David Beckham se tornará “cavaleiro” durante aniversário oficial do Rei Charles III
O ex-jogador David Beckham, ídolo do futebol inglês, deverá ter finalmente sua nomeação como cavaleiro pelo Rei Charles III. As informações surgiram durante esta sexta-feira (06), segundo apuração original pelo jornal britânico The Sun. Assim, o reconhecimento vindo da nobreza do Reino Unido acontece após mais de uma década de espera, marcada por investigações fiscais […]
O ex-jogador David Beckham, ídolo do futebol inglês, deverá ter finalmente sua nomeação como cavaleiro pelo Rei Charles III. As informações surgiram durante esta sexta-feira (06), segundo apuração original pelo jornal britânico The Sun. Assim, o reconhecimento vindo da nobreza do Reino Unido acontece após mais de uma década de espera, marcada por investigações fiscais e polêmicas envolvendo seu nome.
Com a honraria, o ex-capitão da seleção inglesa passa a receber o pronome de tratamento como Sir David Beckham. Assim, Beckham recebe o título que, somente ofertado aos cidadãos britânicos que prestaram serviços notáveis ao país. Então, ele se junta a um seleto grupo de atletas do futebol britânico que já receberam esse reconhecimento.
Obstáculos no caminho de Sir. David Beckham
Apesar de sua carreira vitoriosa e do trabalho filantrópico que desenvolve há anos, Beckham teve o nome barrado de listas anteriores de condecoração. Os entraves se deram à época, por conta de problemas com a Receita Federal do Reino Unido. Em 2013, ele sofreu acusações de ser participante de um esquema de evasão fiscal, o que pesou negativamente sobre sua imagem pública e travou sua nomeação por anos. Os tribunais que cuidavam do caso o inocentaram somente em 2021.
Além disso, em 2017, e-mails vazados por hackers mostraram Beckham demonstrando insatisfação por não receber a condecoração. As mensagens colocaram em dúvida a autenticidade de seu envolvimento com causas sociais e chegaram a gerar controvérsia no país.
Reconhecimento além dos gramados
Ainda assim, Beckham manteve sua atuação como embaixador da Unicef e se aproximou da monarquia ao integrar a Fundação do Rei, voltada a ações sociais e educacionais. Seu trabalho em prol de crianças, educação e comunidades vulneráveis ajudou a reconstruir sua reputação. Há pelo menos 20 anos, o ex-jogador é embaixador da UNICEF e neste ano recebeu premiação pelo Fórum Econômico Mundial.
Aos 49 anos, Beckham deverá receber o título nas comemorações do aniversário oficial do Rei Charles III. Da mesma forma, sua esposa, Victoria Beckham, passará a ser tratada como Lady Beckham. A nomeação marcará o encerramento de uma longa batalha por reconhecimento oficial e consagrará a imagem do ex-atleta como figura pública respeitada também fora do esporte.
