Juliana Paes volta como rainha da Viradouro após 17 anos: “Quero inspirar mulheres acima dos 40”

Aos 46 anos, a atriz retorna como rainha de bateria e reflete sobre o desafio de envelhecer mantendo a confiança e a sensualidade em meio às cobranças do Carnaval

12 nov, 2025
Atriz Juliana Paes rainha de bateria Viradouro | Reprodução| Instagram| @julianapaes
Atriz Juliana Paes rainha de bateria Viradouro | Reprodução| Instagram| @julianapaes

Após 17 anos longe da Marquês de Sapucaí, Juliana Paes, 46, está de volta ao Carnaval carioca. A atriz foi anunciada na semana passada, na última terça-feira(04),  como a nova rainha de bateria da Unidos do Viradouro, escola de Niterói, para o desfile de 2026.

O retorno da artista, que liderou a bateria “Furacão Vermelho e Branco” de 2004 a 2008, marca uma nova etapa em sua carreira. Em entrevista ao programa Sem Censura da TV Brasil, Juliana revelou que hesitou em aceitar o convite, questionando-se: “Será que eu tenho idade para isso?”. Ela confessou que a preocupação com a idade, o pique e o uso de “micro biquíni” a assustaram, mas que, após refletir, decidiu que precisava encarar o desafio.

Retorno com propósito

A atriz explicou que a decisão foi motivada por dois fatores: sua ligação com a escola e o desejo de inspirar mulheres com mais de 40 anos. Ela demonstrou empatia com as inseguranças dessa idade, admitindo que sabe como é passar dos 45 e ter que “negociar com o espelho” o comprimento de uma roupa, preocupando-se com a opinião alheia.


 Juliana Paes retorna à Viradouro (Vídeo: reprodução/YouTube/ @portalibahia)


Quero mostrar que a idade não é um limite para se sentir bonita e confiante”, afirmou. Nas redes sociais, Juliana compartilhou um vídeo celebrando o momento ao lado do Mestre Ciça, que será o homenageado da Viradouro no enredo “Para Cima, Ciça”. A escola promete uma homenagem emocionante ao lendário comandante da bateria, que tem mais de duas décadas de história na agremiação.

Homenagem e tradição

Essa será a primeira vez que a tricampeã do Carnaval carioca dedicará um enredo a um de seus baluartes. Mestre Ciça liderou a bateria da Viradouro entre 1999 e 2009 e retornou ao cargo em 2019.Com passagens por escolas como Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha, ele é um dos nomes mais respeitados do samba e conquistou o Estandarte de Ouro em 2017. A atriz conta emocionada que voltar nesse momento é um presente.

Juliana substituirá Erika Januza, que reinou até 2025, e promete reviver a energia dos antigos carnavais, dessa vez em busca da primeira vitória como rainha de bateria da escola. A atriz foi rainha de bateria da Viradouro por quatro anos, de 2004 a 2008.

Mais notícias