charles queria de fato a companhia dos quatro nas festas de fim de ano, porém após a alegação de ser racista, mudou de opinião. “Suspeito que Harry e Meghan estão tão incomodados quanto os demais membros da Família Real“, continuou. Mesmo após tentativas de reconciliação com o monarca, “qualquer convite que pudesse ter sido feito será agora retirado”, acrescentou o jornalista.
Isolados
Em 2019, os duques de Sussex passaram o Natal nos Estados Unidos, ao lado da mãe de Meghan. Em janeiro de 2020, eles renunciaram às suas funções da realeza, passando sempre o fim do ano em território norte-americano. Esta seria a primeira vez desde 2018 que o casal comemoraria a data ao lado dos familiares do príncipe. Até o momento, nem os representantes do Palácio de Buckingham, nem os assessores pessoais de Harry e Meghan se pronunciaram sobre os planos natalinos de 2023.
Foto Destaque: livro ‘Endgame’ gera confusão na corte britânica (Reprodução/The Standart)