O estado da Bahia tem passado por dificuldades causadas por fortes chuvas, enchentes deixam algumas cidades em condições críticas. Pelo menos seis cidades sofrem com alagamentos, que provocaram desabamentos e fizeram muitos desabrigados: Itamaraju, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Prado e Jucuruçu.
Whindersson, humorista, que têm mais de 23,2 milhões de seguidores no Twitter, e o youtuber Felipe Neto com mais de 14,2 milões de seguidores, decidiram usar suas influências para mobilizarem internautas e governantes para ajudarem os desabrigados.
Felipe Neto cobrou o governador da Bahia, Rui Costa, que é seu seguidor: “Por favor, governador @costa_rui, o senhor me segue aqui e sei que verá isso. O povo do sul do seu estado está morrendo pelas enchentes. Nova Alegria, Jucuruçu e cidades da região precisam desesperadamente de socorro. Por favor, assume o resgate e auxílio URGENTE das pessoas!!!” postou ele.
Além de cobrar as autoridades ele contribuiu com 100 mil reais para auxílio dessa população que está passando por momentos tão difíceis.
“Por favor, compartilhem! O povo de Nova Alegria, Itamaraju e Jucurucu precisa de resgate aéreo urgente… se você conhece alguma autoridade local, envie, cobre, encha o saco até fazerem algo!!! #SOSNovaAlegria #SOSItamaraju #SOSJucurucu“, também postou o youtuber.
“URGENTE: o sul da Bahia está em situação catastrófica nesse momento. Precisamos ajudar! Quem puder, ajude Nova Alegria! Estou enviando 100 mil reais para ajudar as famílias desabrigadas. AJUDE COM O QUE PUDER!!!“, publica Felipe além de divulgar vídeos das enchentes.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Por favor governador <a href=”https://twitter.com/costa_rui?ref_src=twsrc%5Etfw”>@costa_rui</a>, o senhor me segue aqui e sei q verá isso.<br><br>O povo do sul do seu estado está morrendo pelas enchentes.<br><br>Nova Alegria, Jucuruçu e cidades da região precisam desesperadamente de socorro.<br><br>Por favor, assuma o resgate e auxílio URGENTE das pessoas!!! <a href=”https://t.co/2rPHWjXix0″>pic.twitter.com/2rPHWjXix0</a></p>— Felipe Neto (@felipeneto) <a href=”https://twitter.com/felipeneto/status/1469162346044182531?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 10, 2021</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Whindersson fez também algumas postagens apelando para seus seguidores e mostrando sua preocupação do que poderia ser feito para ajudar essa população. “Eu tô no Amazonas com todos da minha equipe nesse momento, por isso precisaria de alguns números de telefone pra ligar :(. Há alguma forma segura de ajudar? Milhares de chaves pix diferentes, alguém consegue alguém confiável e não governamental pra receber doação? Galera do extremo sul da Bahia, o que está acontecendo por aí e o que pode ser feito?“
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Eu tô no Amazonas com todos da minha equipe nesse momento, por isso precisaria de alguns números de telefone pra ligar 🙁 <a href=”https://t.co/ZOfEDh8FGA”>https://t.co/ZOfEDh8FGA</a></p>— Whindersson (@whindersson) <a href=”https://twitter.com/whindersson/status/1469148868017283075?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 10, 2021</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Entre as providências tomadas na região estão as orientações para a decretação de situação de emergência e a inscrição no sistema integrado de informações sobre desastres S2ID, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Além disso, aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER) e da Casa Militar do Governo do Estado auxiliam no trabalho de 40 agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Os servidores estão em Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas dando apoio as ações de socorro às famílias e animais afetados, especialmente nas cidades de Canavieiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas e Jucuruçu.
Foto Destaque: Whinderson e Felipe Neto. Reprodução/Instagram