Ex-BBB Matteus é denunciado ao MP por falsidade ideológica

Miih Garbi Por Miih Garbi
3 min de leitura
Foto destaque Matteus Amaral ex-BBB (reprodução/Instagram/@bahmatteus/Globoplay/BBB24)

Matteus Amaral (27), ex-participante do BBB, ingressou no curso de Engenharia Agrícola por cota destinada a pessoas pretas. Nesta sexta-feira (14), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) confirmou a informação da inscrição que foi realizada em 2014 e consta no Edital n°046/2014.

O gaúcho pode ser preso por crime de falsidade ideológica, visto que a vaga na qual se inscreveu é destinada exclusivamente para pessoas pretas. A instituição de ensino também poderá ser investigada.

Segundo informações do colunista Gabriel Perline, a denúncia feita para o Ministério Público partiu do ativista Antônio Isuperio, funcionário de uma instituição internacional de Direitos Humanos.


Documento da IFFar que Matteus se autodeclarou preto (Foto: reprodução/IFFAr)


Se o ministério Público acatar a queixa, uma investigação contra Matteus será instaurada, e poderá resultar em denúncia junto à justiça, que seguirá com o caso.

A notícia se espalhou rapidamente nas redes sociais, o ex- BBB foi procurado nesta tarde por diversos veículos de comunicação, porém, preferiu se defender em seu perfil no Instagram, através dos histories.

Matteus afirma erro de terceiros em inscrição de Cota

O silêncio foi quebrado somente no final da tarde, em postagem via texto com poucas palavras, Matteus se defendeu em seu perfil pessoal, dizendo que não teve intenção de se beneficiar com vaga de cota.

“A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio” declarou Allegrete.

Matteus pediu desculpas pelo transtorno causado, se declarou defensor ativo da igualdade racial e social e agradeceu a oportunidade de se explicar.

Mãe de Matteus diz “isso aí não dá nada”

Pouco antes de se pronunciar, Matteus publicou um vídeo mostrando sua ovelhinha de estimação, no qual, ao fundo, é possível ouvir a mãe de Matteus, Luciane Amaral, comentando com alguém sobre o assunto que envolveu seu filho.

É possível ouvir ela dizer: “Mas aí eu já soube que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, eu sou negra”.

O vídeo ficou disponível por poucos minutos, foi apagado por Matteus, porém internautas resgataram a postagem e publicaram em outra rede social.                                                                   


Luciane Amaral ao fundo de Matteus comentando sobre o assunto (Vídeo: reprodução/X/@paivizuando/Instagram/@bahmatteus)

O curso de Engenharia Agrícola não foi concluído, o jovem precisou trancar no 5° período, para cuidar de sua avó que estava doente na época, ele compartilhou a informação dentro da casa do BBB com os colegas de confinamento.

Seguir
Miih Garbi é estagiária de redação nas editorias de celebridades e esportes. Apaixonada por jornalismo, possui um canal de entretenimento e entrevistas no YouTube.
Deixe um comentário

Deixe um comentário