Nesta quarta-feira (27), Fabiana Justos fez uma publicação em suas redes sociais afirmando que passou por um transplante de medula óssea.
Desde janeiro, a influencer vem enfrentando uma Leucemia aguda, que segundo o instituto nacional de câncer é um tipo de tumor que afeta a medula óssea, responsável pelas produções de células sanguíneas. Fabiana agradeceu seu doador do qual ainda não se sabe a identidade e afirmou a importância da doação.
Conheça outros artistas que fizeram transplante de medula
Em meados de 2010, a atriz Drica Moraes lutou contra uma Leucemia e se submeteu ao mesmo procedimento que Fabiana ao fazer o transplante no mesmo ano. Ao contrario de Fabiana, Drica conheceu seu doador, “Há exatos 10 anos, este homem me salvou a vida, estava na corda bamba e graças sua doação, estou aqui hoje”, agradeceu ela em um pequeno trecho no qual homenageava Adilson, seu doador.
Outro artista que também fora submetido ao mesmo procedimento foi Reynaldo Gianecchini, o ator descobriu que sofria de câncer em 2011 no mesmo ano em que realizou o transplante. O artista também fez um post agradecendo e promovendo a importância de doar, “Hoje é um dia especial para mim. Faz nove anos que renasci, aproveito para lembrar da importância de doar medula”.
A atriz Claudia Rodrigues, famosa por seus papeis na TV Globo, sofre de esclerose múltipla, a mesma passou por um transplante no ano de 2017. No caso da atriz o procedimento seria para apenas “frear” a doença, já que se trata de uma condição degenerativa que afeta o cérebro e a medula espinhal. Claudia segue em tratamento.
Entenda a importância que é o transplante
A medula é fundamental para o desenvolvimento das células sanguíneas, pois produzem glóbulos brancos que agem em defesa do organismo. Já os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio para o organismo todo, e as plaquetas, que compõem o sistema de coagulação do sangue.