Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: confira alguns famosos não-binários

Famosos como Demi Lovato, Sam Smith e Bárbara Paz, quebraram padrões e regras de gênero

28 jun, 2024
Foto destaque: Famosos que são considerados não - binários. (Foto: reprodução/Instagram/@ddlovato/@samsmith/@barbararaquelpaz)
Foto destaque: Famosos que são considerados não - binários. (Foto: reprodução/Instagram/@ddlovato/@samsmith/@barbararaquelpaz)
Famosos que são considerados não - binários

No dia 28 do mês de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. É muito importante reconhecer que as identidades não-binárias enfrentam uma invisibilidade significativa dentro das conversas sobre diversidade e inclusão, e para promover uma celebração verdadeiramente inclusiva e representativa no Dia Internacional do Orgulho, e em outras datas, é essencial que todas as vozes sejam ouvidas e todas as identidades sejam reconhecidas.

Entenda o significado de não-binário

A definição de gênero não binário como um termo “guarda-chuva” é muito apropriada. Ele engloba uma variedade de identidades de gênero que não se enquadram na tradicional dicotomia masculino/feminino, desafiando assim a binaridade e a cisnormatividade (a suposição de que todos são ou devem ser cisgêneros).

Famosos que são considerados não-binários

Bárbara Paz

A citação de Bárbara reflete uma reflexão profunda sobre identidade de gênero e como as pessoas podem se perceber em um espectro além das categorias tradicionais de masculino e feminino. Ela sugere que dentro de si mesma, há uma multiplicidade de aspectos masculinos que ela reconhece e sente de maneira significativa. “Sou uma pessoa inquieta. Uma mulher, um homem, não-binária. Descobri que sou não-binária há pouco tempo. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi’’, relata a atriz ao podcast ‘’Almasculina’’, de Paulo Azevedo, em 2021.


Foto da atriz Bárbara Paz
Atriz Bárbara Paz se reconheceu recentemente como não-binaria (Foto: reprodução/Instagram/@barbararaquelpaz)

Demi Lovato

A revelação de Demi Lovato sobre sua identidade não-binária e a decisão de adotar pronomes neutros (they/them) representam um passo significativo na visibilidade e na aceitação das identidades de gênero fora da binariedade tradicional. Ao compartilhar essa informação em suas redes sociais, Lovato não apenas afirmou sua própria identidade, mas também trouxe maior conscientização e representação para a comunidade não-binária.


Foto de Demi Lovato
Demi Lovato supreendeu ao se declarar não-binário (Foto: reprodução/Instagram/@ddlovato)

Sam Smith

A revelação de Smith como não-binário e a escolha de utilizar os pronomes elu/delu são passos importantes na expressão da sua identidade de gênero fora da binaridade tradicional. Ao compartilhar essa informação durante uma entrevista com Jameela Jamil e posteriormente em um programa australiano, Smith destacou a importância de ser reconhecide e respeitade em sua identidade.


Foto de Sam Smith
Sam Smith revelou sua não-binaridade durante entrevista (Foto: reprodução/Instagram/@samsmith)

‘’Minha vida amorosa melhorou com isso, me sinto adorável. Me sinto confortável na minha pele, visto o que quero vestir. Desde que mudei meus pronomes, parecia uma volta para casa“, explicou. Sam, disse que sua via amorosa tem melhorado muito depois que se assumiu.

Mais notícias