De acordo com informações divulgadas na última terça-feira (3), pelo portal “Em Off”, o Sated-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) informou que Rafa Kalimann não possui “DRT” como é chamado o registro profissional que permite os artistas a trabalharem. Ou seja, a influenciadora, até o momento, não tem autorização para atuar em novelas. O grande problema trata-se de que a ex-BBB estava escalada para atuar na nova novela da Globo, que tem estreia prevista para o dia 16 de janeiro.
Ainda de acordo com informações do veículo, Hugo Gross, presidente da associação no Rio de Janeiro, disse que ainda não recebeu nenhuma informação acerca da situação de Rafa. “Até o momento não recebemos nenhum pedido de autorização especial e específica por parte da emissora para Kalimann. Infelizmente já avisamos diversas vezes que essa solicitação deverá ser feita previamente a contratação, com a devida justificativa”, comentou ele.
Hugo Gross também comentou que a solicitação para atuar sem possuir DRT deve ser feita com antecedência, além de destacar que há diversos atores formados e registrados que estão a espera de uma oportunidade na maior emissora do país.
Além disso, o presidente do Sindicato deixa claro que é contra a conduta da rede Globo. “Tal atitude desrespeita a Lei 6533/78 e a convenção coletiva de trabalho, além de descredibilizar a própria emissora e o Sindicato, causando constrangimento a própria trabalhadora que fica exposta em caso de negativa ao pedido. Vale salientar que temos vários profissionais, registrados com o mesmo perfil, que estão a espera de uma oportunidade”, disse Hugo.
Caso a solicitação da autorização não for feita, Rafa Kalimann poderá ser vetada do elenco da nova novela das 19h, “Vai na Fé”. “Como não recebemos nada até agora, não podemos negar o que não foi pedido. Porém, se a mesma estiver em algum produto sem registro e sem o devido pedido e justificativa dentro da lei, é claro que será negado”, finalizou Hugo. Rafa estava cotada para contracenar junto com o namorado, José Loreto, que vive o cantor mulherengo Lui Lorenzo. A influenciadora digital iria interpretar uma das amantes do cantor.
Rafa Kalimann e José Loreto. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Essa não é a primeira vez que a Globo escalou uma pessoa que não possui DRT para atuar em uma novela. Antes mesmo de Jade Picon ser confirmada no elenco de “Travessia”, a influencer recebeu várias críticas, tanto de outros artistas quanto de parte do público, por conta de não ter formação como atriz nem DRT, condições recorrentes para atuação profissional. Nomes como Mel Maia, Larissa Manoela e Maísa foram apontados como escolhas que poderiam ter sido melhores, para o personagem, pelo fato de serem atrizes que estudaram e cresceram para ter um lugar no meio artístico.
Por outro lado, apesar das críticas, Jade conseguiu uma autorização especial do Sated-RJ para atuar na novela das 21h, mas o órgão alerta que, caso queira seguir na carreira, Jade precisará de diploma de um curso profissionalizante ou oficina de ator reconhecido.
Foto Destaque: Rafa Kalimann. Reprodução: Revista Caras