Giovanna Ewbank confronta comentário racista de Marcelo de Carvalho e impulsiona debate sobre racismo na mídia

Na noite da última segunda-feira, 14 de julho, Giovanna Ewbank usou seu perfil no X (antigo Twitter) para expor o conteúdo considerado racista de uma publicação de Marcelo de Carvalho, sócio-proprietário da RedeTV!. Ao relatar um furto sofrido pelo irmão de seu filho em uma viagem à Espanha, o empresário associou o crime à “aparência […]

15 jul, 2025
Giovanna Ewbank e filhos (reprodução/Instagram/@gioewbank)
Giovanna Ewbank e filhos (reprodução/Instagram/@gioewbank)
Giovanna Ewbank com filha mais velha e filho mais novo

Na noite da última segunda-feira, 14 de julho, Giovanna Ewbank usou seu perfil no X (antigo Twitter) para expor o conteúdo considerado racista de uma publicação de Marcelo de Carvalho, sócio-proprietário da RedeTV!. Ao relatar um furto sofrido pelo irmão de seu filho em uma viagem à Espanha, o empresário associou o crime à “aparência africana” do suposto autor, afirmando que “dos milhões que a Europa deixou entrar, um trombou nele e saiu correndo”.

A postagem provocou onda de críticas, e Marcelo acabou apagando o tweet original, mas não chegou a emitir um pedido de desculpas formal. Insatisfeita com o silêncio do empresário, Giovanna republicou a mensagem polêmica e rebateu: “Você foi racista, e não sou eu quem está dizendo…racismo é crime, assim como furto”.

Repercução nas redes sociais

Em seguida, Giovanna Ewbank ofereceu uma breve aula de história lembrando que “quem invadiu a África para roubar foram os europeus” e concluiu que deletar o post não equivale a arrependimento, mas sim a um “recibo de quem teme pelo status e pela reputação no mercado”.


Giovanna Ewbank confronta comentário racista de Marcelo de Carvalho e impulsiona debate sobre racismo na mídia

Post feito por Giovanna Ewbank na rede social X (reprodução/X/@gioewbank)


O marido de Giovanna, o ator Bruno Gagliasso, veio a público apoiar a esposa nos Stories do Instagram, classificando o episódio como “mais um episódio de racismo estrutural que precisa ser enfrentado”. Além disso, a ONG Educafro emitiu nota oficial criticando o teor xenófobo da fala de Marcelo e convocando empresas de comunicação a implementarem treinamentos antirracistas para toda a equipe.


Giovanna Ewbank confronta comentário racista de Marcelo de Carvalho e impulsiona debate sobre racismo na mídia

Post feito por Marcelo de Carvalho na rede social X (reprodução/X/@MarceloCRedeTV)


Nas horas seguintes, a hashtag #RacismoRedeTV chegou aos trending topics do Twitter no Brasil, reunindo manifestações de artistas como Taís Araújo, Emicida e Anitta, que reforçaram a necessidade de debates mais profundos sobre desigualdade racial na mídia. Este não é o primeiro episódio polêmico envolvendo de Carvalho: em 2018, ele também foi acusado de comentários preconceituosos contra imigrantes venezuelanos.

Posicionamento e retratação

Enquanto o público aguarda um posicionamento oficial da RedeTV! e um eventual pedido de retratação de Marcelo de Carvalho, a repercussão do caso reacende discussões sobre responsabilidade social de figuras públicas e a urgência de políticas antirracistas nas redes e na televisão brasileira.

Além disso, o episódio lança holofotes sobre a falta de representatividade negra nos bastidores da televisão brasileira e amplifica o debate sobre diversidade nos quadros de apresentadores, diretores e repórteres. A expectativa é que a RedeTV! desencadeie uma mudança de cultura que vá além das redes sociais.

Mais notícias