A agência de fotos Getty Images destacou que há alterações na foto da Rainha Elizabeth 2ª publicada no ano passado. Cercada de netos e bisnetos em uma foto paisagem, o registro foi realizado em 2022 e acabou sendo repostado novamente pela conta oficial do Palácio de Kensington no Twitter em 2023, data que seria o aniversário de 97 anos da falecida rainha.
Em uma revisão recente da agência de fotos, um porta-voz apontou a existência de manipulação digital.
Linhas e sombras podem ser avistadas na foto
De acordo com o Getty Images em conjunto com a análise do jornal americano CNN, pode ser vista uma linha vertical na estampa da saia vestida pela realeza. Quanto aos demais membros da família real, uma sombra escura está localizada atrás da orelha do Príncipe Louis e um rasgo preto pode ser observado na gola da camisa do Príncipe George.
Há uma discrepância quanto à iluminação também. No canto superior direito da foto, no braço direito de James, Conde de Wessex, recai uma luz que não condiz com a iluminação da fotografia. O mesmo fenômeno quanto à luz pode ser observado também no lado direito da cabeça de Savannah Phillips, situada à esquerda de James.
Quanto ao enquadramento, a borda horizontal do piano está recortada. É possível notar um borrão entre os dois quadros, de acordo com a agência.
Outros casos de manipulação digital envolvendo realezas
Apesar deste tipo de situação ter tomado repercussão com o retrato manipulado digitalmente de Kate Middleton ao lado dos filhos, divulgado recentemente para marcar o Dia das Mães, outro membro da família caiu na mira da Getty Images.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o Getty Images notificou também uma foto de batizado do Príncipe Archie, filho de Harry e Meghan Markle retirada em 2019.
As anomalias registradas não são tão severas quanto à foto de Middleton, que passou duas vezes por alterações.
Até o presente momento, o Palácio de Buckingham não fez nenhuma colocação sobre a foto da Rainha Elizabeth 2ª.