Kim Kardashian compartilhou em suas redes sociais uma piora no quadro de sua doença crônica, a psoríase. Kim descobriu ser portadora há 15 anos e desde então, vem lutando contra as erupções, descamações e coceiras provenientes dessa condição.
A doença de Kim
Kim Kardashian descobriu que tinha psoríase em 2013. Essa doença dermatológica é crônica, não-contagiosa e gera desconforto tanto físico quanto estético, algo ainda mais prejudicial para alguém que trabalha com a própria imagem, como Kim.
A estrela de reality show disse que chegou a ficar cinco anos sem apresentar lesões, mas atualmente está lidando com um “doloroso” surto de lesões na região das pernas. “Quão louca está minha psoríase agora, pessoal”, disse ela enquanto ampliava uma grande mancha vermelha em sua panturrilha. “Está tudo na minha perna e não sei o que está acontecendo, mas preciso descobrir isso… isso é uma loucura”, declarou.
A socialite afirmou que “não tem certeza” do que desencadeou esse surto, já que não teve alterações em sua dieta recentemente. A mudança de alimentação já havia ocasionado surtos em 2022. A modelo afirma já ter tentado de tudo e que “A psoríase é um saco”.
Realmente, é uma doença um tanto quanto imprevisível e até hoje especialistas não conseguiram determinar o que causa a doença e nem o que a desencadeia. Fatores de risco incluem obesidade, estresse, clima frio e o uso de certos medicamentos antimaláricos e de tratamento psicológico.
As mais recentes lesões
Kim Kardashian mencionou em seus stories a mancha que normalmente fica em sua perna, que está aumentando de tamanho. “Posso dizer que está descendo pela minha perna, subindo pela minha perna e subindo pela minha coxa”, comentou ela. Kim mencionou um lado positivo, de que a mancha se assemelha a um coração, justamente a poucas semanas do Dia dos Namorados nos Estados Unidos, que é comemorado em 14 de fevereiro.
Kim também declarou: “Eu só sei que é hora de descobrir isso”. Muitas pessoas que sofrem com a mesma doença também desenvolvem outras condições, como acne na idade adulta. Kim compartilhou que luta contra isso aos 43 anos com muita maquiagem, o que foi bom para os negócios, já que ela precisou testar vários produtos e descobriu ingredientes para sua marca de skincare, a SKKN by Kim.
A psoríase pode ser uma doença imprevisível e cerca de cinco milhões de brasileiros sofrem com ela. Talvez Kim Kardashian, em sua jornada pessoal contra a doença, consiga ajudar a desvendar alguns dos mistérios acerca dela e, por consequência, beneficiar muitas pessoas no caminho.